Computadores têm um papel importante na educação de crianças, mas também podem ser fonte de distração em horas inapropriadas. No Windows, há uma função oculta que permite ajudar a conter uso excessivo do PC por meio de limitação de tempo. Para isso, é preciso inserir um código na janela de comandos do sistema, algo que pode assustar a usuários iniciantes, mas não é difícil de fazer. Saiba criar limite de horários e dias nos quais o seu filho, filha ou sobrinhos podem usar o computador.

Como espelhar a tela do iPhone ou do iPad no seu PC

Passo 1. Pesquise pelo prompt de comando no Menu Iniciar e abra-o com privilégio de administrador – clique com o botão direito do mouse para acessar;

Abra o prompt de comando como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o prompt de comando como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Digite o comando de limitação de horário no formato “net user [nome de usuário] /time:[dia da semana],[horário]” (sem aspas). Os símbolos são no formato americano de Dias da semana (de domingo a sábado: Su, M, T, W, Th, F, Sa) e horas (am-pm).

Por exemplo, se você quiser limitar o uso do PC para um determinado dia e horário, deve inserir:

net user nomedousuário /time:Sa,8am-4pm

Defina um intervalo de uso em um determinado dia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Defina um intervalo de uso em um determinado dia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Para estender a limitação para mais de um dia da semana, o comando ganha a seguinte forma:

net user nomedousuário /time:M-F,4pm-8pm

Programe horários em vários dias ao mesmo tempo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Programe horários em vários dias ao mesmo tempo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. É possível ainda compartimentar o bloqueio de tempo com horários diferentes para cada intervalo de dias:

net user nomedousuário / time:Sa,8am-4pm;M-F,4pm-8pm

Quebre o horário em dias diferentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Quebre o horário em dias diferentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Além disso, o comando pode ser flexibilizado para limitar o tempo de uso do computador em horários quebrados ao longo do mesmo dia:

net user nomedousuário /time:M-F,6am-8am;M-F,4pm-10pm

Programe mais de um horário ao longo do dia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Programe mais de um horário ao longo do dia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Por último, é muito simples remover qualquer bloqueio de tempo c

... om um comando curto:

net user nomedousuário /time:all

Libere todos os horários (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Libere todos os horários (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Lembre-se que o bloqueio de tempo de uso do computador por linha de comando só pode ser aplicado se você digitar corretamente o nome de usuário da pessoa. Portanto, antes de mais nada, você deve criar um usuário específico para a criança usar no seu computador e trancar o seu com senha.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.