Duas das grandes fabricantes de TVs anunciaram uma redução da tecnologia 3D no mercado. A Philips declarou que não vai mais lançar televisões no padrão e a Sony afirmou que apenas dois modelos da marca, a serem lançados em 2016, terão suporte ao formato tridimensional. A Panasonic é a única empresa que ainda dá espaço para novos aparelhos e mantém o padrão.

OLED, 4K, UHD, HDR etc: conheça o significado das siglas nas smart TVs

A notícia chega semanas após os indícios de que a Samsung e a LG estão abandonando televisões com telas 3D. As confirmações mostram que o formato está com os dias contados e que a variedade de conteúdo, que sempre foi um problema, não deve aumentar agora que haverá um menor número de aparelhos com a tecnologia.

Philips e Samsung não pretendem lançar novas TVs 3D em 2016 (Foto: Divulgação/Philips)

O diretor de produtos da Philips Danny Tack disse que um dos motivos para a mudança é o desinteresse dos usuários. “Não há fontes de conteúdo 3D e ninguém realmente quer TVs 3D. Além disso, a tecnologia torna a fabricação muito complexa”, afirma.

Também demonstrando desinteresse, a Sony deve lançar neste ano os aparelhos X930D e X940D no formato tridimensional, de acordo com comunicado concedido ao site CNet.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 

Enquanto isso, segundo a Samsung o material disponível para o padrão também influenciou na resolução. “Tomamos essa decisão baseada na demanda limitada pelo 3D e o baixo volume de conteúdo sendo produzido para esse formato”, diz comunicado da companhia.

A fabricante sul-coreana também ressaltou que investe em novas tecnologias que entende serem mais relevantes no momento, como o 4K e as telas de pontos quânticos, além da realidade virtual nos smartphones.

A Panasonic é a única fabricante que ainda reserva uma boa quantidade de televisores com telas 3D, ao menos no mercado europeu.

Futuro do 3D na sala de casa

X930D da Sony é um dos poucos lançamentos da marca com 3D para 2016 (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

O grande problema da tecnologia de imagens tridimensionais via TV sempre foi a falta

... de conteúdo e o relativo desinteresse dos consumidores nos formatos que exigem o uso de óculos para desfrutar das imagens.

Qual Smart TV vale a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo 

O futuro para o formato deve ser ainda mais desanimador. Os novos discos Blu-Ray para filmes em 4K, por exemplo, não oferecem suporte a conteúdo 3D. Além disso, a promessa de transmissões de TV no formato nunca saiu do papel e mesmo serviços de streaming, como o Netflix, oferecem uma quantidade pequena de material compatível com o padrão.

Via CNet, Forbes



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.