Pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, desenvolveram um tênis capaz de carregar a bateria de celulares. A tecnologia capta e armazena a energia mecânica produzida na caminhada, transformando-a em carga elétrica.

Projeto da Samsung investe em ‘tênis inteligentes’; entenda

A energia gerada é suficiente para alimentar vários dispositivos móveis, incluindo smartphones, tablets, notebooks e lanternas. Segundo os engenheiros responsáveis, o projeto poderá servir como fonte de energia em locais remotos ou em desenvolvimento.

Tênis carrega bateria do celular (Foto: Divulgação/Universidade de Wisconsin-Madison)

A dupla responsável pela invenção é formada por Tom Krupenkin, professor de engenharia mecânica, e J. Ashley Taylor, cientista sênior do departamento. Em 2011, os dois descobriram o fenômeno denominado “eletroumectação reversa”, um dos grandes possibilitadores para a fabricação do sapato gerador de energia.

Em experimentos preliminares, o protótipo de testes é capaz de gerar 10 watts por metro quadrado. “Um total de 20 watts obtidos caminhando não é coisa pouca, especialmente em comparação com os requisitos de energia da maioria dos dispositivos móveis modernos”, disse Krupenkin, lembrando que um celular atual requer menos de 2 watts.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Solas do tênis gerador de energia (Foto: Divulgação/Universidade de Wisconsin-Madison)

O dispositivo é formado por duas placas planas separadas por um pequeno espaço, preenchido com um líquido condutor. A placa de baixo é repleta de pequenos orifícios, através dos quais um gás pressurizado forma bolhas. Essas bolhas crescem até tocarem a placa superior, o que faz com que estourem. A repetição e rapidez do processo de crescimento e colapso das bolhas empurra o fluido condutor para frente e para trás, gerando carga elétrica.

Em um futuro próximo, os tênis poderão ser usados por soldados, por exemplo, que precisam car

... regar baterias pesadas para alimentar rádios, GPS e óculos de visão noturna. A tecnologia também pode significar uma fonte de energia barata para países em desenvolvimento ou para comunidades em locais remotos.

Qual óculos de realidade virtual vale a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo

Confira abaixo o vídeo de demonstração do tênis.

Via Universidade de Wisconsin-Madison e Nature



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.