O preço dos celulares tem aumentado bastante nos últimos anos. Alguns dos melhores smartphones à venda no Brasil, como o iPhone 6S, Galaxy S6Xperia Z5 e Moto X Force não saem por menos de R$3.000. Para evitar que você desperdice dinheiro com telefones, o TechTudo preparou uma lista com dicas para o seu aparelho durar mais. 

Os cinco melhores smartphones top de linha à venda no Brasil

Vale ressaltar que, por mais que algumas delas pareçam óbvias, relembrá-las é sempre importante, ainda mais para quem estiver comprando o seu primeiro smartphone. Aprenda abaixo algumas dicas para aumentar a vida útil do seu smartphone.

Confira as dicas e aumente a vida útil do seu celular (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Usar capinha

Essa provavelmente é a dica mais importante para quem deseja fazer com que o celular dure o máximo de tempo possível. Com a correria do dia a dia, deixar o aparelho cair de vez em quando é quase inevitável e, se o smartphone estiver desprotegido, a chance dele ser danificado é grande.

Portanto, busque sempre manter o celular em um capinha, para evitar que acidentes causem problemas para o seu smartphone (e para o seu bolso).

Use capinhas para proteger o smartphone contra acidentes (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Colocar película

Aplicar uma película de vidro no celular pode ser a proteção que vai garantir que ele continue tendo cara de novo, mesmo depois de certo tempo de uso. A “segunda tela” evita que o display trinque ou fique arranhado, ao entrar em contato com objetos ou com o chão, por exemplo, em caso de queda.

A película também ajuda a manter o bom funcionamento do touch screen, pois impede que o display seja danificado ao entrar em contato com chuva, chaves ou outros utensílios.

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Limpar o celular com frequência

Limpar o celular não vai melhorar o desempenho dele, mas mantém a carcaça do aparelho em bom estado. Quando o usuário deixa o smartphone ficar encardido, o material do qual ele é feito pode ser danificado.

Além de desvalorizar o celular em uma possível venda, isso também acaba contribuindo para a diminuição da vida útil do aparelho, pois as traseiras e as laterais podem começar a descascar. Por isso, procure manter limpo seu smartphone.

Mantenha o celular limpo (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Não guardar no bolso ou mochila junto com chaves ou outros objetos

Esse é um erro comum que pode danificar bastante o celular. Ao sair de casa e colocar o aparelho dentro da bolsa, ele acaba se misturando com outros objetos. No caso de chaves, por exemplo, os riscos e arranhões na tela são quase inevitáveis.

Sendo assim, procure guardar o smartphone em um local separado. Reserve um bolso da calça ou uma parte da mochila apenas para ele, para garantir que marcas em seu aparelho demorem para aparecer.

Qual é o melhor serviç

... o de armazenamento em nuvem? Confira no Fórum do TechTudo

Não utilizar toda a memória interna do smartphone

Exigir muito de um celular pode fazer com que ele engasgue de vez em quando. Para evitar que isso aconteça, procure não utilizar toda a memória interna disponível no aparelho. Se o seu smartphone tem 16GB de armazenamento, por exemplo, procure deixar mais ou menos 2GB livres.

Evite utilizar toda a memória do celular (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Ao passar desse limite, você começa a correr o risco de ver o celular travar. Quanto mais “pesado” ele fica, menor é a fluidez, ainda mais se a de quantidade memória RAM não for suficiente. Uma solução para quem gosta de baixar muitos apps e jogos pode ser utilizar um microSD, caso o aparelho tenha entrada para cartão de memória.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.