O Format Factory é um dos principais conversores de áudio, imagem e vídeo no Windows , principalmente por causa da versatilidade. Disponível em 66 línguas, o programa suporta vários formatos, facilitando a reprodução de filmes, fotos ou músicas em dispositivos que não reconhecem determinadas extensões de arquivo. Embora não seja tão comum em players multimídia modernos, o problema afeta reprodutores antigos, como o Windows Media Player. Conheça todas as funções do Format Factory agora.

Como embutir legendas em filmes no Format Factory

FormatFactory: seis funções úteis do conversor de audio e vídeo (Foto: Reprodução)

Converta para quase todos os formatos

A principal característica do Format Factory é a variedade de formatos os quais suporta. Ele permite converter qualquer vídeo para MP4, 3GP, MPG, AVI, WMV, FLV, RMVB, MOV, VOB, MKV e SWF; qualquer áudio para MP3, WMA, AMR, OGG, AAC e WAV; e qualquer imagem para JPG, BMP, PNG, TIF, ICO, GIF e TGA. É um conjunto suficiente para atender a quase toda demanda e conversão.

Converta para vários formatos de imagem, vídeo e áudio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Descubra o formato necessário

Se você não souber o formato que precisa, o programa também permite selecionar o dispositivo a ser usado para reprodução. Assim, você pode obter não só a extensão correta do arquivo final de áudio e vídeo, mas também a resolução ideal – a ideia é não desperdiçar bytes em um vídeo HD que será rodado em uma tela com resolução 480p. É possível, por exemplo, converter vídeos diretamente para iPod, iPad e iPhone, diversos celulares Android, consoles PSP, PS3 e Xbox, entre outros.

Escolha o dispositivo para conversão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Combine e edite vídeos e músicas

Entre suas funções extras, uma das mais interessantes é o editor de áudio e vídeo. Com alguns cliques, o software permite combinar dois ou mais arquivos MP4 ou MP3, por exemplo, para gerar um conteúdo mais rico em segundos. Além disso, é possível modificar um filme para inserir dublagem, por meio de dois arquivos separados de áudio e vídeo, e escolher o formato e tamanho da saída. Embora não seja um editor de vídeo avançado, pode ser de grande ajuda para amadores ou mesmo em emergências.

Combine e edite vídeo e áudio (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Diminua o tamanho de arquivos

Além de converter arquivos, o Format Factory também pode compactar e diminuir o tamanho do vídeo, algo útil se você precisar reproduzir uma mídia em um dispositivo com me

... mória limitada e não se preocupar muito em perder a qualidade. Por meio de seleção de taxa de frames e bits, resolução e outros elementos de um vídeo, imagem ou som, é possível encolher consideravelmente um arquivo, sem que o formato seja modificado, assim ele vai ocupar muito menos espaço na sua memória. O recurso de compressão não tem um menu próprio, mas pode ser manipulado nas configurações.
Mude propriedades para reduzir tamanhos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Converta documentos

Além de mudar o formato de arquivos multimídia, versões mais recentes do Format Factory também ganharam suporte à conversão de documentos que vão além do áudio e vídeo. As opções ainda não são tantas como em vídeos ou áudios, mas já é possível transformar PDF em HTML e praticamente qualquer arquivo de texto em formato de ebook, como MOBI, EPUB e AZW3. A função é nativa do programa, mas requer o download adicional de codecs, feito dentro do software.

Converta também documentos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Quais são os melhores programas para edição de vídeo? Comente no Fórum do TechTudo.

Faça backup em CD ou DVD

O Format Factory também serve como um gerenciador de backups de qualquer tipo de arquivo, pois oferece funções de queima de CD e DVD, além de criação de imagens ISO. Use o programa para criar discos novos, ou copie os backups que você já tem para manter múltiplas cópias de segurança, físicas e digitais. Assim, o software também ajuda a ter certeza não só que seus arquivos multimídia e documentos rodem em qualquer dispositivo, mas que estarão a salvo sempre que você precisar.

Grave discos de backup (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.