Pokémon Fire Red e Leaf Green são os remakes das versões de Game Boy Color, relançados para o GBA. Os títulos trazem a história do original, mas com muitas novidades, como novas áreas para explorar e os "Unowns", monstrinhos que surgiram nas versões Gold, Silver e Crystal. Por isso, o TechTudo preparou dicas para você jogar Pokémon Fire Red e Leaf Green e mandar bem na jornada.

Pokémon celebra 20 anos; relembre a trajetória da franquia da Nintendo

Bulbasaur, Charmander ou Squirtle?

Esta é certamente uma das decisões mais difíceis para os jogadores. Porém, algumas dicas sobre o começo do game podem ajudar na escolha.

Confira dicas para mandar bem em Pokémon Fire Red e Leaf Green (Foto: Reprodução/Youtube)

Charmander pode ser o favorito entre os três, mas ele encontra dificuldades emencarar os primeiros ginásios de pedra e água, com os treinadores Brock e Misty. Bulbasaur é o que mais tem facilidade para enfrentar os dois tipos – Squirtle pode vencer os de pedra rapidamente, mas não tem vantagens nem desvantagens contra Misty.

Se você pretende pegar Charmander ou Squirtle, a dica é capturar um Pikachu na Viridian Forest para se garantir no segundo ginásio. Já com Brock, evolua o Charmander para Charmeleon e use o ataque “Leer” para baixar a defesa de Onix.

Se escolheu Squirtle, capture um Pokémon de pedra ou terra antes de enfrentar o ginásio de Vermilion (Digletts na caverna ou Sandshrew na mesma região). Charmander não terá problemas depois do quarto ginásio, mas Bulbasaur precisará de ajuda no penúltimo de fogo.

Como conseguir dinheiro rápido

É possível conseguir dinheiro rápido e fácil com o item Amulet Coin, que duplica a quantidade de dinheiro recebida após vencer uma batalha – bem útil contra treinadores que dão boas recompensas. Para usá-lo, equipe-o no seu primeiro Pokémon.

Fale com o ajudante do professor Oak em Celadon para pegar o Amulet Coin em Pokémon Fire Red e Leaf Green(Foto: Reprodução/Youtube)

Para conseguir o Amulet Coin, capture mais de 40 Pokémon e vá para a cidade de Celadon. Pegue o caminho da esquerda, em direção à ciclovia, e entre no prédio que conecta os dois lugares. Suba as escadas e fale com o ajudante do professor Oak.

Equipe o Amulet Coin no Pokémon e vá para Vermilion. Use o barco em Seagallop Ferries para chegar nas ilhas cinco e seis de Sevii. Lá, encontrará treinadores ricos que darão muito dinheiro após as lutas, e o valor ainda será duplicado pelo item. Depois, basta usar o “VS Seeker” para poder lutar com eles novamente e ganhar mais dinheiro.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como chegar nas ilhas Sevii

As ilhas Sevii são uma das novidades do remake. São sete ilhas no total (mais duas disponíveis através de eventos da Nintendo), com itens, treinadores e Pokémons raros e lendários. Para viajar até elas, use o porto de Seagallop Ferries em Vermilion.

... sevii.jpg" width="695">Use o porto de Seagallop Ferries em Vermilion para chegar as ilhas em Fire Red e Leaf Green (Foto: Reprodução/Serebii)

Para acessar as três primeiras ilhas, vença Blaine no ginásio de Cinnabar. Depois da luta, Bill o levará para visitá-las. Mas, para chegar até as demais (quatro, cinco, seis e sete), será preciso ter o item “Rainbow Pass”. Vença a Elite 4 e obtenha a National Dex. Em seguida, vá para a primeira ilha e fale com Celio para conseguir o item.

Pikachu na Viridian Forest

Existe uma maneira de pegar um Pikachu no começo do jogo. Depois que entregar o Oak’s Parcel e pegar a Pokédex, siga para a Viridian Forest. Você encontrará treinadores e Pokémon do tipo inseto, e é possível capturar Pikachu ali mesmo. Ele é raro, mas fique andando no mato e irá encontrá-lo. Ele será essencial para vencer o ginásio da Misty em Cerulean se o jogador escolheu o Charmander.

Você pode capturar um Pikachu na Viridian Forest no começo de Fire Red e Leaf Green (Foto: Reprodução/Youtube)

Onde encontrar Rare Candies

As Raries Candies sobem um nível do seu Pokémon, o que pode ajudar na hora de treiná-los. No entanto, elas não são tão fáceis de encontrar. Por isso, confira abaixo a localização de algumas pelo mapa de Kanto:

Mt. Moon
Atrás de uma casa em Cerulean
Rocket Game Corner
Ghost Tower
Atrás da pedra na Safari Zone’s Warden’s House
Victory Road
Lost Cave (quinta ilha)
Cape Brink (segunda ilha)
Route 6
Route 12
Cycling Road
Décimo andar da Silph Co.
Terceiro andar da Pokemon Mansion
Encontre uma Rare Candy atrás de uma casa em Cerulean em Pokémon Fire Red e Leaf Green (Foto: Reprodução/Youtube)

Outra dica é levar um Pokémon com a habilidade “Pick Up”, como Meowth. Batalhe várias vezes e depois cheque a sua equipe. Essa habilidade faz com que eles peguem itens durante as batalhas. Apesar de raras, Rare Candies também podem aparecer.

Blast Burn, Frenzy Plant e Hydro Cannon

Blast Burn, Frenzy Plant e Hydro Cannon são fortes ataques de fogo, planta e água, respectivamente. Charizard, Venusaur e Blastoise podem aprender esses golpes. Para ensinar, pegue o barco para a segunda ilha e procure por uma casa com o telhado rosa, em que estará o Move Tutor. Fale com ele e indique o Pokémon, que deve estar em sua última forma. Só é possível ensinar o golpe uma vez.

O Move Tutor da segunda ilha pode ensinar ataques aos inicias de Fire Red e Leaf Green (Foto: Reprodução/Serebii)

Capturando os Unown

Outra novidade do remake é a presença dos Unown, Pokémon que originalmente surgiram nas versões Gold, Silver e Crystal. Para encontrá-los, use o barco para viajar até a ilha sete. Entre no Sevault Canyon. Use um Pokémon que tenha “Strength” para mover as pedras para resolver o puzzle e pegar a “Tanoby Key”.

Depois que resolver o puzzle, essa caverna ficará cheia de Unowns (Foto: Reprodução/Serebii)

Agora, vá para o final da ilha, na parte sul, e use “Surf”. Siga para a direta, passando pelas pedras e encontrará a caverna dos Unown. São 26 Pokémon no total.

Pokémon X & Y atenderam as suas expectativas? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.