Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Skype agora pode ser usado durante a edição colaborativa de um documento no OneDrive ou Office Online. O mensageiro da Microsoft é uma alternativa rápida para acelerar a comunicação entre membros de uma equipe, sem precisar instalar nada no computador – o chat (bate-papo), a edição de texto, a planilha ou apresentação são acessados pelo navegador. O recurso já havia sido anunciado, mas permanecia restrito a poucos usuários.

Cinco dicas de edição de texto no Skype que você precisa saber

Para usar o Skype online em uma edição colaborativa, as únicas exigências são que o documento esteja hospedado no OneDrive e acessado pelo Microsoft Word, Microsoft Excel ou Microsoft PowerPoint Online. O chat integrado não depende que os editores do arquivo tenham adicionado seus colegas como contato previamente no Skype – a conversa é exclusiva do documento e ficará salva mesmo depois que ele for fechado.

Chat do Skype estreia no Word, Excel e PowerPoint online (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Chat do Skype estreia no Word, Excel e PowerPoint online (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 1. Abra um documento do Word, Excel ou PowerPoint Online e compartilhe com um colega por e-mail – para acessar o arquivo, a pessoa terá que criar uma conta da Microsoft, a não ser que já seja usuária do Outlook.com. Clique em “Compartilhar”;

Compartilhe o documento com alguém para editar em conjunto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Compartilhe o documento com alguém para editar em conjunto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Informe o endereço de e-mail do destinatário;

Envie o convite por e-mail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Envie o convite por e-mail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Quando o documento estiver sendo editado por mais de uma pessoa, em tempo real ou não, um novo botão “Chat” aparecerá no canto superior direito da tela. Clique para abrir o Skype;

Acesse o chat do documento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o chat do documento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Clicando nos botões de câmera e telefone, poderá iniciar uma videochamada ou teleconferência. Para adicionar um novo integrante, mesmo que não esteja editando o documento, clique no ícone à direita;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Faça chamada de voz, vídeo e inclua novos integrantes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça chamada de voz, vídeo e inclua novos integrantes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Digite normalmente para conversar com seus colegas, usando recursos já conhecidos do Skype, como envio de arquivos e emojis – as notificações chegam na sua conta do Skype em todos os dispositivos, incluindo celular e app para Windows;

Converse e envie arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Converse e envie arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Clique no título da conversa para ter acesso a uma janela de informações;

Acesse o menu do grupo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o menu do grupo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Lá, você poderá editar o nome, sair ou excluir a conversa (se você for o administrador), obter um link de compartilhamento e ver a lista de integrantes.

Edite informações, saia ou compartilhe o chat por link (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Edite informações, saia ou compartilhe o chat por link (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ao fim do chat em grupo dentro do documento, a conversa fica gravada no Office Online e na sua conta do Skype em qualquer dispositivo para consulta posterior. Os integrantes do grupo não necessariamente precisam ser seus contatos no mensageiro, por isso fica a critério do usuário adicionar ou não alguém.

Como gravar vídeos do Skype no computador? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.