Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Windows 10 oferece uma ferramenta nativa para ajustar a compatibilidade de programas antigos. Com isso, é possível ajustar para executar os programas criados para versões anteriores do Windows e estão na lista opções desde o Windows XP, passando pelo Windows Vista, Windows 7 e Windows 8. A dica é útil para quem tem jogos antigos ou programas que foram descontinuados, apenas com versões “ultrapassadas”.

Tudo sobre a Cortana

A “Solução de problemas” ainda indica as melhores configurações para rodar o programa, sem que o usuário precise lembrar de qual sistema é compatível. Veja como usar neste tutorial para PC.

Passo 1. No PC com Windows 10, clique no ícone do “menu iniciar” e busque por “Solução de Problemas”;

Acesse a solução de problemas no menu iniciar do PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse a solução de problemas no menu iniciar do PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. No resultado, encontre o item “Programas” e clique em “Executar programas criados para versões anteriores do Windows”;

Selecione o item para rodar programas em versões antigas do Windows (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o item para rodar programas em versões antigas do Windows (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Selecione “Avançar” e aguarde. O recurso irá listar os programas instalados no seu PC. Encontre o que precisa o ajuste de compatibilidade e confirme em “Avançar”;

Selecione o programa que precisa de ajustes de compatibilidade (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o programa que precisa de ajustes de compatibilidade (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Para começar, clique em “Testar configurações recomendadas”. Dessa forma, o recurso vai ajustar o programa antigo, verificando com qual Windows ele é compatível automaticamente. Confirme em “Testar o programa” e depois em “Avançar”;

Teste rodar o programa com os ajustes automáticos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Teste rodar o programa com os ajustes automáticos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. O software será rodado já com os ajustes para rodar como se fosse no Windows anterior. Veja se está tudo funcionando. Se o software tiver rodado sem problemas, confirme em “Sim, salvar essas configurações para o programa”. Se não tiver funcionando ainda, selecione “Não, tentar novamente usando configurações diferentes”;

Confira se o programa rodou normalmente ou se ainda precisa de ajustes (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confira se o programa rodou normalmente ou se ainda precisa de ajustes (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Agora, você pode selecionar seu problema dentre as opções de erros, caso o programa abra mas seja exibido de forma errada, permissões e mais problemas. Caso prefira escolher uma nova versão do sistema operacional de suporte manualmente, clique em “Não veja meu problema na lista”. Depois selecione a versão do Windows compatível e confirme em “Avançar”;

Selecione a versão do Windows manualmente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione a versão do Windows manualmente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Depois clique no item que reflita o erro que o programa antigo mostra, caso tenha problemas na exibição de cores ou seja executado em uma janela de menor resolução. Confirme em “Avançar”. Os novos ajustes serão aplicados: selecione “Testar o programa”.

Teste novamente o programa usando os novos ajustes (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Teste novamente o programa usando os novos ajustes (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O software será rodado novamente: confira se os erros foram solucionados. Senão, inicie novamente a “Solução de problemas” até conseguir encontrar um conjunto de ajustes melhor.

Como resolver Bug do Windows 10 Erro Critico? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.