O Google Keep pode ser considerado um aplicativo de notas muito simples, se comparado a outras soluções como o Evernote, por exemplo. Apesar disso, o app conta com algumas funções “escondidas” que podem ser muito úteis no dia-a-dia. Uma delas é a capacidade de transformar textos de uma imagem em um texto editável utilizando a tecnologia OCR, sigla em inglês para Reconhecimento Ótico de Caracteres.

Lista tem 15 dicas de sites e apps do Google pouco conhecidos e úteis

Veja abaixo como utilizar essa ferramenta do Google Keep e retirar textos de uma imagem para editá-lo ou copiá-lo para outros lugares.

Aprenda a transformar imagem em texto usando o Google Keep (Foto: Divulgação/Google)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Abra o Google Keep. No menu inferior, aperte sobre o ícone da câmera e em seguida “Tirar foto”. Você também pode escolher uma imagem que já está salva em seu dispositivo.

Criando uma nota com imagem no Google Keep. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 2. Tire a foto do documento ou imagem que deseja transformar em texto editável.

Passo 3. A nota com a foto será criada. Aperte sobre a foto, em seguida, escolha o menu de opções (três pontinhos) e então selecione “Capturar texto da imagem”.

Capturando texto da imagem no Google Keep. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 4. O Google irá escanear sua foto utilizando a tecnologia OCR e depois de alguns minutos o texto será transcrito na própria nota.

... ranscrito no Google Keep. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)" height="610" src="//s2.glbimg.com/iMdGHURgCP6YK6zbq2QyeXKlBls=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/03/16/google-keep-ocr-3.png" width="695">Texto transcrito no Google Keep. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

A partir desse momento o texto será editável. É normal que alguns trechos tenham erros gramaticais ou sejam identificados de forma incorreta, mas, no geral, a tecnologia OCR consegue fazer um bom trabalho.

Qual é melhor: Evernote ou Google Keep? Opine no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.