O Java Runtime, pacote de aplicativos composto por bibliotecas (APIs) e pela Máquina virtual Java (JVM), é um recurso importante para executar alguns formatos de páginas web e programas sem problemas pelo computador. O plugin oferece uma função para atualização automática, chamada Java Update, que emite notificações para informar o usuário quando uma nova versão está disponível.

Como corrigir erro de Java no computador

No entanto, os alertas podem atrapalhar os que preferem fazer o update manualmente. Veja algumas dicas de como reduzir ou desativar a função.

Veja dicas para reduzir ou desativar as notificações do Java (Foto: Divulgação)

Riscos de desativar o Java Update

Os alertas automáticos evitam que o usuário esqueça de atualizar o Java no PC. O update é importante para manter a segurança do plugin e da máquina, com as últimas versões corrigidas e instaladas. Assim, evita-se a possibilidade de deixar o PC vulnerável. Para evitar desativar o recurso, o usuário pode alterar a frequência com que os alertas são exibidos.

Notificações ao reiniciar o PC

O Java Update busca novas versões do recurso toda vez que o computador é reiniciado. Por isso as notificações são exibidas ao ligar o PC, enquanto a atualização não for executada. Isso porque o Java vai verificar e encontrar uma opção de atualização pendente, emitindo o alerta no PC.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como alterar a frequência das notificações do Java

Passo 1. Caso não queira desativar totalmente os alertas, clique no botão “Iniciar” do Windows e na lista de programas busque pelo Java. Clique em “Configurar Java”;

Encontre o Java no menu iniciar do computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na aba “Atualizar” clique em “Avançado”. Será aberta uma pequena janela para alterar a frequência das notificações, sendo possível escolher entre as opções de “diariamente”, “semanalmente” e “mensalmente”. Adicione também um dia da semana e horário de preferência. Confirme em “Ok”;

Altere a frequência das notificações do Java Update no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para efetivar a ação, clique em “Aplicar” e depois em “Ok”.

Aplique as alterações e feche a caixa do Java Update em Ok (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como desativar as notificações do Java

Passo 1. O recurso é ideal para quem prefere executar o update manualmente, sem alertas no PC. Clique no botão “Iniciar” no computador e busque na lista de apps pelo Java. Aperte em “Configurar o Java”;

... nente-conteudo"> Encontre o Java no menu iniciar do computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na aba “Atualizar” desmarque a opção “Verificar se há atualizações automaticamente”. Confirme em “Não marcar”;

Desative as notificações do Java Update (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Para executar a mudança, clique em “Aplicar” e depois em “Ok”;

Aplique as mudanças no Java Update (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Quando quiser fazer a atualização manualmente do Java, basta seguir os mesmos passos e na aba “Atualizar” selecione o botão “Atualizar agora”.

Botão do Java permite Update manual (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Quais são os melhores aplicativos em java para celular? Confira no Fórum do TechTudo. 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.