Baterias de câmeras fotográficas costumam durar bastante porque o dispositivo não exige tanto quanto celulares, mas elas não escapam de eventuais falhas de recarga. Baterias de íons de lítios podem levar anos e milhares de ciclos para perderem capacidade de armazenar energia, porém, em algum momento, elas irão parar de carregar. 

Câmera profissional ou semiprofissional? Descubra as diferenças

Mas, como saber se o problema é definitivo ou momentâneo? Veja problemas comuns e algumas soluções que você pode tentar em casa.

Teste múltiplos carregadores

Teste cabos que não vieram com a câmera (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

A maneira mais simples de saber se sua bateria está com problema é usando vários carregadores. Dispense o cabo que veio junto com a câmera e teste outros cabos USB em diversas tomadas e até no computador. Lembre-se que câmeras usam o padrão mini-USB, que é maior que o usado em celulares, e podem não entrar totalmente na porta do dispositivo – não empurre, pois isso pode causar um defeito irreversível. Se a bateria não carregar bem em qualquer situação, o problema pode ser maior.

Limpe os conectores da bateria

Limpe os conectores da bateria com microfibra (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Retire a bateria da câmera e observe as ranhuras metálicas que fazem a conexão entre as partes. Em produtos antigos, é comum que essa região fique oxidada, o que atrapalha ou até impede totalmente a passagem de corrente. Para diminuir os efeitos da oxidação, limpe os conectores usando um pano de microfibra, ou passe a ponta de uma borracha para eliminar resíduos maiores. Se sua bateria tiver um carregador próprio, realize o procedimento no carregador e na bateria, deixando a câmera de lado.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Deixe a bateria em temperatura ambiente

Recarregue a bateria em temperatura ambiente (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Evite recarregar a bateria da sua câmera ao lado de um computador ligado, ou com a janela aberta – com sol ou vento frio. Seus frágeis componentes internos foram feitos para trabalhar sob temperatura ambiente, portanto podem sofrer com ambientes muito quentes ou frios demais. O problema maior ocorre quando a câmera está em uso e requer que a bateria esteja em condições normais. Para resolver, experimente recarregar a bateria em um local sem muitas variações de temperatura.

Faça uma recarga completa

... /s2.glbimg.com/xtAoVe2m9iIZtSGIo-jKm6vRCO8=/0x0:695x434/695x434/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/03/24/camera4_copy.jpg" title="Faça uma recarga de 48 horas (Foto: Paulo Alves/TechTudo)" width="695">Faça uma recarga de 48 horas (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Se a câmera é antiga ou está em desuso há algum tempo, sua bateria pode ter perdido parcialmente sua capacidade de armazenar carga. Uma das maneiras de tentar contornar o problema é realizando uma recarga completa no componente, como se ela fosse nova e estivesse sendo usada pela primeira vez. Para isso, você deve esgotá-la completamente, até que a câmera não consiga acender uma luz sequer. Depois, deixe-a recarregando por 48 horas.

Como recuperar fotos apagadas da câmera digital? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.