Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Cazuza, se vivo, completaria nesta segunda-feira (04), 58 anos. Para celebrar seu aniversário, o Google homenageia o cantor e autor das grandes músicas de sucesso "Codinome Beija-Flor" "Exagerado", "O Tempo Não Para" e "Ideologia" com uma ilustração. O Doodle Google de hoje foi produzido pela artista Helene Leroux, e apresenta Cazuza cantando num palco sob os aplausos de uma plateia apaixonada.

Qual o melhor serviço de streaming de música Spotify, Apple Music, Dezeer ou Google Play Music

Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza, é considerado um dos maiores cantores e compositor de letras brasileiro, com frases reproduzidas e admiradas por seus fans. O cantor começou sua carreira como vocalista da banda Barão Vermelho, junto com o musico Roberto Frejat, e teve uma trajetória de muito sucesso. Sua carreira foi interrompida pela AIDS. A morte do poeta ocorreu no dia 7 de julho de 1990. Cazuza tinha apenas 32 anos.

Doodle da Google em homenagem à Cazuza (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Doodle da Google em homenagem à Cazuza (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Bibliografia e maiores sucessos

Como integrante do “Barão”, como era carinhosamente conhecida a banda, Cazuza emplacou os sucessos “Todo Amor que Houver Nessa Vida”, “Pro Dia Nascer Feliz”, “Bete Balanço”, “Maior Abandonado”, dentre outros.Pouco tempo depois de ingressar no Barão Vermelho, Cazuza optou por seguir carreira solo, e foi quando realmente se consagrou como um grande nome da música brasileira.  

Qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.

Cazuza (Foto: Reprodução)Cazuza em show (Foto: Reprodução)

Dentre as músicas de Cazuza de maior sucesso, podemos citar as animadas “Exagerado” e o “O Tempo não para”; além das baladas românticas “Faz parte do meu show”, “Preciso dizer que te amo” e “Codinome Beija-Flor”. Ainda, as sombrias “Ideologia” e “Blues da piedade” figuram entre suas músicas de maior sucesso. A coletânea de maior sucesso, "Cazuza – O Poeta Não Morreu”, reúne essas e outras faixas.

Em pouco mais de duas décadas após a sua morte, um sem número de tributos e homenagens já foram prestados à Cazuza. Além das inúmeras coletâneas e reinterpretações de suas músicas por outros artistas, em 2000 foi lançada o musical “Casas de Cazuza”, cujo enredo se baseia nas canções do artista.

Sucesso após sua morte

Filme Cazuza: o tempo não para (Foto: Reprodução)Filme Cazuza: o tempo não para (Foto: Reprodução)

Em 2004, Sandra Werneck lançou o filme biográfico “Cazuza – O Tempo Não Pára”, sucesso de bilheteria daquele ano. O cantor e compositor é interpretado por Daniel de Oliveira, que teve que passar por grandes mudanças físicas para viver as diversas fases do cantor.

Como todo bom poeta, suas frases de efeito, sempre bem pensadas, são repetidas até hoje. Dentre as frases mais famosas de Cazuza podemos citar: “Você está vivo. Esse é o seu espetáculo. Só quem se mostra se encontra. Por mais que se perca no caminho”.

Hoje, em seus 58 anos, não há como saber se ele ainda estaria compondo suas belas letras e canções tão românticas quanto viscerais. Mas certamente, nos seus poucos anos de carreira, Cazuza deixou um legado que marcará gerações de outros jovens, pois, como o próprio poeta uma vez cantou: “O tempo, o tempo não para”.

Atualmente, se você quiser ouvir as músicas de Cazuza, basta entrar em sites como YouTube, que lá você encontra centenas de vídeos, de todas as suas músicas. Além disso, serviços como Spotify, Deezer, Google Play Música e outros contam com toda a discografia de Cazuza. O poeta também faz sucesso nos sites de cifras, onde milhares de pessoas procuram aprender tocar suas canções, seja para impressionar alguma garota ou por pura saudade.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Conheça a história por trás dos Doodle do Google:

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.