Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Google Drive ainda não está disponível oficialmente para Linux, mas, graças a um hack, é possível contornar esse problema no Ubuntu. O GDrive Tools é uma versão adaptada do aplicativo que funciona como os apps para Windows e Mac OS, com pasta de arquivos e sincronização na nuvem. Ele apresenta alguns bugs pequenos – como a não sincronização de arquivos do Google Docs – mas, certamente, nada que o impeça de ser uma alternativa viável para usuários do sistema open source. Veja como usar.

Netflix Desktop instala app do Windows no Ubuntu Linux; veja como

Passo 1. Abra o terminal do Ubuntu;

Abra o Terminal (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o Terminal (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Digite os códigos a seguir em sequência, inserindo sua senha no primeiro deles e dando prosseguimento a eventuais pedidos de confirmação durante o processo:

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8

sudo apt-get update

sudo apt-get install grive

Digite o primeiro conjunto de comandos e confirme sempre que pedido (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Digite o primeiro conjunto de comandos e confirme sempre que pedido (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em seguida, insira esses outros comandos, novamente em sequência:

sudo add-apt-repository ppa:thefanclub/grive-tools

sudo apt-get update

sudo apt-get install grive-tools

Insira a segunda sequência de comandos no Terminal (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Insira a segunda sequência de comandos no Terminal (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Ao final do processo, feche o Terminal e procure por “Drive”. Você encontrará três aplicativos relacionados. Abra o GDrive Setup;

Abra a configuração do GDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra a configuração do GDrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 5. Avance até que o assistente abra duas janelas, uma com um campo em branco e outra do navegador, para fazer login em sua conta Google. Insira sua senha para obter um código de confirmação. Copie e cole na janela do GDrive Tools;

Cole o código do seu Drive na web dentro do GDrive Tools (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Cole o código do seu Drive na web dentro do GDrive Tools (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Em seguida, pesquise por “Drive” novamente e clique no “Google Drive Indicator” para ativar o ícone persistente do Google Drive na barra superior. É a partir de lá que você poderá pausar ou retomar a sincronização, entre outras opções do app;

Ative o icone de notificação do Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o icone de notificação do Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Por último, mova o app “Google Drive” para a barra do Unity para ter um acesso rápido à sua pasta do Drive no Ubuntu.

Crie um atalho para sua pasta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie um atalho para sua pasta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A sincronização dos seus arquivos pode demorar e, devido a limitações do GDrive Tools, documentos criados online no Google Docs não serão baixados. Porém, qualquer item movido para a pasta de sincronização deverá ser sincronizado na nuvem automaticamente, sem maiores problemas.

Vocês usam Linux? Comente no Fórum do TechTudo. 

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.