Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Usuários de diferentes modelos de iPhone e iPad enfrentam problemas na atualização para o iOS 9.3, liberado nesta segunda-feira (21), junto com o lançamento do iPhone SE e iPad Pro 9.7". Após a instalação da nova versão, diversos dispositivos da Apple acusam erro no servidor de ativação assim que o usuário insere seu login e senha. A falha no sistema operacional torna os aparelhos inutilizáveis e tem inundado os fóruns da companhia em busca de uma solução.

Como usar a garantia, o suporte e a assistência técnica da Apple no Brasil

iPad (Foto: Elson de Souza/TechTudo)iOS 9.3 trouxe problemas a iPad Mini (foto), iPad 2 e outros modelos de tablets e iPhone (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Até o momento, o iPad 2 é o dispositivo mais afetado pelo erro. No entanto, postagens nos fóruns de suporte da Apple e em redes sociais revelam que os iPhone 4S, 5, 5C e 5S  e os iPads mini 1, iPad 4 e iPad Air 1 também enfrentam o problemas de ativação, embora em menor quantidade.

Segundo os relatos, o problema acontece durante a configuração do iOS – ou seja, após o download e instalação da atualização. Nesse momento, o dispositivo solicita o e-mail do iCloud e senha do usuário para prosseguir. No entanto, a resposta é que não é possível continuar “porque o servidor de ativação está temporariamente indisponível”.

iOS 9.3 apresenta erro durante a ativação com Apple ID do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)iOS 9.3 apresenta erro durante a ativação com Apple ID do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

“Eu atualizei o iOS para o 9.3 esta manhã. Após a instalação bem-sucedida, eu não pude ativar meu telefone. Provavelmente há um erro nos servidores da Apple, não é?”, escreveu a usuária Magda2 no fórum americano da fabricante na noite de segunda-feira (21). “Onde está o suporte da Apple? Eu tenho que trabalhar e preciso do meu iPhone”, comentou novamente, sem obter ajuda.

Problemas na ativação do iOS 9.3? Comente no Fórum do TechTudo.

Até o momento, a Apple não divulgou uma solução definitiva para o problema, o que tem gerado revolta entre os usuários. “Entrei em contato nos suportes e os mesmos pedem para restaurar, mas, como, se não conseguimos sair de uma tela [...]?”, postou Pedro C. Junior no fórum da empresa no Brasil.

Procurada pelo TechTudo, a Apple brasileira não se pronunciou até a publicação deste texto.

Na falta da solução oficial, usuários estão indicando a ativação de dispositivos por meio do iTunes no PC. Nós testamos o método em um iPad Mini de primeira geração e obteve sucesso. No entanto, há relatos de que o processo não é eficaz para todos.

Fóruns da Apple ao redor do mundo estão cheios de perguntas sobre problemas na atualização do iOS 9.3 (Foto: Reprodução/Apple)Fóruns da Apple ao redor do mundo estão cheios de perguntas sobre problemas na atualização do iOS 9.3 (Foto: Reprodução/Apple)

“Socorro! Após a atualização, meu iPad não ativa via Wi-Fi e até o iTunes parou de reconhecê-lo. No programa, meu iPad consta como ativado em 12.02.2012 e agora eu não consigo restaurá-lo. O que faço?”, comentou AndreiEkb nesta quarta-feira (23). O usuário Toni1944 respondeu que enfrenta o mesmo problema.

Como resolver o problema

Passo 1. Faça o download do iTunes para o seu computador ou certifique-se que ele está atualizado.

iOS 9.3 pode ter bug corrigido através do download de versão mais recente do iTunes (Foto: Reprodução/Elson de Souza)iOS 9.3 pode ter bug corrigido através do download de versão mais recente do iTunes (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 2. Com o programa aberto, conecte seu dispositivo ao computador via cabo USB.

Passo 3. O iPhone ou iPad perguntará se deseja confiar no PC. Toque em “Confiar”.

iPad perguntará se usuário deseja confiar no computador para ativar iOS 9.3 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)iPad perguntará se usuário deseja confiar no computador para ativar iOS 9.3 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. O iTunes perguntará se deseja permitir que o computador tenha acesso ao dispositivo. Clique em “Continuar”.

iTunes pedirá permissão para acessar dispositivo do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)iTunes pedirá permissão para acessar dispositivo do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 5. O iTunes pedirá senha e e-mail para ativar o dispositivo. Digite-os e aguarde até que o processo termine.

iTunes pedirá login e senha do Apple ID do usuário para ativar dispositivo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)iTunes pedirá login e senha do Apple ID do usuário para ativar dispositivo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 7. Caso funcione, o iTunes exibirá os dados do dispositivo, como modelo, armazenamento, entre outros.

iTunes mostrará dados do dispositivo caso consiga ativá-lo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)iTunes mostrará dados do dispositivo caso consiga ativá-lo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 8. Continue a configuração no seu aparelho normalmente.

iPad ou iPhone com iOS 9.3 mostrará essa mensagem ao passar por ativação (Foto: Reprodução/Elson de Souza)iPad ou iPhone com iOS 9.3 mostrará essa mensagem ao passar por ativação (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Ao fim do processo, seu iPad ou iPhone mostrará a tela inicial e você poderá utilizá-lo normalmente.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.