Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

A Google Play Store, loja oficial do Android, pode apresentar diversos problemas durante o download ou a atualização de aplicativos. Os motivos podem ser vários: incompatibilidade com o celular, instabilidades no servidor ou até mesmo conflitos simples, como falta de armazenamento interno no smartphones. Muitas vezes, esses erros aparecem em códigos e revelam pouco sobre sua origem.

Bateu o arrependimento depois de comprar um aplicativo? Aprenda a pedir reembolso na Google Play Store

O TechTudo reuniu em uma lista os principais erros (com os respectivos códigos) da Play Store e suas soluções. Veja abaixo.

Limpe o cache e os dados da Play Store

A maioria dos problemas com a Play Store pode ser resolvida limpando o cache e os dados do aplicativo.

Passo 1. Acesse as configurações do smartphone, depois procure o menu de “Aplicativos”, encontre a “Google Play Store” e selecione-a.

Abra as opções da Play Store. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Abra as opções da Play Store. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 2. Em seguida toque em “Armazenamento” e então “Limpar cache” e “Limpar Dados”.

Limpe o cache e os dados da Play Store. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Limpe o cache e os dados da Play Store. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Limpe o cache e os dados da Play Services

Se o problema persistir, você pode tentar fazer o mesmo com o Play Services.

Passo 1. Acesse as configurações do smartphone, depois procure o menu de “Aplicativos” e encontre a “Google Play Services”, selecione-a.

Abra as opções da Google Play Services. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Abra as opções da Google Play Services. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhones

Passo 2. Em seguida toque em “Armazenamento” e então “Limpar cache”. Depois, vá em “Gerenciar Espaço” e “Limpar Todos os Dados”.

Limpe o cache e os dados da Google Play Services. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Limpe o cache e os dados da Google Play Services. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Remova sua conta Google

Alguns erros na Play Store estão ligados a conta Google que está logada no celular. Removê-la e inseri-la novamente pode resolver alguns conflitos.

Passo 1. Acesse as “Configurações”, escolha a opção “Contas”, selecione “Google”.

Acesse as configurações da sua conta Google (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Acesse as configurações da sua conta Google (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 2. Escolha o endereço correspondente, em seguida, abra o menu superior e escolha a opção “Remover conta”.

Remova sua conta do Google. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Remova sua conta do Google. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Passo 3. Para adicionar a conta novamente, vá até as “Configurações”, escolha a opção “Contas”. Na parte inferior, aperte em “Adicionar conta” e siga os passos.

Adicione sua conta novamente. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Adicione sua conta novamente. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Listagem de erros

Interrupção de download, app que não abre e erro na conta Google são alguns dos problemas relacionados com a loja de apps do Android. Identifique abaixo o código para o erro que está acontecendo com o seu celular, para descobrir qual é a solução mais indicada.

Erro 491 – Downloads e atualizações são impossíveis.

Remover a conta Google deve solucionar o erro 491. Após removê-la, reinicie o seu celular e adicione novamente a conta. Depois, limpe os dados da Play Services.

Erro 498 – Interrupção nos downloads na Google Play Store.

Esse erro costuma aparecer quando o cache do dispositivo está cheio. Deletar aplicativos que você não usa mais e arquivos desnecessários é o suficiente para solucioná-lo.

Como atualizar o Google Play Services no celular? Descubra no Fórum do TechTudo.

Erro 919 – O download ocorre, mas os app não abre.

Outro erro relacionado a falta de espaço no celular ou tablet. Remova aplicativos, músicas, vídeos ou arquivos desnecessários.

Erro 413 – O download de aplicativos e atualizações não é possível.

Limpe os dados e cache da Play Store e da Play Services.

Erro 923 – O download não é possível: erro na sincronização da conta ou espaço insuficiente.

Além de limpar os dados e cache da Play Store e da Play Services, desinstale aplicativos, músicas, fotos e vídeos desnecessários para liberar espaço de armazenamento no dispositivo.

Erro 403 – O download não é possível.

Esse erro costuma acontecer quando duas contas Google foram adicionadas ao dispositivo e utilizadas para realizar compras na Play Store. Para solucionar, entre na Play Store com a conta correta e desinstale o aplicativo que deu o problema. Depois, procure pelo aplicativo e clique em comprar.

Erro 927 – O download não pode ser feito porque uma atualização da Play Store está em andamento.

Aguarde alguns minutos para que a Play Store seja atualizada. Se o problema persistir, limpe os dados e cache da Play Store e Play Services.

Erro 481 – Erro na sua conta Google.

Remova a sua conta Google e tente utilizar outra. O problema costuma acontecer quando a conta é antiga.

Baixe aplicativos pela Amazon App Store

Amazon Appstore é alternativa para Play Store. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)Amazon Appstore é alternativa para Play Store. (Foto: Reprodução/Alessandro Junior)

Em último caso, é possível baixar aplicativos por meio da Amazon Appstore, que possui muitos dos apps disponíveis na Play Store. Para baixá-la no celular, é necessário permitir a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas em seu Android. Para fazer isso, abra as configurações do aparelho, depois navegue até a opção “Fontes desconhecidas” – no menu “Aplicativos ou Segurança”, dependendo do celular. Por fim, toque na caixa de seleção e em “OK”, na janela de confirmação.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.