Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Chromecast é um dongle que permite transformar qualquer TV moderna em uma Smart TV, basta que o aparelho tenha uma entrada HDMI. Mas você já imaginou usar o media center do Google em uma TV de tubo de 1978? Essa foi a ideia de um usuário do YouTube. A gambiarra faz com que o televisor ligue automaticamente quando o aplicativo de espelhamento é habilitado no celular.

Descubra seis mitos e verdades sobre TVs

O youtuber usou vários adaptadores dentro do televisor para instalar o Chromecast de segunda geração. O procedimento na TV compacta foi inteiro publicado com um passo a passo de como transformar uma televisão de tubo em uma Smart TV. 

Gambiarra transforma TV de tubo em Smart TV com Chromecast (Foto: Divulgação/Dr. Moddnstine)Gambiarra transforma TV de tubo em Smart TV com Chromecast (Foto: Divulgação/Dr. Moddnstine)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

As peças adicionais necessárias foram colocadas dentro da carcaça da TV, sem mudar o visual original. No YouTube, o desenvolvedor mostra o procedimento já feito e o Chromecast funcionando na televisão. Em uma publicação mais longa, de quase 30 minutos, o técnico, já conhecido por fazer testes com aparelhos antigos, detalha todo o processo de adaptação.

Entre as peças utilizadas está um cabo twin-lead de 300 ohm, que precisa ser convertido em 75 ohm VHF. Todos os materiais necessários são facilmente encontrados na Internet e quase não precisam de solda. 

Vale lembrar, porém, que se você não tem conhecimento algum de eletrônica ou nunca trabalhou com manutenção de TVs, não tente reproduzir a ideia em casa. Os televisores CRT são perigosos quando abertos, pois ainda armazenam uma boa quantidade de energia em seu interior. Um choque pode ser fatal. 

Confira no vídeo abaixo o Chromecast funcionando na TV de 1978.

A TV OLED vale mais a pena do que a Ultra HD? Comente no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.