Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Google revelou o início dos testes com o Projeto Ara, smartphone com peças intercambiáveis montado pelo usuário, apresentado em julho do ano passado. O anúncio foi feito durante a Conferência de Desenvolvedores Ara, que aconteceu nesta quarta-feira (14), no Condado de Mountain View, Califórnia (EUA). Paul Eremenko, líder do projeto, disse que o protótipo terá cobertura 4G e será lançado primeiro em Porto Rico, através das operadoras Open Mobile e Claro.

Veja como saber se o Galaxy S4 é original para não cair em golpes

Projeto Ara, smartphone montável pelo usuário (Foto: Divulgação/Google ATP)Projeto Ara, smartphone montável pelo usuário (Foto: Divulgação/Google ATP)

O piloto apresentado na conferência recebe o nome de Spiral 3. Eremenko declarou que podemos esperar que ele “iguale ou exceda as funcionalidades de um smartphone com tecnologia de ponta de hoje”. Segundo ele, o protótipo terá de 20 a 30 módulos disponíveis para serem desenvolvidos por terceiros e acompanhará bateria com autonomia de um dia inteiro, além de câmera high-end e suporte à rede LTE.

A ideia do projeto é possibilitar um smartphone com peças oriundas de vários fabricantes. O usuário poderá inserir câmera de um empresa, tela de outra e processador de uma terceira, construindo o melhor telefone para si. O Google será o responsável pelo conjunto onde as partes estarão reunidas, bem como pelo software que garantirá que tudo seja compatível. A expectativa é que o Ara acelere o desenvolvimento na criação de componentes separados que compõem um celular.

Peças do Projeto Ara serão fabricadas por diferentes desenvolvedores (Foto: Divulgação/Google ATP)Peças do Projeto Ara serão fabricadas por diferentes desenvolvedores (Foto: Divulgação/Google ATP)

A escolha de Porto Rico como lugar de estreia tem várias razões. Eremenko destacou o fato de a ilha ser uma zona de livre comércio, o que facilita a recepção dos módulos de diferentes desenvolvedores ao redor do mundo. Outro fator importante é que há um mercado bastante diversificado com aparelhos de entrada, sendo 75% do acesso à Internet feito a partir de dispositivos móveis. Além disso, Porto Rico está sob jurisdição da FCC, órgão que regulamenta as telecomunicações nos Estados Unidos, servindo bem como mercado de teste para o país.

Os smartphones vão dominar o mercado de jogos portáteis? Comente no Fórum do TechTudo.

Na ilha caribenha, os telefones Ara serão vendidos através de caminhões posicionados em diversos lugares. Eles serão equipados com impressoras 3D e de sublimação de tinta, permitindo a personalização do aparelho direto no ponto de venda. O Google diz que deseja que o tempo de customização seja menor de cinco minutos. Para quem não quiser esperar, também haverá versão pré-desenhada pronta para uso.

Veja o vídeo de divulgação:


Via Engadget e Cnet

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.