O clássico mensageiro ICQ acaba de ganhar um novo visual em seu aplicativo para Windows 10. O novo layout é semelhante ao usado pelo WhatsApp Web e foi criado para aproveitar os recursos da nova edição do sistema operacional da Microsoft, além de ser mais atrativo para os monitores atuais de alta resolução. Por baixo dos panos, o software também ficou mais rápido e econômico, e teve seu código aberto e disponibilizado para outros desenvolvedores.

ICQ quer você de volta; veja cinco motivos para usar o mensageiro

Segundo o ICQ, o aplicativo ficou oito vezes mais rápido. Ou seja, pode ser aberto instantaneamente, consumindo menos memória. O foco da versão são as chamadas em voz e vídeo através de VoIP, uma tecnologia desenvolvida para funcionar até mesmo quando a conexão é lenta ou instável.

Novo layout do ICQ (topo) descarta visual antigo e se aproxima do WhatsApp Web (Foto: Divulgação ICQ e Gabriella Fizzman)

A nova versão também é capaz de sincronizar o histórico de conversas, o que significa que quem usa o ICQ no celular tem acesso aos bate-papos na versão desktop e vice-versa. O mensageiro também inclui notificações, para avisar usuários sobre novas mensagens na hora em que elas forem recebidas.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Igual ao WhatsApp Web

O layout da nova versão é muito semelhante ao usado pelo WhatsApp Web, usando, inclusive, um fundo de tela praticamente idêntico. As diferenças são sutis, como a posição de alguns botões e a presença de recursos que não estão disponíveis no concorrente, como as chamadas de áudio e vídeo. Por ser um aplicativo independente e construído de outra maneira, o ICQ não requer um smartphone conectado para funcionar, basta instalar no PC.

ICQ com código aberto

O novo ICQ foi construído com a biblioteca multiplataforma Qt, cujo código fon

... te foi aberto e disponibilizado para desenvolvedores no GitHub. A expectativa é de que as versões para Mac OS e Linux também sejam atualizadas neste mesmo formato e design parecido com WhatsApp.

O que você acha do Skype substituir o Messenger? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.