CaptionBot é um novo robô de inteligência artificial criado pela Microsoft. Disponível na Internet, possui a função de examinar imagens enviadas pelo usuário para criar legendas em cada uma delas. Além disso, quem usar o robô e participar da brincadeira pode contribuir com o aprimoramento da ferramenta, classificando-o de uma a cinco estrelas. Quem preferir, pode fazer upload de fotos genéricas da Internet ou usar as imagens disponíveis para testar o robô.

Windows 10 Anniversary Update: atualização será de graça para PCs

Os resultados dos exames do CaptionBot são mistos: algumas imagens são identificadas e descritas com grande perfeição, mas outras apontam limites da tecnologia no momento. Situações com grande variação de iluminação e em espaços amplos, como estádios, tendem a confundir o robô.

Robô da Microsoft analisa e descreve imagens com diferentes níveis de precisão (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Depois do desgaste provocado por outro projeto de inteligência artificial, a Tay no Twitter, parece que a Microsoft aprendeu. O CaptionBot se recusa a trabalhar com imagens cujo conteúdo pode ser considerado ofensivo, que vão desde Hitler e referências ao nazismo até pornografia.

O CaptionBot foi criado a partir de outras tecnologias da Microsoft para reconhecimento de imagens, muitas usadas atualmente no Bing para filtragem de buscas. Até o momento, a ferramenta funciona apenas em inglês.

Como usar o CaptionBot?

Passo 1. Acesse o CaptionBot. Na tela inicial, haverá a opção para realizar o upload de uma imagem que deseja analisar ou a possibilidade de escolher uma das fotos sugeridas pelo site. Nesse caso, escolha a que você quiser e clique em “Use this photo” (usar essa foto);

Se preferir, o usuário pode usar as imagens sugeridas pelo próprio CaptionBot (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Se você quer realizar o upload de alguma fotografia, o site irá exibir uma janela pedindo para selecionar o arquivo que deseja analisar. Escolha a foto e confirme. Sua imagem será enviada e você terá que aguardar alguns instantes;

Clique em "Upload a photo" para escolher uma imagem para ser analisada (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Quando concluir a análise, haverá um texto em cima da imagem. No caso do nosso exemplo, o CaptionBot identificou a ima

... gem, dizendo: “eu acho que é uma mesa com um prato de comida e um garfo”. Se você considerou que a descrição foi precisa, pode classificar a análise com estrelas: cinco para mais preciso e uma para classificar má análise.
Depois do resultado, você pode dar uma nota, na forma de estrelas, para o desempenho do CaptionBot (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.