A escolha entre uma lente zoom ou fixa – também conhecida como prime – é dúvida comum entre os fotógrafos iniciantes. A diferença entre essas duas opções é, principalmente, a distância focal. Enquanto a lente zoom pode variar a distância em menores ou maiores intervalos, a lente fixa é construída para ter apenas uma distância estável.

Aprenda a ajustar o Balanço de Branco da câmera fotográfica

Esse diferencial acaba por alterar diversos aspectos na fotografia, desde o peso e até o custo-benefício do equipamento. Veja abaixo quais são as vantagens e desvantagens de cada lente e descubra qual vale a pena investir para tirar boas fotos. 

Confira vantagens e desvantagens de lentes fixas e zoom (Foto: Divulgação/Carl Zeiss)

Qualidade de Imagem

As lentes fixas costumam oferecer mais qualidade de imagem por possuírem construção mais simples e com menos elementos no caminho da luz, garantindo mais luminosidade. Embora as lentes zoom tenham evoluído nesse aspecto, as prime continuam sendo a melhor opção quando se avalia nitidez.

Lentes “50 mm f/1.8″ são consideradas claras, ou rápidas, por causa da grande abertura máxima (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Abertura da lente

As lentes prime também oferecem aberturas maiores, ou seja, mais luz consegue ser absorvida pelo sensor da câmera. Em contrapartida, quanto maior for a abertura, menor será a profundidade de campo da foto. Dependendo do tipo de fotografia que se deseja tirar, essa condição é favorável: é possível deixar o foco em apenas um objeto e borrar todo o fundo, por exemplo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A abertura da lente é indicada na própria lente ou na câmera (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

As aberturas são indicadas por valores que variam entre f/1 até, por exemplo, f/16. Com o diafragma definido para uma abertura f/16, está quase fechado. Já com f/1, está quase totalmente aberto.

Peso e Tamanho

Canon EF 50MM F/1.4 USM, lentes prime são mais compactas. (Foto: Divulgação/Canon)

As lentes zoom costumam ter mais elementos óptic

... os em sua construção e por isso são mais pesadas do que as fixas. Dependendo da variação de distância focal, a lente fica enorme e atrapalha no transporte dos equipamentos. As primes costumam ser bem compactas.

Zoom

Apesar de perderem no peso e no tamanho, as lentes zoom facilitam a vida do fotógrafo nos enquadramentos, já que oferece mais versatilidade na composição, mesmo estando parada em um mesmo lugar. Alguns fotógrafos defendem o uso das lentes fixas justamente por forçarem a movimentação e a criatividade na hora do enquadramento.

Canon EF 24-105mm, lente zoom (Foto: Divulgação/Canon)

Custo-benefício

O custo-benefício de cada tipo de lente vai depender do tipo de fotografia que se quer tirar. Normalmente, boas lentes zoom são extremamente caras, devido a dificuldade de fabricação. Já as lentes fixas, mesmo as mais modestas, conseguem entregar ótimos resultados a preços mais baixos.

Canon ou Nikon, qual a melhor câmera abaixo de R$ 1 mil? Comente no Fórum do TechTudo

No entanto, para ter um repertório amplo que permita fotografar de paisagens a retratos, é preciso ter um conjunto de lentes fixas que sejam adequadas a cada momento. Uma única lente zoom pode, às vezes, abranger a maioria das necessidades, valendo o investimento.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.