Sword Art Online é uma série de anime que conta a história de jovens que ficam presos dentro de um MMORPG, por meio de visor de realidade virtual. O desenho fez tanto sucesso que gerou games no PS3, PS Vita, PSP e PS4. Confira a história e curiosidades de Sword Art Online, que ainda é febre e já tem duas temporadas produzidas:

Leia o review de Sword Art Online Re: Hollow Fragment

Os mundos de SAO

Sword Art Online é centrado na saga de Kirito, jovem que ficou preso dentro do mundo do jogo que leva o mesmo nome do anime, por meio de um visor de realidade virtual. Lá ele conhece diversos aliados, como a espadachim Asuna, que se tornam aliados em sua jornada para conseguir deslogar do game – caso contrário, seu corpo no mundo real pode morrer de verdade, assim como o de outros jogadores.

Kirito e Asuna em Sword Art Online (Foto: Divulgação/Reki Kawahara)

A saga se iniciou em uma “light novel”, que são romances ilustrados com desenhos no estilo mangá japonês. Após tanto sucesso, os livros foram adaptados para animes, muito bem recebidos pelo público, e logo o sucesso acabou chegando aos games.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A primeira série se passa dentro do jogo SAO (Sword Art Online), mas nas seguintes outros games vão surgindo, como ALO (Alfhein Online), ou GGO (Gun Gale Online), que não prendem os jogadores como no primeiro, mas que têm efeitos colaterais tão graves quanto.

A turma toda em Sword Art Online (Foto: Divulgação/Reki Kawahara)

As light novels ainda são inéditas no Brasil, mas os fãs brasileiros já têm os mangás publicados por aqui, além dos primeiros jogos disponíveis em inglês e lançados pela Bandai Namco.

Sword Art Online: Infinity Moment

Sword Art Online: Infinity Moment foi o primeiro game da série, lançado em 2013 no Japão para PSP. O jogo ficou exclusivo do Japão por muito tempo. Porém, quando a sequência do game foi lançada no ocidente, a produtora Bandai Namco incluiu Infinity Moment como parte de seu conteúdo, para compensar os fãs.

Sword Art Online Infinity Moment: o primeiro da série (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Na história, temos uma versão alternativa do final da primeira temporada do anime. O herói Kirito derrotou o chefão Heathcliff, mas não conseguiu “deslogar” do game. Personagens da segunda temporada aparecem por aqui, com suas próprias edições. Infinity Moment é baseado no primeiro trecho da light novel, mas com desdobramentos inéditos.

Sword Art Online: Hollow Fragment

Sword Art Online: Hollow Fragment foi o game da série que chegou ao ocidente pela primeira vez. Como citado, ele trás também o conteúdo em inglês do jogo anterior, Infinity Moment, que era exclusivo do Japão. A sequência saiu primeiro no PS Vita, mas logo ganhou uma “Versão do

... Diretor” para o PS4, com mais conteúdo e alguns extras.
Sword Art Online Hollow Fragment (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

A história ainda se passa em SAO, o mundo da primeira série, e continua os eventos do primeiro jogo, novamente em uma realidade alternativa onde Kirito e seus amigos seguiram presos neste mundo virtual. O sistema de jogo inclui explorar masmorras e lutar contra monstros como se estivéssemos em um MMORPG, simulando bem as situações.

Sword Art Online: Lost Song

Sword Art Online: Lost Song é o terceiro jogo da série e saiu apenas no Japão para o PS3, mas no ocidente também recebeu edições para PS Vita e PS4. Ao contrário dos anteriores, Lost Song é focado na ação, e não na simulação de RPG, com mais combates e elementos inéditos, como personagens que podem voar.

O voo em Sword Art Online Lost Song (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

O game desta vez se passa em ALO, o segundo jogo que aparece na saga, em que Kirito vai para um mundo de magia, que o permite se transformar em uma espécie de fada e voar. Em vez de escapar de SAO no jogo, ele e seus amigos encontram a entrada para ALO, que possui mais 25 andares de exploração e monstros.

Dengeki Bunko: Fighting Climax

Dengeki Bunko: Fighting Climax não faz parte da série Sword Art Online de forma oficial, mas traz personagens de Sword Art Online. Este é um jogo de luta para PS3, PS4 e PS Vita, no melhor estilo Street Fighter, que apresenta o crossover de diversas marcas, como Virtua Fighter, Valkyria Chronicles, Accel World e mais.

Asuna em Dengeki Bunko: Fighting Climax (Foto: Divulgação/Sega)

Kirito e Asuna, os dois personagens centrais de Dengeki Bunko: Fighting Climax, são jogáveis. Mas há ainda outros personagens da saga, como Yuuki e LLEN, que foram lançados por DLC posterior à chegada do game.

Sword Art Online: Hollow Realization

Sword Art Online: Hollow Realization é o mais novo game da série, que ainda não foi lançado nem mesmo no Japão. A Bandai Namco espera trazer o jogo também ao ocidente, que traz novidades e novamente a turma de Kirito presa em um mundo virtual.

Sword Art Online: Hollow Realization chega em 2016 (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

O TechTudo já pôde testar o título no Japão, quando visitou o quartel general da produtora, confira aqui nossas impressões.

O futuro: Sword Art Online The Beginning

A IBM anunciou recentemente que vai lançar o game Sword Art Online The Beginning, no Japão. Ele será nada menos que o Sword Art Online do mundo real, onde os próprios jogadores irão para o mundo de SAO, por meio de realidade virtual.

Sword Art Online The Beginning vai trazer o anime para o mundo real (Foto: Divulgação/IBM)

O jogo ainda não tem previsão de lançamento, mas a empresa já anunciou que vai selecionar 208 pessoas para iniciar os testes dos primeiros equipamentos. The Beginning vai usar a tecnologia ”Cognitive System”, que reconhece emoções e decisões humanas, para total simulação do que acontece no desenho animado.

Até que ponto a remasterização de jogos é legal? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.