Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Uma estratégia eficiente para fazer a bateria do notebook durar mais no Windows é configurar a velocidade do processador quando o computador está fora da tomada. Dessa maneira, o usuário perde um pouco de velocidade, mas, em contrapartida, pode ganhar minutos preciosos de carga, além de um PC mais silencioso, já que a CPU não vai esquentar tanto.

Descubra mitos e verdades sobre baterias e carregadores

No passo a passo a seguir, aprenda como fazer essa modificação para que seu processador consuma menos energia, colaborando para a autonomia de bateria.

Não deixe a bateria ligada no carregador muito tempo mais do que o necessário (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: Não deixe a bateria ligada no carregador muito tempo mais do que o necessário (Foto: Thiago Barros/TechTudo))Aprenda a diminuir velocidade do processador para economizar bateria (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Passo 1. Acesse as configurações de energia do seu computador;

Acesse as configurações de energia do seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett) (Foto: Acesse as configurações de energia do seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett))Acesse as configurações de energia do seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Na tela que será aberta, escolha a opção “Alterar configurações do plano” no regime de controle de consumo que pretende desacelerar o processador. No exemplo foi escolhido “Dell”. Mas, se você preferir, pode criar um plano exclusivo para economia;

Escolha o plano de energia que deseja alterar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Escolha o plano de energia que deseja alterar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Na nova janela, opte por “Alterar configurações de energia avançadas”;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Na sequência, escolha configurações de energia avançadas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Na sequência, escolha configurações de energia avançadas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Navegue entre as opções até encontrar “Gerenciamento de energia do processador”. Selecione para abrir as opções de configurações;

Localize a opção de Gerenciamento de desempenho máximo do processador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Localize a opção "Gerenciamento de desempenho máximo do processador" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Abra o diretório “Estado de desempenho máximo”. Haverá duas opções: “Na bateria”, que define o regime de funcionamento do processador fora da tomada, e “Na tomada”, que gerencia a operação com o computador ligado na rede elétrica;

Realize as alterações que desejar, mas tenha cuidado para não limitar demais o desempenho (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Faça as alterações, mas tenha cuidado para não limitar demais o desempenho (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Agora é hora de alterar o valor. Tenha cuidado: se derrubar demais a porcentagem, seu computador poderá ficar bastante lento. Além disso, um valor muito baixo pode provocar instabilidades e travamentos;

Não esqueça de confirmar, clicando em Aplicar e em Ok (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Não esqueça de confirmar, clicando em "Aplicar" e em "Ok" (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Quando estiver satisfeito, clique em “Aplicar” e, em seguida, “OK”. Suas configurações passarão a fazer efeito imediatamente. Para reverter, basta refazer o processo e alterar a porcentagem de volta ao valor inicial.

Você pode acompanhar o resultado no monitor de desempenho do Windows. Observe que em nenhum momento o processador vai além do teto, de 85%, no nosso exemplo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Você pode acompanhar o resultado no monitor de desempenho (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O que preciso saber antes de comprar um notebook? Comente no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.