Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O ajuste do balanço de branco é uma função pouco conhecida das câmeras fotográficas, mas muito útil na hora de tirar fotos. A configuração serve para captar a cor mais próxima da realidade a partir das luzes do ambiente.

Veja opções de câmeras para iniciantes em fotografia

Tirar fotos com uma câmera profissional pode ser uma tarefa um pouco difícil para quem não tem muita afinidade com o universo da fotografia. É preciso levar em consideração configurações como a abertura do diafragma e a velocidade do obturador, por exemplo.

Ou seja, se você estiver em um local aberto com muita iluminação solar, o balanço de branco adequado será um, mas se estiver dentro de casa, ele será outro completamente diferente.

Na foto da esquerda o balanço de branco foi usado corretamente, já na da direita a função deixou a foto azulada (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)Na foto da esquerda o balanço de branco foi usado corretamente, já na da direita a função deixou a foto azulada (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Aprenda neste tutoral a usar a funcionalidade que está presente na maioria das câmeras fotográficas e deixe suas fotos ainda mais bonitas.

Passo 1. Encontre a função “balanço de branco”, representado pela sigla WB (White Balance), na sua câmera. Na maioria das câmeras DSLR (semiprofissionais) este ajuste se encontra em algum botão no corpo do aparelho. Na Canon Rebel T3, utilizada para realizar os testes, a opção está em um dos botões da roda, localizada na parte de trás, ao lado do visor. Nas câmeras compactas, a opção geralmente fica mais escondida. Para encontrá-la, entre no menu, vá até a opção de fotografia e procure o balanço de branco, ou White Balance;

O botão é representado pela sigla "WB", que significa White Balance (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)O botão é representado pela sigla "WB", que significa White Balance (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Passo 2. Agora que você encontrou a função na sua câmera, vamos entender para que serve cada uma das opções disponíveis;

Balanço de branco automático (AWB ou A) – Esta opção é a mais prática e mais utilizada. Nela, a própria câmera faz uma leitura das luzes e se adequa automaticamente ao ambiente fotografado.

O balanço de branco automático é representado pelas letras AWB (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)O balanço de branco automático é representado pelas letras AWB (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Luz de dia – Como o nome já diz, a função deve ser utilizada para fotos externas quando houver sol.

Esta opção geralmente é representada pela imagem de um sol (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)Esta opção geralmente é representada pela imagem de um sol (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Sombra – Objetos localizados na sombra geralmente ficam com as luzes mais frias (os tons azuis prevalecem). Portanto, a função serve para corrigir a cor da imagem adicionando tons mais quentes.

Representada por uma casa, a opção deixa a foto com tons mais alaranjados (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)Representada por uma casa, a opção deixa a foto com tons mais alaranjados (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Nublado – Esta opção é ideal para os dias mais escuros e cinzentos. Isso porque a configuração da câmera vai compensar a cor da imagem com tons mais quentes, já que as luzes do ambiente serão frias.

A opção também traz tons mais quentes para a imagem e é representada por uma nuvem (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)A opção também traz tons mais quentes para a imagem e é representada por uma nuvem (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Tungsténio – Esta é a melhor opção para fotografar em ambientes iluminados com lâmpadas incandescentes. Por terem tons mais alaranjados do que a luz solar, a função Tungsténio corrige a imagem com luzes mais frias (de cor azul).

A opção é representada por uma lâmpada incandescente e deixa a foto azulada  (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)A opção é representada por uma lâmpada incandescente e deixa a foto azulada (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Luz Fluorescente Branca – Ambientes iluminados com este tipo de luz também costumam ter tons mais avermelhados, por isso a configuração traz tons mais frios para a foto.

Para ambientes com luz fluorescente branca, esta opção traz tons mais (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)Para ambientes com luz fluorescente branca, esta opção traz tons mais (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Flash – Por ser uma luz mais fria do que a luz do dia, o flash requer uma compensação com tons mais quentes, ou seja, a foto fica mais alaranjada.

O balanço de branco no modo Flash deixa a foto com tons mais quentes (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)O balanço de branco no modo Flash deixa a foto com tons mais quentes (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Personalizado – Para usar esta função, você deve selecioná-la e em seguida fotografar um objeto de cor neutra (branco ou cinza) no mesmo ambiente onde deseja fotografar. A partir da cor desta imagem neutra, a câmera adapta as configurações para as outras fotos que serão tiradas em seguida. O resultado das fotos feitas com a opção personalizada tendem a ficar melhores do que ao utilizar as configurações pré-definidas.

O modo Personalizado, geralmente indicado por uma flor, se adapta ao ambiente (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)O modo Personalizado, geralmente indicado por uma flor, se adapta ao ambiente (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Balanço de branco manual (K) – A função não está presente na câmera usada para fazer os testes, mas ela permite que o usuário escolha a temperatura da foto (cores mais quentes ou mais frias).

Passo 3. Agora que você já sabe onde encontrar o ajuste de branco da sua câmera e entendeu para que serve cada uma das opções, descubra qual delas se adequa melhor ao ambiente que está sendo fotografado.

Se quiser cores mais quentes, aumentando assim a saturação da sua imagem, utilize os modos “Sombra”, “Nublado” ou “Flash”. Já se pretende deixar a foto com cores mais frias e um tom mais azulado, opte pelas opções “Tungsténio” ou “Luz Fluorescente”.

O ajuste de branco, além de melhorar a qualidade das fotos, também pode ser utilizado para dar um toque artístico nas imagens. Agora que você já sabe como usá-lo, aproveite!

Canon ou Nikon, qual a melhor câmera abaixo de R$ 1 mil? Comente no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.