Com tantos anos na rotina dos usuários, algumas histórias sobre TVs começaram a ser contadas. Entre elas estão o conto de que sentar perto da televisão pode prejudicar a vista e que os aparelhos precisam ser desligados durante uma tempestade. Mas será que tudo que falam é verdade? 

OLED, 4K, UHD, HDR etc: conheça o significado das siglas nas smart TVs

Confira seis histórias sobre televisões e descubra se são mitos ou verdades. Aproveite a lista para tirar dúvidas sobre o aparelho e usá-lo sem medo. 

Confira seis histórias sobre TVs e veja se são verdade ou mentira (Foto: Divulgação/Samsung)

1. Desligar a TV no botão estraga o aparelho?

MITO: As fabricantse de TVs colocam o botão de desligar justamente para ser usado. Portanto, não há problema nenhum em usá-lo, você não vai estragar o aparelho. Porém, há indícios de que deixar a TV sempre em stand-by é melhor para os circuitos eletrônicos e os capacitores, já que não terão que lidar com os picos de energia repentinos que ocorrem sempre que você liga um televisor que está totalmente desligado.

2. Ver TV com chuva pode queimar o aparelho?

Descargas elétricas colocam em risco o funcionamento de aparelhos eletrônicos (Foto: Pond5)

VERDADE: Especialmente se você não tiver nenhum tipo de proteção, como uma tomada com aterramento, essa afirmativa é correta. Raios são nada mais do que descargas elétricas poderosas que ao cair na rede próxima da sua casa, a energia é conduzida pela fiação para os aparelhos eletrônicos, como a TV. Dependendo da quantidade de energia, o televisor pode até mesmo queimar.

3. O efeito burn-in só ocorre em TVs de plasma?

MITO: Qualquer display de imagem, seja de Plasma, LCD ou até mesmo o já obsoleto CRT pode apresentar o efeito burn-in se exibir por várias horas uma mesma imagem estática. Felizmente, esse é um problema reversível, o que já desmente outro mito, de que as manchas na tela decorrente desse efeito são permanentes.

4. Cabos mais caros são sempre melhores?

Não compre cabos HDMIs muito caros (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

MITO: O mercado, às vezes, vende cabos HDMI e outros modelos com preços absurdamente caros. Os fabricantes alegam maior qualidade de imagem e áudio, mas isso não passa de pura grife. É claro que existem cabos ruins e outros de qualidade, mas caso você veja um HDMI custando mais de R$ 100, desconfie.

5. TVs de plasma já estão ultrapassadas?

TVs de plasma atendem a um público mais exigente (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

MITO: As TVs de plasma continuam sendo produzidas normalmente. Porém, os aparelhos já não

... são mais tão populares, pois o LCD conseguiu baixar muito o preço quando produzido em larga escala. Além disso, as televisões de plasma são mais apropriadas para ambientes escuros, daí a popularidade do LCD e LED e a aparente ausência dos eletrônicos de plasma. As TVs continuam sendo produzidas, mas atendem a um público mais exigente.

6. Sentar muito perto da TV prejudica os olhos?

MITO: Antigamente isso era verdade, mas com o avanço da tecnologia de exibição de imagens, o máximo que pode ocorrer é cansaço ocular e dor de cabeça. Mesmo assim, para prevenir qualquer problema, sente-se a uma distância razoável da TV, de forma a aproveitar 100% o que você estiver assistindo sem forçar a vista.

A TV OLED vale mais a pena do que a Ultra HD? Comente no Fórum do TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.