O Google anunciou que vai instalar um novo cabo de dados submarino, composto de fibra óptica para ligar o Rio de Janeiro a São Paulo. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Padtec, uma empresa de Campinas conhecida no setor de sistemas de transportes óptico.

Google se une a hospital de SP para responder as buscas por doenças

A fiação terá cerca de 390 quilômetros de extensão e será construída com tecnologia nacional. A Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, será conectada a Praia Grande, na Baixada Santista, e a instalação promete aumentar a qualidade da transmissão de dados no Brasil. 

Cabo do Google vai melhorar qualidade de transmissões entre Rio de Janeiro e São Paulo (Foto: Reprodução/Google)

"Juntos, estes três cabos vão ajudar a suprir essa demanda ao ampliar a infraestrutura digital na América do Sul, tornando a transmissão de dados mais eficiente, veloz e segura", explica o gerente de parcerias de desenvolvimento de infraestrutura de Internet para a América Latina do Google, Cristian Ramos.

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O cabo recebeu o nome de Júnior, em homenagem ao pintor e desenhista paulista José Ferraz de Almeida Júnior, que viveu no século XIX. O sistema será composto por oito pares de fibra óptica, três repetidores submari

... nos e vai se conectar com dois outros cabos do Google: o Monet, de 10 mil quilômetros de extensão, que ligará as cidades de Santos e Fortaleza a Boca Ratón, nos Estados Unidos; e o Tannat, que possui cerca de 2 mil quilômetros e se estende de Santos até Maldonado, no Uruguai.

Como usar o Google Maps em 3D? Comente no Fórum do TechTudo.

Via Google



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.