Há muitas razões para um PC não se conectar à Internet. No entanto, ainda que as falhas sejam muito variadas, algumas são mais frequentes que outras e podem ser diagnosticadas com facilidade no computador, como os problemas com cabo, modem, receptor e placa.

Locais para posicionar o roteador e melhorar o sinal Wi-Fi

Para ajudar nesta situação, confira as principais causas de erro de conexão do PC com a rede e suas respectivas soluções. Analise cada tópico e descubra o que pode estar gerando o problema. 

Descubra o que está causando problemas na sua conexão com a Internet (Foto: Zíngara Lofrano/TechTudo)

Cabos

Uma das causas mais frequentes para a falta de Internet é um problema com o cabo. É comum o cabo Ethernet desconectar ou ficar frouxo conforme o usuário mexe no gabinete. Quando isso acontecer, o ícone de rede mostrará um “X” vermelho, indicando suspensão da conexão. Para resolver, basta encaixar o plugue novamente e aguardar alguns minutos para a conexão ser restabelecida.

Ícone indicando cabo desconectado no Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Dobrar o cabo pode danificá-lo e prejudicar a transferência de dados. Mantenha sua fiação esticada para evitar o problema e garantir melhor qualidade de conexão. Outra coisa que pode causar interferência é passar o cabo Ethernet por dentro dos conduítes de energia elétrica. Se for possível, faça sempre uma instalação à parte, de forma que o fio sofra menos com ruído.

Modem 

Sabe aquele conselho de desligar o modem e ligar após 10 segundos? Pode funcionar. O travamento do aparelho acontece por diversas causa, entre elas a interferência de outros aparelhos eletrônicos, sobrecarga no tráfego de informações e quedas de luz. Ao reiniciar o modem, você limpa a memória do dispositivo e restaura o funcionamento normal para o envio do pacote de dados.

Reiniciar modem ou roteador pode destravar dispositivo (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Receptor Wi-Fi

Os adaptadores Wi-Fi sofrem do mesmo mal que roteadores e modems. Se você recebe Internet no computador através de um dispositivo do tipo, reinicie-o também. Muitos modelos, como o da imagem abaixo, contam com botão dedicado para essa finalidade. Quando não houver, basta retirar o receptor wireless do USB e recolocá-lo após alguns minutos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Receptor Wi-Fi com botão para reiniciar (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Divergência com frequências e largura de canal

Configurações erradas também podem fazer com que seu computador não se conecte à Internet. Um aspecto fundamental é a frequência do roteador. Assim como detalhado nas diferenças entre as b

... andas de 2,4 GHz e 5 GHz, os roteadores dual band suportam ambas e, se você comprou um modelo assim, pode ter configurado seu dispositivo Wi-Fi para a banda maior.

Porém, nem todos os notebooks e receptores Wi-Fi têm placa de rede compatível com a banda de 5 GHz. Na maioria dos casos, o suporte é feito apenas à faixa de 2,4 GHz, o que fará com que seu computador não consiga receber o sinal de Internet.

Para solucionar este problema você terá que entrar nas configurações do roteador. Este tutorial indica todos os passos para chegar na tela apropriada.

Indicações de campos para alterar banda e largura do canal (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

As setas da imagem acima apontam os campos para mudar banda e largura do canal. Como explicado no tutorial já mencionado, a largura também precisa ser a mesma entre o modem/roteador e o computador (ou adaptador Wi-Fi). Na dúvida, prefira a configuração de banda 2,4 GHz e largura de 20 MHz.

Placa de rede

Por falar em placas de rede, o componente pode ser o motivo para falhas de conexão. A origem do problema pode ser ausência dou desatualização do driver da placa, ou mesmo desativação do adaptador de rede.

Este guia ajuda a diagnosticar e resolver problemas relativos à placa de rede. Para ativar o adaptador, entre no “Painel de Controle”, vá até “Central de Rede e compartilhamento” e clique em “Alterar as configurações do adaptador”. Clique com o botão direito no ícone da placa e selecione “Ativar”.

Ativação da placa de rede via Painel de Controle (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Já para consultar o driver da placa, toque no Menu Iniciar, digite “Gerenciador de dispositivos” e clique na ferramenta. Dê um clique na opção “Adaptadores de rede” para expandi-la e veja se existe um driver. Caso esteja desatualizado ou com problemas, haverá um “X” vermelho no campo correspondente.

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum TechTudo

Driver da placa de vídeo selecionado (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Vínculo entre endereço MAC e IP

Os roteadores contam com um recurso chamado “MAC-IP Biding”, ou apenas “IP Biding”, que cria um vínculo entre o IP fornecido e o endereço MAC dos dispositivos conectados. Assim, sempre que um determinado aparelho (um tablet, smartphone ou notebook) acessa a rede Wi-Fi, o roteador dá o mesmo IP.

O problema é que os roteadores limitam o número de dispositivos que conseguem memorizar. Se a lista estiver cheia, novos aparelhos não conseguirão se conectar à rede Wi-Fi.

Este é mais um dos erros que podem ser solucionados dando reset no roteador. Você pode realizar o procedimento fisicamente ou através das configurações do aparelho, conforme mostramos neste tutorial.

Resetar o roteador ajuda (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)

DNS

O ícone de conexão está normal e a placa de rede, idem. Mas ao acessar qualquer página na web você recebe uma mensagem de erro informando ser impossível se conectar à Internet. Quando isso acontece, é provável tratar-se de falha no servidor DNS.

Neste guia você pode conferir como configurar um DNS externo. O procedimento foi realizado no Windows 7, mas é bastante parecido com outras versões do sistema operacional. A alteração do servidor também é feita através da “Central de Rede e Compartilhamento”, acessível via “Painel de Controle”.

Alteração do DNS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.