A tecnologia que permite a transmissão de vídeos ao vivo, batizada de LTE Broadcast, teve seu primeiro teste na América Latina na última sexta-feira (19). A Claro utilizou a rede 4G para o streaming de conteúdo em alta velocidade. Esta forma de LTE promete maior estabilidade da conexão e velocidade na troca de dados com smartphones e tablets.

Galaxy S7 ganha câmera mais poderosa e também fica à prova d'água

O experimento durante o Rio Open, no Rio de Janeiro, contou com o auxílio de celulares Galaxy S6 Edge. Outro destaque do LTE Broadcast é justamente a economia de dados móveis, na comparação com os aplicativos de streaming tradicionais.

Padrão entrega vídeos sem sobrecarregar rede de telefonia (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

O padrão foge do tradicional Unicast, em que há uma conexão para cada usuário. Em vez disso, coloca em prática a transmissão do conteúdo com uma única conexão para milhares de pessoas de determinada região. Assim, o LTE Broadcast faz uma entrega de vídeos sem sobrecarregar a rede de telefonia.

A tecnologia poderá ser usada em eventos com grande concentração de pessoas, como os Jogos Olímpicos, ou mesmo em situações emergenciais. As regiões em que o sinal fica aberto são determinadas pela operadora de celular. Se ela quiser, pode oferecer o mesmo conteúdo ao vivo para o país inteiro.

Na demonstração, os aparelhos S6 Edge foram equipados com processadores Snapdragon compatíveis com o padrão LTE Broadcast. Na sequência, o público recebeu o acesso ao aplicativo Claro Esportes para acompanhar o evento em tempo real na tela do smartphone.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Segundo engenheiro da Samsung, alguns aparelhos já têm suporte ao LTE Broadcast (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)



No app, diferentes câmeras mostraram a quadra de tênis por diversos ângulos – sem travamento da imagem. Pelo mesmo software também é possível checar outros eventos, mapas, notícias e in

... formações sobre campeonatos e atletas. No entanto, essa parte do app faz uso de franquia de dados do assinante. 

A chegada do LTE Broadcast nos smartphones depende da adoção da tecnologia pelas fabricantes. De acordo com engenheiro de produto Matheus Regiani, da Samsung, alguns aparelhos top de linha da companhia já possuem suporte ao padrão, mas precisam de uma atualização de software. Também é necessário fechar a parceria com a operadora de telefonia.

Qual é o melhor aplicativo de transmissão de vídeo? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.