Pesquisadores do Instituto ETH de Zurique, na Suiça, e da Universidade de Bolonha, na Itália, desenvolveram um chip baseado totalmente em códigos open source. O PULPino é um processador que, além de não ter restrições comerciais, traz ainda alguns atributos interessantes, como o baixo consumo de energia.

Pesquisadores do MIT criam técnica de proteção de rede Wi-Fi

O processador pode ser usado em diversas aplicações de hardware, como em smartbands para monitoramento cardíaco. Além disso, o componente pode ter as funções completamente alteradas para se adaptar a diferentes tipos de projetos.  

PULPino é totalmente de códigos abertos (Foto: Divulgação/ETH Zurich)

Os hardwares de código livre ficaram famosos com as placas microcontroladoras, como a Raspberry PI e a Arduino. No entanto, mesmo os processadores embarcados nessas placas têm a sua arquitetura protegida por segredos industriais, o que pode, de certa forma, limitar o uso.

A grande vantagem do PULPino é justamente não ter essa limitação. Como o processador tem a arquitetura interna open source, os usuários ficam livres para alterar as instruções direto no processador de acordo com o projeto.

O PULPIno é baseado em um chip single-core de 32-bit RISC-V. O grande atributo, além de ser de código livre, é o consumo de energia. O componente opera em uma frequência de até 400 MHz e tem um consumo estimado de 32.8 mW.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Cientista monta PULPino em placa de teste (Foto: Divulgação/ETH Zurich)

A Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês) está entre as aplicações onde o PULPino pode vir embarcado. Os pesquisadores também

... estão trabalhando em um smartwatch com uma câmera integrada.

Os planos é que até o início de 2017 seja lançado uma versão multicore do PULPino, além de um SDK (kit de desenvolvimento) e uma plataforma virtual. O código do chip está disponível no Git Hub neste link

Via Analog  EE-Times, ETHZ e Phys.org

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.