Os Trending Topics do Twitter são uma excelente maneira de saber o que anda acontecendo de relevante no Brasil e no mundo. Os assuntos que são mais comentados acabam aparecendo nos Trending Topics, também conhecidos como TTs. Desta maneira, fica fácil saber qual o assunto do momento.

Como reativar ordem cronológica no Twitter

Porém, alguns usuários ainda se questionam sobre como é feita a seleção deste sassuntos. Pois, ao que parece, o Twitter está fazendo censura ou curadoria dos temas. O Buffer, uma ferramenta para monitorar mídias sociais, fez um resumo do que se sabe sobre os tópicos em tendência da rede social. Conheça seis segredos sobre os TT’s e como eles são escolhidos pelo Twitter.

Hashtag é a forma de marcar um conteúdo no Twitter (Foto: Pond5)

1. Os Trending Topics nem sempre são os termos mais populares 

Sim, pode acontecer de um determinado termo ou hashtag não entrar nos TTs, mesmo sendo bastante discutido na rede social. Isso acontece por que o assunto precisa atender alguns critérios.

O primeiro deles é que não pode haver palavras chulas nos tuítes. O segundo é que precisa ser popular com uma quantidade muito grande de usuários em um espaço curto de tempo. Ou seja, ter um pico de popularidade. E, o terceiro, é que não é só o número total de tuítes que conta, é necessário que o número de usuários comentando aquele assunto seja enorme. Então, se um assunto for muito comentado por um número pequeno de usuários, não entra nos TTs.

Além dessas, ainda há outra regra que o assunto precisa atender: o tema deve ser novo, e nunca ter entrado antes nos Trending Topics. Essa regra tem uma excessão: o mesmo tema pode vir a aparecer de novo, desde que, na segunda vez, esteja sendo discutido por um grupo de pessoas diferentes. Tudo isso é definido por um algoritmo; mas está sujeito a alterações do microblog.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

2. Por que o Twitter remove tópicos ainda populares dos TTs? 

Como dito, para um assunto entra no TT, precisa ser comentando por muitas pessoas, mas não só isso. Grupos diferentes de pessoas também precisam entrar na discussão. Por exemplo: a hashtag #Bieber, do cantor Justin Bieber, sempre é popular no Twitter, mas é comentada sempre pelo mesmo grupo de pessoas. Assim, ela não entra mais nos Trending Topics. Portanto, mesmo que um tema ainda continue sendo bastante discutido, só permanecerá nos TTs se, por algum acaso, outros grupos de pessoas participarem da discussão tornando tudo mais relevante.

3. Por que o Twitter interrompe alguns tuítes sobre eventos políticos nos TTs?

Eventos políticos costumam se desenrolar por vários dias, pois cada decisão e novo acontecimento costuma levar alguns dias para acontecer. Com isso, um determinado evento político pode entrar nos TTs uma vez. Então, depois que ele estiver em voga novamente, não entrará nos Trending Topics, por ser considerado “notícia antiga”, é assim que o algoritmo do Twitter enxerga.

Além disso, alguns acontecimentos políticos importantes podem não entrar nos TTs por não terem um pico de popularidade muito alto. Alguns assuntos são bastante comentados ao longo de várias épocas, mas nunca atingem um pico realmente alto de conversas. Por isso, acaba não atingindo o critério e assim continuam de fora dos Trending Topics.

4. Twitter bloqueia alguns tuítes para a contagem dos Trending Topics?

O Twitter bloqueia tuítes na contagem dos TTs que infringem suas regras de uso. Além disso, o algoritmo leva mais em c

... onta o número de pessoas comentando o assunto e não a quantidade de tuítes que uma única pessoa posta (floodando a timeline). Desta forma, você pode postar 50 tuítes sobre um mesmo assunto, o Twitter vai encarar apenas como uma pessoa tuitando muito sobre aquele tema.

Isso é bem diferente de 50 pessoas postando um tuíte sobre o tópico. Além disso, alguns tuítes são penalizados. Por exemplo, se você tuitar repetidamente sobre o mesmo tópico sem acrescentar valor à conversa, seus tuítes serão "bloqueados" e o assunto poderá sair dos TTs.

Além disso, você poderá ser "penalizado" se tuitar sobre um assunto e postar um link enganoso que nada tem a ver com o tema; ou pedir que o sigam ao comentar sobre um assunto e, ainda, tuitar sobre todos os assuntos apenas para chamar a atenção para o seu perfil. O Twitter pode não mostrar seus tuítes na busca e, inclusive, bloquear o seu perfil. Se você faz algumas dessas práticas na tentativa de manter o tópico em alta, saiba que você está fazendo isso em vão.

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum TechTudo.

5. Qual a fórmula secreta do Twitter para selecionar os Trending Topics?

Infelizmente, o Twitter não dá muitos detalhes sobre o seu algoritmo. Porém, conforme já falamos neste artigo, sabemos alguns critérios que ele avalia para decidir se um tópico entra ou não nos TTs.

Só para relembrar: o número total de pessoas comentando o mesmo assunto; o “fator novidade” do tema e a quantidade de novas pessoas comentando sobre o mesmo tema fazem toda a diferença. Se novas pessoas não falam sobre o assunto, logo o tema sairá dos TTs no microblog.

6. O Twitter vai censurar assuntos dos Trending Topics no futuro?

Talvez. Ao menos com aqueles temas que são “claramente ofensivos” a um grupo grande de pessoas.

Via Blog Buffer



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.