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Para preservar a privacidade dos dados armazenados em seu computador basta usar um truque do Windows 10 que avisa imediatamente por e-mail quando alguém faz login no seu notebook ou desktop, utilizando a sua conta ou mesmo de outro usuário, acessando como visitante. 

Como descobrir se Windows 10 está executando programas em segundo plano

Para funcionar, você precisa usar dois aplicativos em conjunto. Um deles, o Agendador de Tarefas, que já vem instalado no Windows 10 ; o outro, o sendEmail, é um pequeno software que funciona com o prompt de comando e executa algumas rotinas para enviar e-mail automaticamente, dependendo da configuração estipulada pelo usuário.

Microsoft libera nova build 14251 para o Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Microsoft libera nova build 14251 para o Windows 10 (Foto: Luana Marfim/TechTudo))Descubra como fazer o Windows 10 enviar um e-mail para você se alguém mexer no seu PC (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Passo 1. Baixe o sendEmail e descompacte-o para dentro de uma pasta que possa ser acessada apenas pelo usuário que tenha privilégios de administrador;

Coloque o programa em uma pasta onde só você tenha acesso (Foto: Reprodução)Coloque o programa em uma pasta onde só você tenha acesso (Foto: Reprodução)

Passo 2. Vá na Barra de pesquisa do Windows 10, procure pelo programa “Agendador de Tarefas” e abra-o. Logo na primeira tela, clique em “Criar tarefa”;

Essa é a tela principal do Agendador de tarefas do Windows 10 (Foto: Reprodução)Essa é a tela principal do Agendador de tarefas do Windows 10 (Foto: Reprodução)

Passo 3. Na sequência, coloque o nome da tarefa no campo adequado e selecione a opção “Executar estando o usuário conectado ou não”;

Crie um nome objetivo e fácil de ser lembrado (Foto: reprodução)Crie um nome objetivo e fácil de ser lembrado (Foto: reprodução)

Passo 4. Agora, vá para a guia ao lado, chamada “Disparadores” e clique no botão “Novo”;

Crie um novo disparador (Foto: Reprodução)Crie um novo disparador (Foto: Reprodução)

Passo 5. Na opção “Iniciar tarefa”, escolha “Ao fazer logon”. As outras opções, deixe habilitado como na imagem abaixo, ou seja, selecione “Qualquer usuário” e “Habilitado”. Clique no botão “Ok”;

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A sua configuração deve estar exatamente como nesta imagem (Foto: reprodução)A sua configuração deve estar exatamente como nesta imagem (Foto: reprodução)

Passo 6. Em seguida, vá até a guia “Ações” e clique no botão “Novo” também;

Aqui inicia a última configuração necessária (Foto: reprodução)Aqui inicia a última configuração necessária (Foto: reprodução)

Passo 7. No campo “Programa/script”, clique em “procurar” e aponte para o caminho da pasta onde você guardou o sendEmail descompactado e escolha o sendEmail.exe. Já em “Adicione argumento”, você deve inserir a linha de comando abaixo e clicar em “Ok”;

-f seuemail@gmail.com -t seuemail@gmail.com -xu seuemail@gmail.com -xp PASSWORD -s smtp.gmail.com:587 -o tls=yes -u “Atividade no sistema de login” -m “Um usuário logou no sistema”

Essa linha de comando indicará o e-mail onde você receberá o alerta quando alguém entrar no sistema. Portanto, onde estiver escrito seue-mail@gmail.com, coloque o seu endereço verdadeiro e, em PASSWORD, coloque a sua senha atual.

A configuração acima serve apenas para o Gmail, caso use outro serviço de correio eletrônico, deverá substituir também o endereço “smtp”. Se não sabe qual é, consulte o provedor de e-mail.

Indique a pasta correta onde o sendEmail está guardado (Foto: reprodução)Indique a pasta correta onde o sendEmail está guardado (Foto: reprodução)

Passo 8. Ao voltar para a tela principal do “Agendador de tarefas”, você verá uma guia chamada “Tarefas ativas”. Encontre e dê um duplo clique em cima da tarefa que acabou de criar;

Encontre a sua tarefa entre todas que o software já tem (Foto: reprodução)Encontre a sua tarefa entre todas que o software já tem (Foto: reprodução)

Passo 9. Em seguida, clique no botão “Executar” na janela do lado direito para ativar a tarefa.

Execute a tarefa e ele funcionará em segundo plano, monitorando a atividade no seu PC (Foto: reprodução)Execute a tarefa e ele funcionará em segundo plano, monitorando a atividade no seu PC (Foto: reprodução)

Desta forma, a rotina que você criou no “Agendador de tarefas” estará ativada e o sendEmail lhe enviará uma mensagem sempre que alguém fizer login no seu Windows.

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