Na manhã deste sábado (9) começa o segundo Hackathon Globo, que acontece dentro da casa do Big Brother Brasil. A casa mais vigiada do país, desta vez, recebe um número maior de desenvolvedores: 50 participantes, dos quase dois mil inscritos. O grupo será desafiado a ficar confinado por 33 horas para desenvolver soluções em software para portais como G1, Globo Esporte e GShow e cumprir outros desafios de última hora para ganhar prêmios. Entre os selecionados estão inscritos pessoas de 24 estados do país e do Distrito Federal.

 Acompanhe ao vivo o Hackathon Globo no site do TechTudo

Com o fim da 16ª edição do Big Brother Brasil nesta semana, a casa do BBB está desocupada e pronta para receber os desenvolvedores, com grandes mesas de trabalho em todos os cômodos, locais onde, até a final do BBB, funcionaram a academia, a sala de estar e um dos quartos. O quarto do líder continua um espaço especial: foi transformado em uma sala de jogos para descontrair a galera. 

No jardim, foi também montada uma feira de tecnologia, com as últimas inovações do setor, e tudo que está por lá pode ser usado nos projetos: sensores, impressão 3D e robótica, tecnologias de vídeo e realidade virtual, câmeras e óculos VR. Para quem desenvolve para dispositivos móveis, um catálogo com várias interfaces de programação está à disposição dos grupos para agilizar o processo.

Felipe Andreoli apresenta o Hackahton Globo; são 50 participantes selecionados (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Os 50 participantes precisam ter boas ideias sobre o tema “O futuro da produção e distribuição de conteúdo no jornalismo, esporte e entretenimento?”. Divididos em grupos, eles devem prototipar os projetos até o fim de domingo e apresentá-los para a banca da TV Globo, composta por especialistas. 

Foram mais de 1,9 mil inscritos, uma seleção muito rigorosa e muito trabalho (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Felipe Andreoli, mestre de cerimônias, abre o evento promovendo a descontração de sempre. Como sempre, muitas piadas. O mais importante é descontrair para a maratona que vem por aí. "Sejam bem-vindos ao Hackathon Globo 2016 e aproveitem a casa do BBB", recomendou Andreoli.

Outra presença confirmada é a do apresentador Tiago Leifert, que virá para uma apresentação sobre storytelling. Ainda na noite sábado, uma prova no modelo das competições do BBB vai agitar a casa.

Simuladores, sensores, óculos VR, aparelhos de todos os tipos estão no jardim do BBB (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

O Hackahthon Globo acaba apenas às 18h de domingo, com o resultado do projeto vencedor, decidido com base em quatro critérios: inovação, criatividad

... e, aplicabilidade e usabilidade. Assim como no ano anterior, o grupo vencedor ganha uma viagem de três dias ao Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Em 2015, na primeira edição, o Grupo 8, responsável pelo projeto do “HoloGlobo”, venceu a disputa usando o Kinect para capturar imagens em 3D e criar um ambiente de reprodução com capinhas de CD. O sistema foi conectado com um servidor capaz de reproduzir o conteúdo no Cardboard.

Hackathon Globo toma toda a casa do BBB e transforma tudo em área de trabalho (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

O TechTudo transmite em tempo real o evento, com câmeras espalhadas pela casa do BBB e curiosidades do hackathon. Acompanhe ao vivo o Hackathon Globo no site do TechTudo a partir das 9h.

O que é hackathon?

TV Globo adotou o formato de hackathon para descobrir novas ideias e pessoas que podem mudar a forma de produzir e assistir televisão com tecnologia em 2015, na primeira edição do evento. Em termos gerais, hackathon significa maratona de programação. Uma combinação de “hack” (programar/hackear) e “marathon” (maratona), em inglês. A escolha da casa do BBB foi uma ideia da equipe de tecnologia da emissora e se mostrou bastante eficiente além de inusitada. Não deixe de dar a sua espiadinha lá.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.