A LG inovou durante o MWC 2016 com o lançamento do LG G5. O celular se tornou o primeiro smartphone com design modular produzido por uma grande marca e com previsão de chegar a lojas do mundo inteiro. Com corpo de metal, o telefone tem a parte inferior removível - para trocar a bateria ou adicionar funções extras.

LG inova e lança LG G5 com bateria modular e três câmeras no MWC 2016

O esquema modular permite aos celulares receber peças adicionais, para garantir melhor desempenho. Junto do novo aparelho, a empresa coreana aproveitou para lançar acessórios que dão "superpoderes" ao LG. Quer entender como o design modular funciona? A gente te explica aqui no TechTudo.

LG G5 tem design modular que permite a expansão de funções do aparelho (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

-O que é o design modular?

Ao comprar um smartphone, estamos acostumados a enxergá-los como um produto finalizado. Por exemplo, um Galaxy S7 terá sempre as mesmas características - com possibilidade de mudança no espaço interno com um cartão de memória. Com isso, se o cliente quiser uma câmera melhor, terá que comprar outro celular.

Um telefone modular, porém, acaba com essa ideia de produto fechado, permitindo modificações mais imediatas no smartphone. A proposta é que o usuário substitua peças de acordo com a necessidade, sem ter que comprar outro modelo. Esse é um cenário próximo do que ocorre com os PCs, que possibilitam trocar componentes devido a problemas técnicos ou em busca de maior desempenho. 

Apesar da surpresa, a LG não é a única fabricante a desenvolver a tecnologia. Outras empresas têm projetos de celulares modulares há algum tempo. O holandês Fairphone e o finlandês PuzzlePhone, por exemplo, são iniciativas de duas pequenas companhias. O Fairphone, inclusive, já está à venda por 525 euros (R$ 2,3 mil, na cotação atual).

Entre os grandes nomes, o Google desenvolve um telefone totalmente modular batizado de Project Ara, cujas trocas vão do processador à câmera. No entanto, o teste com o modelo foi adiado e ainda não há previsão de lançamento. Com isso, o LG G5 é o primeiro passo comercial de uma fabricante de peso nesse sentido.

Project Ara: Google desenvolve projeto de celular modular (Foto: Divulgação/Project Ara)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como o design modular funciona no G5?

Na parte inferior há um pequeno botão físico com o qual é possível destravar e solta

... r uma parte do telefone, juntamente com a bateria. Os dois componentes podem ser substituídos: a bateria vazia por outra com a carga cheia; e a peça inteira por um módulo com funções específicas, como controlador da câmera digital ou som em alta definição.
Módulos e bateria do LG G5 trazem setas que indicam onde o encaixe deve ocorrer (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A grande vantagem para o consumidor é que ele não precisará decidir entre variantes do telefone, algo que a Samsung já fez com o Galaxy S4 Zoom, focado em fotografia. Basta comprar o smartphone básico e adicionar a função desejada através dos módulos. As trocas, aliás, são ilimitadas e um mesmo aparelho pode ter mais de um acessório ao mesmo tempo.

Os módulos do LG G5 precisam sempre estar acompanhados da bateria do telefone, já que a carga, obviamente, não pode deixar de ser inserida. Para ajudar o usuário, há setas indicativas no local em que o encaixe deve ser feito. 

Bateria adicional de 2.800 mAh

Bateria do G5 pode ser desencaixada e trocada por outra em segundos (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Quando a bateria do Galaxy S6 ou do iPhone 6S acaba, as opções são duas: carregar o celular na tomada ou andar com um carregador portátil. Os donos do LG G5, no entanto, vão poder andar com uma bateria extra na bolsa para possíveis trocas. Essa é uma prática interessante que caiu em desuso no últimos anos, graças à adoção de smartphones com design mais fino. 

Quais os prós e contras da bateria removível do LG G5? Comente no Fórum do TechTudo.

LG Cam Plus

Demonstrado durante o MWC, o Cam Plus traz a experiência de câmera digitais para os usuários mais exigentes. Para isso, o módulo conta com diversos botões dedicados, seja para a captura de imagens, vídeos, zoom giratório, além de LED indicador. Há ainda a adição de funções avançadas como travamento de exposição e Auto Focus. Por fim, o acessório adiciona uma carga extra de 1.200 mAh e facilita a pegada do LG G5 ao torná-lo mais ergonômico para tirar fotos durante muito tempo. 

LG Cam Plus adiciona botões e funções específicas para tirar fotos (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

LG Hi-Fi Plus com B&O Play

LG Hi-Fi Plus pode aumentar qualidade sonora do telefone ou funcionar como DAC externo (Foto: Reprodução/LG)

O LG G5 já chega de fábrica com alto-falantes potentes, mas o Hi-Fi Plus é um módulo que pretende melhorar ainda mais essa característica. Ao encaixá-lo na parte inferior, o módulo passa a funcionar como um conversor DAC com sons mais apurados e reais do que o encontrado no telefone. Além de funcionar com o novo top da LG, o Hi-Fi Plus pode ser usado como um DAC externo para qualquer celular ou computador.

Ainda é só o começo

O design modular permitirá que a LG faça melhorias para o LG G5 mesmo com o celular já lançado, bastando apenas construir novos módulos. Entre as ideias que podem ser aproveitadas no futuro estão o projetor de tela e slides, scanner 3D, HD externo, tela auxiliar de e-ink e diversas outras. Por enquanto, a fabricante ainda não revelou se o LG G5 vai ser compatível com peças de terceiros ou se vai manter exclusividade com os próprios produtos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.