Os MacBooks são conhecidos pelo design e acabamento com liga de magnésio e alumínio. Apesar do material dar uma boa aparência para o computador, é necessário ter cuidado ao limpar o notebook. Para conservar a pintura, alguns tecidos podem ajudar a não arranhar a estrutura, a tela e o teclado. O processo ajuda também a impedir uma desvalorização do aparelho quando for revender.

Vale a pena comprar um MacBook usado? Veja prós e contras

Confira o passo a passo e aprenda a limpar seu Macbook. Antes de começar, desligue completamente o computador da Apple e desconecte-o da fonte de alimentação. Assim, você evita que um possível excesso de umidade prejudique o funcionamento ou gere qualquer curto circuito.

Desligue o Macbook e desconecte-o da tomada (Foto: Paulo Alves/TechTudo )

Exterior e tela

Passo 1. Passe um pano de microfibra seco sobre a carcaça para tirar poeira. Não esqueça da parte de baixo, que costuma guardar ainda mais sujeira – use um segundo pano para proteger o computador virado de cabeça para baixo;

Use um pano de microfibra para retirar a sujeita da parte externa (Foto: Paulo Alves/TechTudo )

Passo 2. Abra o Macbook para limpar a tela com a mesma microfibra seca. Enquanto limpa, segure a tampa por trás para não forçar a estrutura;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Limpe a tela com o pano seco segurando a tampa (Foto: Paulo Alves/TechTudo )

Passo 3. Se preferir, é possível também usar um pano levemente úmido ou molhado com uma solução específica para LCD. Em hipótese alguma espirre qualquer líquido diretamente na tela ou outra região do computador. Ao invés disso, prefira molhar o pano com o produto;

Sempre aplique produtos de limpeza no pano, não no computador (Foto: Paulo Alves/TechTudo )

Passo 4. Se tiver uma segunda microfibra, passe-a seca mais uma vez para retirar um possível excesso de umidade no final.

... 02/finalize-com-um-pano-seco_copy.jpg" alt="Finalize com um pano seco (Foto: Paulo Alves/TechTudo )" title="Finalize com um pano seco (Foto: Paulo Alves/TechTudo )" width="695" height="434">Finalize com um pano seco (Foto: Paulo Alves/TechTudo )

Teclado e trackpad

Passo 1. A região do teclado também pode ser limpa com microfibra. Porém, o ideal é usar, nessa área, uma flanela bem fina para retirar sujeira dos espaços entre as teclas. Passe a flanela seca para retirar a poeira;

Limpe o teclado com uma flanela (Foto: Paulo Alves/TechTudo )

Passo 2. Não é necessário usar água ou qualquer produto de limpeza no teclado, a não ser que o aparelho esteja sujo demais. Nesses casos, tenha cautela para não umedecer os espaços entre as teclas. Ou seja, mais uma vez, nunca aplique água ou produtos diretamente no computador.

Aplique produtos de limpeza na flanela, não no teclado (Foto: Paulo Alves/TechTudo )

Pronto. Seguindo essas recomendações e evitando incidência de sol por períodos prolongados, seu Mac tem tudo para passar ileso pela passagem do tempo. Com isso, você garante uma desvalorização na hora de revender o PC. Se quiser ter um cuidado ainda maior, vale também aplicar cases de proteção, como os emborrachados, que protegem também contra quedas.

O que é melhor: notebook, ultrabook, MacBook? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.