Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Computadores têm um papel importante na educação de crianças, mas também podem ser fonte de distração em horas inapropriadas. No Windows, há uma função oculta que permite ajudar a conter uso excessivo do PC por meio de limitação de tempo. Para isso, é preciso inserir um código na janela de comandos do sistema, algo que pode assustar a usuários iniciantes, mas não é difícil de fazer. Saiba criar limite de horários e dias nos quais o seu filho, filha ou sobrinhos podem usar o computador.

Como espelhar a tela do iPhone ou do iPad no seu PC

Passo 1. Pesquise pelo prompt de comando no Menu Iniciar e abra-o com privilégio de administrador – clique com o botão direito do mouse para acessar;

Abra o prompt de comando como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o prompt de comando como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Digite o comando de limitação de horário no formato “net user [nome de usuário] /time:[dia da semana],[horário]” (sem aspas). Os símbolos são no formato americano de Dias da semana (de domingo a sábado: Su, M, T, W, Th, F, Sa) e horas (am-pm).

Por exemplo, se você quiser limitar o uso do PC para um determinado dia e horário, deve inserir:

net user nomedousuário /time:Sa,8am-4pm

Defina um intervalo de uso em um determinado dia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Defina um intervalo de uso em um determinado dia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Para estender a limitação para mais de um dia da semana, o comando ganha a seguinte forma:

net user nomedousuário /time:M-F,4pm-8pm

Programe horários em vários dias ao mesmo tempo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Programe horários em vários dias ao mesmo tempo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. É possível ainda compartimentar o bloqueio de tempo com horários diferentes para cada intervalo de dias:

net user nomedousuário / time:Sa,8am-4pm;M-F,4pm-8pm

Quebre o horário em dias diferentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Quebre o horário em dias diferentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Além disso, o comando pode ser flexibilizado para limitar o tempo de uso do computador em horários quebrados ao longo do mesmo dia:

net user nomedousuário /time:M-F,6am-8am;M-F,4pm-10pm

Programe mais de um horário ao longo do dia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Programe mais de um horário ao longo do dia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Por último, é muito simples remover qualquer bloqueio de tempo com um comando curto:

net user nomedousuário /time:all

Libere todos os horários (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Libere todos os horários (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Lembre-se que o bloqueio de tempo de uso do computador por linha de comando só pode ser aplicado se você digitar corretamente o nome de usuário da pessoa. Portanto, antes de mais nada, você deve criar um usuário específico para a criança usar no seu computador e trancar o seu com senha.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.