Fifa 16 é mais um capítulo da franquia de futebol campeã de vendas. Lançado para PS4, Xbox 360, PS3, Xbox One e PC, o jogo inovou com seleções femininas, gráficos de primeira e jogabilidade aprimorada. O maior destaque é o modo Draft, grande adição ao aclamado modo Ultimate Team. Confira as dicas para jogar o Draft de Fifa 16:

Descubra quais são as melhores seleções femininas de Fifa 16

Como o modo funciona

Montar o time dos sonhos no Ultimate Team é um longo e árduo processo que exige sorte, competência e paciência para levantar dinheiros nos leilões. O TechTudo preparou um guia com o melhor modo de conseguir moedas no Ultimate Team, mas, a partir de Fifa 16, os viciados em futebol têm uma outra saída para conseguir um time cheio de craques.

FIFA 16 Draft: baixo custo, alto retorno (Foto: Divulgação/EA Sports)Fifa 16 Draft: baixo custo, alto retorno (Foto: Divulgação/EA Sports)

No Draft, é possível montar um elenco escolhendo entre os melhores jogadores do mundo. Ao longo de cada rodada de seleção, cinco atletas diferentes são oferecidos ao jogador. A primeira escolha é o capitão, e as 22 rodadas seguintes completam o elenco. Então, o time disputa até quatro partidas, com prêmios melhores a cada vitória.

Números vencedores

Quando o usuário joga Fifa 16 pela primeira vez, ganha um bilhete que permite experimentar o modo Draft gratuitamente. Depois disso, novas tentativas custarão 15.000 moedas ou 300 Fifa Points (comprados com dinheiro real). Não se assuste com o valor – ele é revertido em ótimos bônus, mesmo se você perder ou for eliminado já na primeira partida.

FIFA 16 Draft: 15000 moedas ou 300 FIFA Points valem uma entrada (Foto: Divulgação/EA Sports)Fifa 16 Draft: 15000 moedas ou 300 Fifa Points valem uma entrada (Foto: Divulgação/EA Sports)

O pior aproveitamento rende praticamente o mesmo valor em pacotes resgatados, então trata-se de uma aposta de baixo risco e alta recompensa. Ao ganhar a primeira partida, já é certo que, mesmo abrindo os piores pacotes de recompensa, já é possível pagar o investimento de entrada.

Se conseguir ganhar as quatro partidas em sequência, receberá o equivalente a 50.000 moedas em pacotinhos. Vale a pena tentar a sorte no modo online também, já que, apesar do nível de dificuldade ser muito mais alto do que o modo offline, as recompensas são ainda mais sedutoras. Mesmo uma derrota na primeira fase do Draft online já pode pagar o investimento.

“Ó capitão, meu capitão…”

Lembra que a primeira escolha do Draft representa o capitão do time? Pense bastante na hora de escolher quem ocupará esse cargo. Parece sedutora a ideia de escolher, de cara, o Neymar, e depois encher o time com centro-avantes de peso, mas esta metodologia geraria um péssimo time na prática.

FIFA 16 Draft: o capitão comanda o time (Foto: Divulgação/EA Sports)Fifa 16 Draft: o capitão comanda o time (Foto: Divulgação/EA Sports)

Em vez disso, escolha um capitão com a nacionalidade ou liga de atuação igual à da m

... aioria dos atletas que pretende escalar. Um time com Neymar ou Messi de capitão se beneficiaria com o recrutamento de craques da BBVA, mas Messi teria melhor entrosamento com atletas argentinos, enquanto Neymar clica melhor com brasileiros, então leve isso em conta sempre.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O que vale é o coletivo

Alcançar o nível máximo de química e entrosamento é muito mais importante do que somar o maior número possível de craques com grande força e talento. Mais vale um time só de italianos bem entrosados do que um elenco com estrelas de todo o planeta e baixa química, que seria massacrado sem dó em partidas online.

FIFA 16 Draft: Entrosamento é tudo (Foto: Reprodução/YouTube)Fifa 16 Draft: Entrosamento é tudo (Foto: Reprodução/YouTube)

Como a primeira escolha em Draft é selecionar a formação tática do time, sempre escolha a mais parecida com a que você costuma usar em partidas tradicionais. Evite inventar demais, nem todas as formações estarão disponíveis para seleção, então preste atenção às tendências ofensivas e defensivas para não levar sustos em campo.

Ataque ganha jogos, defesa ganha campeonatos

Com o alto nível dos craques oferecidos no Draft, fica evidente que a maioria dos centro-avantes passíveis de escalação são mais do que capazes de botar a bola para dentro do gol em oportunidades claras.

FIFA 16 Draft: Quanto mais vitórias, mais prêmios (Foto: Divulgação/EA Sports)Fifa 16 Draft: Quanto mais vitórias, mais prêmios (Foto: Divulgação/EA Sports)

Assim, enquanto montar o elenco, não se preocupe tanto com atacantes. Mesmo que o raro Ibrahimovic apareça o sorteio, privilegie a contratação de volantes, zagueiros e goleiros de qualidade excepcional, pois eles farão toda a diferença na hora de frear o ataque adversário. Mais vale ter um ótimo goleiro e um ataque medíocre do que o contrário.

Em posição

Evite ao máximo escalar jogadores fora de sua posição certa (que será marcada em verde na tela). Nem sempre é possível, então, em último caso, procure ao menos colocar os craques para atuar em posições próximas ao ideal.

Um Ponta Esquerda rende mais como Meia Esquerda do que renderia como Lateral Direito, por exemplo. Lembre-se que jogadores em posição perfeita conseguem até compensar o entrosamento perdido entre atletas de diferentes nacionalidades.

FIFA 16 Draft: Escale os craques na posição certa (Foto: Divulgação/EA Sports)Fifa 16 Draft: Escale os craques na posição certa (Foto: Divulgação/EA Sports)

A última escolha do Draft é, também, uma das mais importantes: o treinador pode dar a liga que faltava para o plantel, ou pelo menos eliminar uma das maiores fraquezas. O que importa é a nacionalidade do professor, pois os jogadores que nasceram no mesmo país que ele ganharão um ponto no índice de entrosamento.

Isto pode ajudar o que já era bom, ou pelo menos tentar progredir com os jogadores menos capacitados do elenco. Em todo caso, o melhor é sempre pegar o treinador com a mesma nacionalidade da maioria dos atletas.

Fifa é o melhor jogo online de futebol? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.