X-Men, Street Fighter, Metal Slug e The Simpsons estão entre os melhores jogos de fliperama dos anos 90. Alguns títulos da lista ganharam versões para console posteriormente, mas não eram caprichadas, bonitas e divertidas como nas máquinas de arcade – seja do shopping ou do bar da esquina. Relembre ou conheça essa época a qual precisava-se apenas de uma ficha para jogar e saiba quais são os melhores games:

Confira como jogar online e de graça os clássicos do fliperama

The Simpsons Arcade Game

Produzido pela Konami, o The Simpsons Arcade Game foi um legítimo jogo de pancadaria com os personagens do desenho animado. No estilo “beat’em up” para até quatro jogadores, era possível escolher um dos Simpsons para salvar Maggie do Sr. Burns.

The Simpsons Arcade Game (Foto: Divulgação/Konami)

O game fez muito sucesso em sua época original, por volta de 1991, e foi relançado em 2012 para PS3 e Xbox 360. Uma edição para dispositivos iOS saiu ainda em 2009.

X-Men

O fliperama dos X-Men veio bem antes do sucesso de jogos como X-Men vs Street Fighter ou X-Men Children of Atom. Lançado em 1992 e produzido pela Konami, o game colocava em ação os principais mutantes, como Wolverine, Colossus e Tempestade, em uma missão para enfrentar Magneto.

X-Men no iOS (Foto: Divulgação/Konami)

O fliperama de X-Men também foi relançado para PS3 e Xbox 360, em 2010, além de dispositivos iOS em 2011. Contudo, a versão portátil foi removida da App Store e não pode ser mais comprada.

Cruis’N USA

Cruis’N USA foi um dos sucessos do Nintendo 64, mas muita gente também o conheceu pelo fliperama, que tinha assento e volante para dirigir o carro do game em alta velocidade. Ele foi o primeiro jogo da série Cruis’N e prezava pela velocidade e gráficos. O mote era “cruzar os Estados Unidos em um único veículo”, e assim podíamos ver locais famosos dos Estados Unidos. Foi lançado primeiro em 1994.

Cruis'n USA nos fliperamas (Foto: Divulgação/Midway)

Virtua Cop 2

Virtua Cop 2 veio para melhorar ainda mais a experiência do primeiro, que já era um game elogiado. Lançado em 1995 pela Sega, o game de tiro em trilhos tinha arma própria no fliperama e foi criação de Yu Suzuki, lenda dos games por trás de jogos como Outrun, Yakuza e Shenmue.

... p>
Virtua Cop 2 envelheceu muito bem (Foto: Divulgação/Sega)

O esquema funcionava da seguinte forma: a câmera se movia sozinha e fixamente pela fase, cabia ao jogador ser bom de mira para eliminar os bandidos e salvar os inocentes. Até hoje, o game tem bons gráficos e pode ser aproveitado sem qualquer estranhamento, por ser tão divertido.

Sunset Riders

Sunset Riders foi um dos sucessos dos consoles nos anos 90, mas pouca gente sabe que ele nasceu nos fliperamas em 1991. Produzido também pela Konami, o jogo de ação no Velho Oeste tinha gráficos e personagens muito bem construídos.

O divertido Sunset Riders (Foto: Divulgação/Konami)

A ação era lateral, como um jogo de plataforma, mas a possibilidade de jogar com até outros três amigos e ver tiro voando para todo o lado era legítima. Este foi um dos poucos games de fliperama que tentou manter os elementos ao ser adaptado aos consoles.

Super Street Fighter 2

Street Fighter recebeu praticamente todas as suas versões em formato fliperama, mas a inesquecível continua sendo Super Street Fighter 2, não exatamente a primeira, mas sim uma das melhores de sua época.

Super Street Fighter 2 (Foto: Divulgação/Capcom)

Super Street Fighter 2 é sempre lembrado como um dos melhores da série. Lançado em 1993, ele foi, ainda, o primeiro jogo da placa CP System 2, também da Capcom, o que permitiu melhorias nos gráficos e áudio.

The King of Fighters ’98

The King of Fighters ’98 é considerado por muitos fãs como o melhor jogo de luta da série. Ele saiu em 1998 e trouxe o elenco “dos sonhos”, com personagens, inclusive, que já haviam morrido na história.

The King of Fighters '98 também saiu nos dispositivos móveis (Foto: Divulgação/SNK)

Isso por se tratar de um jogo especial, que não faz parte da cronologia e traz apenas personagens favoritos de muitos fãs. Sua jogabilidade, com dois tipos de barras especiais, também agradou muita gente.

Metal Slug

Metal Slug foi lançado em 1996 pela SNK e é popular até hoje, incluindo versões novas que foram lançadas há poucos anos. O game é de plataforma com ambientação de guerra, onde os heróis resgatam sobreviventes de guerra e acabam com o exército do mal.

Metal Slug, hilário e sombrio ao mesmo tempo (Foto: Divulgação/SNK)

Pela descrição você imagina que é um jogo cheio de violência e realista. Até temos a presença de violência, mas ela é extremamente estilizada. Além disso, o jogo é permeado de bom humor e situações engraçadas nos cenários.

Killer Instinct

Killer Instinct é outro jogo do Super Nintendo que também ficou famoso nos fliperamas. Atualmente uma versão recente pode ser encontrada no Xbox One e computadores Windows, e todas as versões foram desenvolvidas pela Rare.

Killer Instinct (Foto: Divulgação/Rare)

Killer Instinct seguia de perto a inspiração em outros jogos de luta mas, na teoria, trazia gráficos melhores. Sua versão para Super Nintendo impressionou por perder pouco de visual em relação ao fliperama. Mas, realmente, a experiência máxima estava nos arcades.

Mortal Kombat

Mortal Kombat era tudo que o mercado de jogos de fliperama precisava na década de 90, principalmente para inovar em termos de violência. Lançado em 1992, o primeiro game veio com a intenção de ser visceral e realista – até onde pudesse.

Mortal Kombat (Foto: Divulgação/Midway)

É claro que não é muito realista arrancar a espinha de um lutador e ele se manter em pé, mas os fãs não se preocupavam muito com isso, já que a jogabilidade era excelente e os personagens cativantes – entre eles clássicos como Sonya Blade, Sub Zero, Scorpion e Liu Kang.

Qual o melhor jogo antigo de fliperamas? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.