O Windows 10 oferece uma ferramenta nativa para ajustar a compatibilidade de programas antigos. Com isso, é possível ajustar para executar os programas criados para versões anteriores do Windows e estão na lista opções desde o Windows XP, passando pelo Windows Vista, Windows 7 e Windows 8. A dica é útil para quem tem jogos antigos ou programas que foram descontinuados, apenas com versões “ultrapassadas”.

Tudo sobre a Cortana

A “Solução de problemas” ainda indica as melhores configurações para rodar o programa, sem que o usuário precise lembrar de qual sistema é compatível. Veja como usar neste tutorial para PC.

Passo 1. No PC com Windows 10, clique no ícone do “menu iniciar” e busque por “Solução de Problemas”;

Acesse a solução de problemas no menu iniciar do PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse a solução de problemas no menu iniciar do PC com Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. No resultado, encontre o item “Programas” e clique em “Executar programas criados para versões anteriores do Windows”;

Selecione o item para rodar programas em versões antigas do Windows (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o item para rodar programas em versões antigas do Windows (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Selecione “Avançar” e aguarde. O recurso irá listar os programas instalados no seu PC. Encontre o que precisa o ajuste de compatibilidade e confirme em “Avançar”;

Selecione o programa que precisa de ajustes de compatibilidade (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o programa que precisa de ajustes de compatibilidade (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Para começar, clique em “Testar configurações recomendadas”. Dessa forma, o recurso vai ajustar o programa antigo, verificando com qual Windows ele é compatível automaticamente. Confirme em “Testar o programa” e depois em “Avançar”;

Teste rodar o programa com os ajustes automáticos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Teste rodar o programa com os ajustes automáticos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. O software será rodado já com os ajustes para rodar como se fosse no Windows anterior. Veja se está tudo funcionando. Se o software tiver rodado sem problemas, confirme em “Sim, salvar essas configurações para o programa”. Se não tiver funcionando ainda, selecione “Não, tentar novamente usando configurações diferentes”;

Confira se o programa rodou normalmente ou se ainda precisa de ajustes (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confira se o programa rodou normalmente ou se ain
... da precisa de ajustes (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Agora, você pode selecionar seu problema dentre as opções de erros, caso o programa abra mas seja exibido de forma errada, permissões e mais problemas. Caso prefira escolher uma nova versão do sistema operacional de suporte manualmente, clique em “Não veja meu problema na lista”. Depois selecione a versão do Windows compatível e confirme em “Avançar”;

Selecione a versão do Windows manualmente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione a versão do Windows manualmente (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. Depois clique no item que reflita o erro que o programa antigo mostra, caso tenha problemas na exibição de cores ou seja executado em uma janela de menor resolução. Confirme em “Avançar”. Os novos ajustes serão aplicados: selecione “Testar o programa”.

Teste novamente o programa usando os novos ajustes (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Teste novamente o programa usando os novos ajustes (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O software será rodado novamente: confira se os erros foram solucionados. Senão, inicie novamente a “Solução de problemas” até conseguir encontrar um conjunto de ajustes melhor.

Como resolver Bug do Windows 10 Erro Critico? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.