Cada Smart TV roda um sistema operacional específico. No Brasil, o Android TV está disponível nos aparelhos da Sony e da Philips, enquanto o webOS é exclusivo da LG e o Tizen da Samsung. Assim como nos computadores e celulares, com Windows, Linux, Mac OS, iOS e Windows Phone, os softwares ajudam a definir as vantagens e desvantagens dos aparelhos. 

O que é HDR? Entenda a importância da tecnologia nas TVs e monitores

Para ver qual sistema se encaixa melhor no que está procurando, confira todos os principais recursos do Android TV, webOS e Tizen e veja qual vale a pena investir. Descubra também alguns pontos negativos para levar em conta. 

Android TV

Android TV é restrito a televisores da Sony e da Philips no Brasil (Foto: Divulgação/Sony)

A maioria dos usuários já conhece o sistema operacional desenvolvido pelo Google por causa dos celulares. No caso do Android TV, os usuários podem aproveitar a integração de busca por voz, caso sua TV possua microfones, e o Chromecast embutido no aparelho. Com o dongle na televisão é possível espelhar o conteúdo do celular no televisor de forma mais fácil. 

Outra vantagem do sistema operacional é a enorme variedade de aplicativos, muitos adaptados das versões para smartphones, disponíveis na Google Play Store. O Android TV costuma ser elogiado, também, pela interface gráfica, que organiza o conteúdo em grandes blocos, facilitando a visualização e o acesso.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Alguns usuários afirmam que uma grande quantidade de aplicativos funciona mal no Android TV, dado ao baixo interesse dos desenvolvedores em criar versões específicas para essa variação do sistema. Outro fator preocupante é o fato de que, no Brasil, a oferta dessas TVs é restrita: apenas Sony e Philips adotaram o sistema do Google. 

webOS

Sistema da LG é reconhecido pela interface inovadora e oferece conteúdo em 4K (Foto: Divulgação/LG)

O sistema operacional próprio das TVs da LG é considerado como um dos melhores do mercado quando o assunto é experiência de uso. O webOS é intuitivo e tem interface agradáve

... l com inúmeros recursos.

Na plataforma, é possível alterar configurações da televisão sem interromper a exibição de um programa, além de configurar atalhos para apps. O sistema da LG também oferece uma grande quantidade de filmes e séries em 4K, de forma gratuita, para os usuários que possuem TVs Ultra HD.

Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do TechTudo

Apesar da experiência e da interface gráfica, o fato de rodar apenas em produtos da LG pode acabar atrasando as atualizações. No caso dos televisores com Android TV, o software do Google é atualizado com mais facilidade e rapidez. 

Tizen

Tizen OS roda em todas as Smart TVs da Samsung vendidas no Brasil atualmente (Foto: Divulgação/Samsung)

O Tizen OS é uma alternativa ao Android TV desenvolvida pela Samsung. A plataforma aparece em praticamente todos os produtos smart criados pela fabricante, como geladeiras, relógios e, é claro, as TVs. 

O Tizen tem recursos para distribuição do sinal da TV via redes sem fio, como Bluetooth e Wi-Fi. Na prática, você pode assistir TV no celular enquanto o televisor está desligado ou sendo usado para jogar videogame, por exemplo. O suporte a interação por gestos também está presente no sistema. 

O grande limitador do Tizen é o lançamento muito recente. Divulgado em 2015, quando o webOS já estava firme no mercado e com todo o poder de promoção do Google com o Android TV, o sistema da Samsung não recebe incentivos para a criação de novos apps, mesmo sendo de código aberto, o que ajuda desenvolvedores a adaptarem programas. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.