O Nintendo DS foi um portátil marcante para os fãs da Nintendo, principalmente por oferecer uma série de jogos imperdíveis, entre títulos de ação, RPG, estratégia, aventura e outros gêneros. Apesar de já ter sido substituído pelo 3DS, o aparelho ainda rende diversão para quem quer alguns de seus títulos clássicos. Confira uma lista dos 10 melhores.

Wii U receberá jogos do Nintendo DS no Virtual Console

Mário e Pokémon são alguns destaques do Nintendo DS (Foto: Reprodução)

Pokémon Black & White

Pokémon é uma incrível e clássica série da Nintendo que mistura RPG e batalhas estratégicas. As versões Black e White foram o ápice desta saga no Nintendo DS, que também recebeu alguns outros títulos com os incríveis monstrinhos de bolso.

Pokémon Black e White trouxeram criaturas lendárias inéditas (Foto: Divulgação)

Nesta versão, temos a introdução de várias mecânicas novas e personagens inéditos, como o misterioso “N”, que deixou a história mais intrigante, emocionante e com um ar de mistério que não havia antes na saga. Mais de 100 monstros novos também foram introduzidos e a dica máxima continuava valendo: temos que pegar!

New Super Mario Bros.

New Super Mario Bros. não foi o primeiro jogo da série Mario para o Nintendo DS, mas foi um dos mais marcantes. Tudo por conta da jogabilidade, mais voltada para os primeiríssimos títulos da série, ainda no NES, em 2D, mas com gráficos 3D.

New Super Mario Bros. com Mario gigante (Foto: Divulgação)

Além disso, o game era muito divertido – tínhamos mecânicas inesperadas, como o fato de Mario poder ficar gigante e destruir o cenário, ao consumir um cogumelo enorme. Os gráficos, hoje em dia, podem parecer um pouco datados, mas para a época eram os mais belos já vistos na série “Super Mario”.

Elite Beat Agents

Elite Beat Agents foi a adaptação ocidental de um jogo japonês chamado de “Osu! Tatakae! Ouendan”. A jogabilidade é musical, mas não lembra nenhum outro título similar, como Guitar Hero ou Dance Dance Revolution.

Elite Beat Agents em seu ritmo dançante (Foto: Divulgação)

Com músicas de pop e rock, o jogo coloca pontos na tela sensível ao toque, que devem ser seguidos pela caneta stylus do usuário, no ritmo certo. Havia ainda uma pequena história acompanhando os “agentes”, os personagens que dançavam enquanto a musica rolava, repleta de bom humor e diversão.

The Legend of Zelda: Spirit Tracks

The Legend of Zelda: Spirit Tracks foi outro jogo que quebrou paradigmas, ainda que tenha apostado em uma fórmula já famosa da série, que foi o estilo gráfico e visual que consagrou Zelda: Wind Waker.

... ação)" height="504" width="695">The Legend of Zelda: Spirit Tracks tem gráficos bonitos (Foto: Divulgação)

A novidade, porém, fica por conta dos trens que o herói Link podia utilizar para se movimentar pelo grande cenário. O estilo visual combinou perfeitamente com o DS, já que o portátil não era tão poderoso quanto o antigo GameCube, onde Wind Waker saiu, mas ainda assim apresentava um visual bem trabalhado.

The World Ends With You

The World Ends With You talvez seja o game mais curioso dessa lista, já que sua fama não é das maiores, mas sua qualidade é enorme. Este é um RPG inovador da Square Enix, que utilizava as duas telas do Nintendo DS de forma bem criativa, mesclando com a jogabilidade e com a história.

The World Ends With You foi um RPG de ação inovador (Foto: Divulgação)

No papel de jovens que deviam salvar uma cidade, o jogador podia ouvir pensamentos de pessoas pela rua e interagir com o cenário de forma única. Os combates também eram bem trabalhados e inusitados. No geral, o jogo tem uma ótima arte gráfica e design de Tetsuya Nomura, o mesmo que fez muitos capítulos da série Final Fantasy e criou Kingdom Hearts.

Advance Wars: Dual Strike

Advance Wars: Dual Strike é a continuação da série que fez fama no Game Boy Advance. Trata-se de um jogo de estratégia e de guerra, mas com um visual “fofinho” e bem atrativo. Porém, não se engane: apesar do visual, este é um dos melhores títulos do gênero e também um dos mais sérios.

Advance Wars: Dual Strike era estratégia de primeira (Foto: Divulgação)

Há um enredo bem trabalhado e elaborado e a jogabilidade ficou muito boa com a tela sensível ao toque do Nintendo DS. Apesar de não ter gráficos de destaque, o trabalho visual casa bem, de forma inacreditável, com a temática.

Pokémon Conquest

Após a série principal, Pokémon Conquest é o melhor jogo da saga no Nintendo DS. De forma totalmente inesperada, o game mistura duas séries distintas: Nobuga’s Ambition e Pokémon, mas bem inteligente e com pontos muito interessantes.

Pokémon Conquest trazia os pokémon na época medieval (Foto: Divulgação)

Esqueça o esquema clássico de jogo da saga Pokémon, aqui a história se desenvolve por várias conversas e tudo se passa no Japão feudal. O jogador precisa lutar contra um temível imperador e vai usar seus pokémon para isso, com a possibilidade de capturar mais pelo caminho.

Castlevania: Dawn of Sorrow

Castlevania: Dawn of Sorrow é outro game que se originou como uma continuação do que foi visto no Game Boy Advance. No jogo anterior, Castlevania: Aria of Sorrow, conhecemos o jovem Soma, que aqui continua sua saga, após descobrir terríveis segredos sobre seu passado e sua ligação com Drácula.

A história de Soma em Castlevania: Dawn of Sorrow (Foto: Divulgação)

Dawn of Sorrow também segue o estilo “Metroidvania”, que foi inaugurado ainda no PSOne, com Symphony of the Night, tirando proveito do mesmo estilo gráfico e de uma jogabilidade bem redonda e interessante.

Rhythm Heaven

Rhythm Heaven é um jogo musical diferente de tudo o que já vimos no DS. Além disso, ele é outra continuação vinda do GBA, mas também funciona como jogo “em separado”, sem depender do anterior.

Rhythm Heaven, ou Rhythm Tengoku no Japão (Foto: Divulgação)

Acontece que Rhythm Heaven é um game que segue extremamente um estilo japonês de ser, com momentos hilários e fases que mais te fazem rir do que te desafiam. O jogador precisa usar a caneta stylus para seguir o que ocorre na tela no ritmo certo, sem perder nenhum tom, e assim marcar mais pontos.

Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies

Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies pegou todo mundo de surpresa quando foi anunciado para o Nintendo DS, já que o game anterior da saga saiu ainda no PS2. Contudo, ele foi lançado de forma bem recebida pelos fãs e com uma boa justificativa: o jogo é realmente bom e com novidades.

Dragon Quest IX foi um RPG de primeira (Foto: Divulgação)

Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies não apresenta uma história tão bem desenvolvida, porém, quando o comparamos com outros jogos da saga, mas contém sistemas interessantes, como a comunicação entre vários DS, mesmo fechados e no bolso do usuário, como uma espécie de precursor do atual StreetPass, do Nintendo 3DS, além de batalhas épicas contra vários inimigos.

Você considera o Wii U um console da nova geração? Comente em nosso Fórum.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.