Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Virtual CloneDrive é um aplicativo gratuito para Windows que permite ao usuário emular arquivos ISO no computador. O formato traz arquivos prontos para serem gravados em CD ou DVD. Mas dependendo da situação, você pode emular a imagem ISO e economizar tempo e dinheiro. Se esse é o seu caso, confira a dica e veja que a solução também pode ser útil para quem possui um PC sem gravador de CD/DVD, como netbooks e ultrabooks.

Como baixar drivers para notebooks LG

Passo 1. Acesse a página de download do aplicativo no TechTudo e baixe o instalador do programa;

Baixe o Virtual CloneDrive em seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Baixe o Virtual CloneDrive em seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Quando o download terminar, abra a pasta de downloads do seu computador e execute o instalador do Virtual CloneDrive. Nele, clique em “I Agree” para concordar com a licença de uso do app;

Concorde com os termos do contrato (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Concorde com os termos do contrato (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Em seguida, escolha se você quer adicionar um atalho para o aplicativo na área de trabalho do seu computador e se gostaria de associar o programa aos formatos CCD, DVD, ISO e outros. Feito isso, clique em “Next” para avançar;

Configurando opções de instalação (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configurando opções de instalação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Caso queira alterar a pasta de instalação dos arquivos do Virtual CloneDrive, clique em “Browse…” e localize o diretório desejado. Na sequência, clique em “Install” para começar a instalação;

Selecione a pasta de instalação (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecione a pasta de instalação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Agora é só aguardar até que o Virtual CloneDrive seja instalado em seu computador. Durante o processo, o Windows deve perguntar se você quer instalar o aplicativo. Clique em “Instalar” para confirmar;

Confirme a instalação do aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Confirme a instalação do aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Por fim, quando a instalação for concluída, clique em “Close” para finalizar o assistente.

Encerrando o assistente de instalação (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Encerrando o assistente de instalação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Emular arquivos

Passo 1. Para emular arquivos ISO e outros formatos de imagem de CD ou DVD, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Virtual CloneDrive, à esquerda do relógio do Windows. No menu de contexto, vá em “Drive D:” e clique em “Mount…”;

Montando imagem ISO (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Montando imagem ISO (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora é só localizar o arquivo de imagem e clicar em “Abrir”. O arquivo emulado pelo Virtual CloneDrive será aberto no Windows Explorer, como se fosse um CD ou DVD.

Localize o arquivo ISO a ser montado (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Localize o arquivo ISO a ser montado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Com essas dicas, você poderá instalar e usar o Virtual CloneDrive para emular arquivos de imagem em seu computador.

Como melhorar o desempenho do computador? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.