A Disney e seus personagens, como Mickey, Pato Donald e Pateta, se misturam com muito charme à história dos videogames nos anos 90, desempenhando um papel bastante importante durante a disputa entre Sega e Nintendo na geração 16 bits. Relembre alguns dos melhores títulos da Disney para o Super Nintendo e Mega Drive.

LittleBigPlanet 3 recebe extras de Frozen, animação da Disney

O clássico Castle of Illusion iniciou uma nova e brilhante fase para os jogos da Disney. (Foto: Retro4Ever)

Castle of Illusion (Mega Drive, Master System)

Não é exagero dizer que Castle of Illusion deu início a grande febre da Disney no mundo dos videogames. Nos anos 90, a popularidade de Mario, mascote da Nintendo, era menor que a de Mickey Mouse. Com isso, a Sega resolveu investir no camundongo como a cara do Mega Drive. Curiosamente, o título foi desenvolvido por uma designer inexperiente na época, Emiko Yamamoto, que trouxe muitas ideias diferenciadas para o jogo.

Castle of Illusion captou perfeitamente o charme da Disney. (Foto: SegaDriven)

Quackshot (Mega Drive)

Aproveitando o sucesso de Mickey, o Pato Donald resolveu também entrar no mundo dos games, com um jogo mais voltado para a ação. Quackshot deu ao personagem um visual de caçador. Apesar disso, a inocência da Disney não foi perdida: as armas disparam desentupidores de pia. Havia ainda elementos de aventura que tornavam o game muito profundo.

Pato Donald ganhou uma arma que dispara desentupidores de pia em Quackshot. (Foto: Game Fabrique)

The Magical Quest (Super Nintendo)

Algum tempo depois, Mickey acabou chegando também para o Super Nintendo com The Magical Quest. Nessa aventura, Mickey precisava salvar seu cachorro, o Pluto. O jogo apresentou um sistema que influenciou vários títulos, a troca de roupas de Mickey. Você começava controlando apenas o personagem, mas eventualmente ganhava roupas que garantiam poderes especiais.

The Magical Quest trouxe a divertida jogabilidade de troca de roupas de Mickey. (Foto: Game Fabrique)

World of Illusion (Mega Drive)

No fim de ano de 1992, a sequência de Castle of Illusion disputou espaço com The Magical Quest, chegando pouco menos de um mês depois, com os mesmos conceitos de troca de roupa. Uma grande vantagem de World of Illusion é que o game permite que duas pessoas joguem cooperativamente: uma como Mickey e outra como Donald. Além disso, esse jogo iniciou a tradição de Donald sempre ganhar roupas mais escrachadas.

World of Illusion permite que duas pessoas joguem cooperativamente: uma como Mickey e outra como Donald. (Foto: Wikipedia)

Goof Troop

... ng> (Super Nintendo)

A Capcom surpreendeu a todos com Goof Troop, colocando Pateta e seu filho como estrelas. O título demonstrava o interesse da produtora em trabalhar com a série The Legend of Zelda. A partir do personagem da Disney, o game apresentava uma aventura repleta de quebra-cabeças e uso inteligente de itens, assim como na série da Nintendo.

A aventura foi  influenciada por The Legend of Zelda. (Foto: Game Fabrique)

Aladdin (Super Nintendo, Mega Drive)

Na época, Aladdin foi tema de muita polêmica entre os fãs do Super Nintendo e Mega Drive. Isso porque cada console recebeu uma edição diferente do jogo. A versão da Nintendo, desenvolvida pela Capcom, era mais focada em seções de plataforma, com vários caminhos alternativos para completar uma fase. Já a versão da Sega foi feita pela Virgin Games, com foco na ação, exibindo combates de espada, personagens maiores e melhores animações. Além disso, ela era mais linear.

Do lado esquerdo, Aladdin do Super Nintendo.  No direito, a versão do Mega Drive (Foto: GameInformer)

The Lion King (Super Nintendo, Mega Drive, Master System, PC)

Com o grande sucesso de O Rei Leão, a animação recebeu um jogo. Apesar disso, a qualidade do título surpreendeu bastante. Com uma temática incomum, a ideia de jogar com o protagonista Simba tanto na fase filhote como adulto também era bastante curiosa. Vale lembrar que isso ocorreu 5 anos antes de The Legend of Zelda: Ocarina of Time surgir com o conceito de infância e maturidade.

O Rei Leão introduziu a ideia de jogar com um personagem tanto na infância quanto adulto. (Foto: Hobby Consolas)

The Great Circus Mystery (Super Nintendo, Mega Drive)

O sucesso do primeiro jogo da série The Magical Quest garantiu The Great Circus Mystery. A sequência tinha como principal vantagem o modo multiplayer cooperativo também para o Super Nintendo. O segundo gamer jogava como Minnie, a namorada de Mickey, na sua estreia na Era dos 16 bits, ainda mantendo o sistema de roupas dos títulos anteriores.

The Great Circus Mystery tinha uma das melhores roupas: caubói. (Foto: Game Fabrique)

Disney’s Magical Quest 3 (Super Nintendo)

De todos os jogos da série The Magical Quest, o melhor é o menos conhecido. Isso porque o terceiro capítulo da franquia apenas foi lançado no Japão. Em 1995, o PlayStation One e o Sega Saturno já estavam no mercado, e o Nintendo 64 viria logo depois. Então, havia pouco motivo para dar apoio ao Super Nintendo. Neste título, o parceiro de Mickey volta a ser o Pato Donald, e a dupla consegue algumas das mais divertidas roupas de todas.

The Magical Quest 3 não chegou ao ocidente. (Foto: Alvanista)

Mickey Mania (SNES, Mega Drive, Sega CD, PlayStation)

Depois de tantos ótimos jogos de plataforma e muitas troca de roupas, Mickey voltou ao básico em Mickey Mania. Não se trata de um dos games mais divertidos do camundongo, mas ele possui um charme especial. O título traz fases que exploram a história do próprio Mickey, começando o game inclusive pelo primeiro desenho: Steamboat Willie.

Mickey Mania era um show de nostalgia para os fãs. (Foto: MeriStation)

Qual o melhor jogo baseado em desenho animado? Comente no Fórum do TechTudo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.