O Windows 10 Mobile, versão do sistema da Microsoft para celulares, tornou-se uma nota de rodapé na programação da conferência Build, realizada nesta semana na Califórnia. No evento voltado para desenvolvedores, quase não se falou sobre a plataforma rival do Android e do iOS, o sistema presente no iPhone e iPad. Parece que a fabricante jogou a toalha na disputa com o Google e com a Apple.

HoloLens tem lançamento oficial e é exclusivo para Windows 10

Entre os anúncios está o Windows 10 Anniversary Update, nova atualização do sistema operacional que deve chegar aos PCs entre junho e setembro.

Durante a Build 2016, Microsoft quase não falou sobre seu sistema para celulares (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Em entrevista ao TechTudo, o diretor de Comunicações da Microsoft, Greg Sullivan, explicou que a variante do Windows para celulares "está implícita" nas discussões sobre o Windows 10. A abordagem é completamente diferente da vista em eventos anteriores, quando a fabricante ativamente falou do Windows Phone, inclusive mostrando quais seriam suas vantagens em relação ao Android e o iPhone.

Segundo Sullivan, o Windows 10 é o mesmo tanto no computador quanto no celular. O código-fonte do sistema é o mesmo; o que muda é a forma de compilá-lo para rodar nos processador com arquitetura x86 ou ARM. Em outras palavras: não importa em qual dispositivo você usar o sistema na versão mais recente, a experiência será a mesma.

Windows 10 ganha Anniversay Update para computadores com versão final na Build 2016 (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Curiosamente, mesmo nas demonstrações de conceitos durante o Build, os palestrantes parecem ter evitado falar do Windows Phone. As telas gigantescas exibiam telefones com iOS principalmente. A assistente virtual Cortana conversou com o perfil oficial de uma rede de hotéis, também no Skype para o sistema da Apple. No Windows 10 Mobile, nada.

Existe a impressão de que a Microsoft desistiu do Windows para celulares. Tanto que a versão mais recente dele, a 10, vai chegar em aproximadamente metade dos produtos disponíveis no mercado. Os consumidores ficaram desassistidos.

...

Ao menos no Brasil, o Windows Phone ainda é o segundo sistema de celulares mais utilizado. O Android aparece na frente, com 92,4% de participação de mercado, seguido da Microsoft com bem menos: 4,1%. A Apple abocanha a terceira posição, com 3,30% do uso de smartphones no país. Os dados são da consultoria Kantar.

"Queremos criar coisas para que as pessoas possam criar coisas. Essa é a nossa abordagem maior", defendeu o CEO Satya Nadella na palestra inaugural do evento. O discurso é repetido entre os executivos da empresa: apostar no Windows como uma plataforma integrada à nuvem da Microsoft para, por exemplo, permitir que bots peçam pizza na velocidade da luz ou façam reservas de hotel. Não importa em qual sistema de celular essa interação acontece: no Android, no iPhone ou no – esquecido – Windows Phone.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, discursa na Build 2016 sobre Windows 10 e Cortana (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Comenta-se no mercado, desde a feira de celulares de Barcelona (MWC), neste ano, que a Microsoft poderia abandonar a produção dos smartphones da linha Lumia. A única presença foi do Lumia 650, um interessante aparelho de baixo custo que peca por não permitir a função Continuum, aquela que compartilha informações e tarefas entre o PC e o telefone. Um mês depois, num evento para os profissionais que disseminam as tecnologias da empresa pelo mundo, novamente nenhum pio sobre o Windows Mobile. Pode ser um indicativo de que a plataforma está próxima do fim.

Galaxy S6 e S6 Edge com Android Marshmallow? Conte se você recebeu o update no Fórum do TechTudo.

*O jornalista viajou a convite da Microsoft



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.