O Facebook conduziu um estudo para entender a frequência com que as pessoas compartilham seus sentimentos em atualizações de status e como os amigos respondem a essas interações. Foram analisadas várias publicações que incluíam descrições como “sentindo-se feliz” ou “sentindo-se de coração partido” e as respostas que cada uma delas recebia.

Crie um teste no Facebook e veja se seus amigos o conhecem de verdade

De acordo com os dados coletados pela rede social, os posts relacionados a sentimentos positivos, como “sentindo-se animado”, costumam receber muitas curtidas (likes). Quando são compartilhados sentimentos negativos, como “sentindo-se preocupado”, os amigos respondem com mais comentários.

Os efeitos são ampliados quando os sentimentos se relacionam com a auto-estima, como “sentindo-se incompleto” ou “sem esperança”. Cerca de um terço dos sentimentos compartilhados são negativos.

Facebook revela sentimentos que mais 'bombam' em atualizações de status (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Como você está se sentindo?

Para entender melhor essas informações, o Facebook reuniu aproximadamente 14 milhões de publicações que incluíam o "como você está se sentindo" e outras 18 milhões de publicações sem ele, para servir como referência. Segundo a empresa, nenhuma informação estava atrelada a um usuário e nenhum algoritmo foi modificado, todas as pessoas viam o feed normalmente, sem manipulação.

Foram categorizados 200 sentimentos como positivos ou negativos e então relacionados com a auto-estima. Sentimentos ambíguos ou neutros, como “sentindo-se estranho”, “louco” ou com “fome” foram omitidos da análise. A análise dos "posts sentimentais" levou em consideração também a idade do usuário, o sexo, número de amigos, a quantidade de logins e o número total de posts no último mês.

Publicações com sentimentos costumam receber mais interações. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Posts positivos e autoestima

Depois de levantados, foram contados quantas curtidas e comentários recebiam os posts de atualizações de status com sentimentos. As publicações positivas recebem 58% mais curtidas, e aquelas que se relacionam com a autoestima chegam a 71% mais likes (curtidas).

Quando as pessoas compartilham momentos difíceis, os amigos deixam as curtidas de lado e preferem escrever comentários. Posts com sentimentos negativos recebem 36% mais comentários; a taxa atinge 72% mais comentários quando se relacionam com a autoestima. Os pesquisadores perceberam que os textos costumam ser mais longos e possuem palavras de conforto nesses casos.


Já conseguiu usar os novos botões do Facebook Reactions?
 Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Como
... os amigos reagem a posts com sentimentos positivos e negativos no Facebook (Foto: Divulgação/Facebook)

O estudo foi conduzido antes do Facebook liberar as “reações”, que amplia o leque de respostas a uma publicação. A novidade, inclusive, é uma alternativa ao botão “não curti” ou “dislike”, em inglês.

Em uma sessão de perguntas e respostas, Mark Zuckerberg, fundador e CEO da rede social, declarou que um botão como esse só traria situações ruins para o Facebook. Na ocasião o executivo desse que “dar às pessoas mais formas de expressar suas emoções seria poderoso” e que seria preciso “pensar como fazer isso para as pessoas utilizarem isso para o bem e não para diminuir os posts.”

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Via Facebook



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.