A Build 14316 chegou ao Windows 10 com diversas novidades do Anniversary Update. Disponível apenas para usuários do programa Windows Insider, a versão prévia do sistema tem funções como o Bash nativo vindo do Ubuntu, novas extensões para o Microsoft Edge, emojis redesenhados, Cortana com integração no Android, tema escuro, melhorias na central de ações e na interface em geral. A expectativa é que a versão final chegue entre julho e agosto. 

Como fazer um programa antigo funcionar no Windows 10

Nova Interface de instalação

A primeira alteração notável da Build 14316 está em sua instalação. No lugar da antiga tela preta com o progresso no formato circular, o sistema da Microsoft usará a interface convencional do Windows Update. Ou seja, com fundo colorido e instalações divididas em passos. O update parecerá menos com uma formatação, mas ainda será necessário aguardar a configuração inicial após o primeiro login. 

Windows 10 tem nova tela de instalação que simula update comum do sistema (Foto: Divulgação/Microsoft)

Cortana integrada ao Windows 10 Mobile e Android

A assistente virtual Cortana tornará smartphones com Windows 10 Mobile e Android mais integrados ao seu computador. Para obter as novidades, é preciso ter um um Lumia com suporte às builds mais recentes do Windows Insider. Já em aparelhos com o sistema do Google, é necessário baixar o app da assistente fora da Play Store, já que essa não está disponível no Brasil.

Confira as funções

Notificação de bateria fraca: A assistente virtual da Microsoft pode informar no computador quando o telefone do usuário estiver precisando de uma recarga. Pode ser muito útil para evitar surpresas desagradáveis ao passar muito tempo sem usar o telefone. 

Cortana se tornou capaz de avisar sobre bateria de Android e Windows 10 Mobile (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Encontrar telefone: Usuários também poderão usar a Cortana para localizar os seus telefones perdidos. Basta abrir a assistente virtual e pedir “Encontre meu telefone”. Quando localizar, uma notificação com mapa será exibida. Ao clicar, será possível ver o local e solicitar que o telefone vibre. Ainda indisponível em Português.

Compartilhar navegação GPS: Se o usuário pedir para a Cortana exibir as direções para um determinado endereço no PC, uma notificação vai aparecer no telefone para que a navegação seja iniciada por lá. Ainda não disponível em Português.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Cortana mais fácil de configurar

Em países que a Cortana estiver disponível, como o Brasil, o usuário poderá acessar os ajustes da assistente para ativá-la e baixar o pacote de idioma

... s automaticamente. Isso facilita bastante a instalação, já que anteriormente era necessário entrar nas configurações do sistema para fazer cada etapa separadamente.
Cortana tem novo botão de configurações no Windows 10 e baixa idiomas automaticamente (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Novas Extensões para o Microsoft Edge

Fãs do Pinterest já podem comemorar: o novo navegador da Microsoft ganhou uma extensão para a rede social. Trata-se da Pin It Button, que permitirá fixar conteúdo da aba ativa na rede social em poucos passos. Além disso, a Microsoft lançou o OneNote Clipper, que oferece maior integração com o aplicativo de anotações da empresa.

Se você já utilizava uma das extensões anteriores, será necessário baixá-las novamente. Segundo a Microsoft, a Translator, Reddit Enhancement Suite (RES) e Mouse Gestures instaladas deixarão de funcionar após a atualização.

Microsoft Edge ganhou novas extensões para Pinterest e OneNote no Windows 10 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Melhorias na Central de Notificações

A Microsoft deixou a central de ações do Windows mais flexível. Na nova versão, os usuários poderão configurar prioridades para as notificações de cada aplicativo em três níveis: normal, alta e prioridade. Isso minimizará as chances do usuário perder algo importante no PC.

O Windows 10 dá a possibilidade de limitar o número máximo de notificações agrupadas por cada app para evitar poluição. Por padrão, o valor será de até três alertas.

Central de notificações terá prioridades de apps e também limite de mensagens (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Novos emojis

A Microsoft modificou completamente os emojis do teclado virtual do Windows 10. Segundo a empresa, os novos rostinhos foram desenhados para serem mais detalhados e divertidos. Além disso, foram adicionados a possibilidade de escolher tonalidade de pele, algo já presente no iOS e WhatsApp. Essa é a primeira grande reformulação dos emoticons desde o Windows 8.

Windows 10 ganhou novo pacote de emojis na Build 14316 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Mais personalização: tema preto e cores

A Microsoft liberou o tema preto para o Windows 10, seguindo os moldes do Windows Phone. Ao selecionar a opção no menu de cores, o sistema exibirá apps nativos como calculadora, loja Windows Store, configurações, entre outros. Apps de terceiro continuarão tendo personalização à parte.

Na atualização de novembro, a Microsoft incluiu cores às barras de título de programas e aplicativos, mas era preciso usar o mesmo esquema de tons nos menus e outras áreas do sistema. Agora, o Windows 10 poderá apenas colorir a barra de título, liberando o Iniciar e demais barras para uso em outras tonalidades.

Windows 10 tem tema preto nas configurações, calculadora e outros apps (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Projeção de tela de outros PCs e smartphones com Continuum

O aplicativo “Connect” servirá para integrar o Windows 10 a aparelhos. Donos de smartphones Lumias com Continuum, que ainda não estão disponíveis no Brasil, poderão projetar a tela do aparelho no computador utilizando cabo USB. O mesmo ocorre com PCs com conexão miracast, que poderão projetar sua tela em outro computador sem o uso de cabos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Melhorias nos desktops virtuais

Usuários poderão fazer com que um aplicativo e suas janelas fiquem visíveis em todas as áreas de trabalho virtuais do Windows. A novidade promete ser bastante útil para quem precisa checar seu email independentemente do ambiente em que está trabalhando ou quer reproduzir músicas sem ter que ficar alternando entre desktops.

Windows 10 tem novas opções para áreas de trabalho vituais (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Melhorias no gerenciamento de bateria

A Microsoft reuniu todas as opções de energia sob o menu Bateria nas configurações do Windows 10. Além disso, a empresa alterou a sessão que indica o consumo de cada aplicativo, dando a opção do usuário deixar o sistema manusear a atividade de programas em segundo plano, desativando-os quando a economia de energia estiver ativa ou quando estes não forem usado durante muito tempo.

Windows 10 agora é capaz de gerenciar apps para desativá-los para poupar energia (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Windows Update: sem atrapalhar no seu trabalho

Uma constante reclamação de usuários são atualizações do Windows inesperadas no meio do expediente de trabalho ou estudos. Agora, será possível informar ao computador as horas que você permanece mais ativo no uso da máquina, fazendo com que evite instalar updates neste horário.

Windows Update agora promete ser menos intrusivo e respeitar horários do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Aplicativo universal do Skype

A Microsoft está preparando uma nova versão universal do Skype para Windows, ou seja, que rode tanto em celulares como em computadores. Usuários Insiders poderão testar a ferramenta na nova build para PC e dar feedback, enquanto a versão mobile deverá chegar em breve.

Skype agora tem novo app universal no Windows 10 em computadores (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Bash do Ububtu no Windows 10

Voltada mais especificamente para criadores de apps, a integração do Bash também já está disponível na nova versão do Windows 10. Para ativá-la, é necessário acessar as opções de desenvolvedores dentro do menu de atualizações do sistema e ativar a função “Subsistemas Linux para Windows” dentro do menu de recursos da plataforma.

Mudanças pequenas e correções

A Microsoft adicionou ao Feedback Hub a possibilidade de fazer comentários nas postagens dos engenheiros da empresa e de outros usuários. Fora isso, a empresa corrigiu pequenas falhas de interface e problemas de desempenho em computadores e com processadores ou chips específicos. Assim como outras builds, a 14316 apresenta problemas, como no download de aplicativos grandes com o Microsoft Edge. É possível conferir a lista completa de erros e melhorias no blog do Windows.

O que ficou de fora da Build 14316?

Duas ausências importantes foram observadas na nova build do Windows 10. A primeira é a falta da integração com envio de mensagens entre computadores e celulares Android e Windows 10 Mobile com Cortana instalada. A Microsoft prometeu que isso chegará nas próximas semanas.

Windows Store também foi modificada na Build 14316 com tema preto (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já o Windows Ink, que teve bastante destaque na conferência Build, ainda não tem previsão. Com o recurso, é possível usar ferramentas para fazer anotações e escritas na tela com canetas, bem como achar aplicativos com suporte ao recurso.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.