Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Trocar a pasta térmica do processador de tempos em tempos é essencial para garantir seu bom funcionamento. Como já foi explicado, o componente ajuda a manter a temperatura do chip baixa, criando uma superfície sem falhas entre o dissipador de calor do cooler e o die do processador.

Como economizar na compra de um processador novo

A composição da pasta térmica afeta no período em que precisa ser trocada. Versões mais baratas, feitas com silicone e óxido de zinco, devem ser substituídas uma vez por ano. Já as pastas que usam cerâmica ou prata na composição podem ficar de 5 a 10 anos no computador. Mas lembre-se, toda vez que retirar o cooler para uma limpeza, será necessário trocar o material.

Tendo isso em mente, avalie se o seu PC está precisando de nova pasta térmica. Caso a resposta seja positiva, aprenda como fazer a troca no tutorial a seguir.

Processador com pasta térmica  (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Aprenda a trocar pasta térmica do processador; confira antes a garantia do PC (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 1. Antes de tudo é preciso saber o modelo do seu processador. Isso fará com que você possa ir ao site da fabricante e verificar a forma correta de encaixe/desencaixe do modelo do cooler. Entre em “Painel de Controle” > “Sistema e Segurança” > “Sistema”;

Destaque para informação sobre processador no Painel de Controle do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para informação sobre processador no Painel de Controle (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Separe o material. Além da própria pasta térmica, você precisará de chave phillips, álcool isopropílico, cotonetes e um objeto rígido de superfície chata, que pode ser uma régua, estilete ou espátula;

Material necessário para troca da pasta térmica (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Material necessário para troca da pasta térmica (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 3. Desconecte todos os cabos do gabinete e use a chave phillips para retirar os parafusos traseiros. Observe se há algum selo de lacre de segurança colado ao gabinete. Caso haja, só retire-o se o computador estiver fora do prazo de garantia, caso contrário ela será perdida;

Abertura do gabinete com chave philips (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Abertura do gabinete com chave philips (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 4. Retire eventuais parafusos da lateral direita do gabinete. Com a tampa solta, empurre-a na direção indicada pela seta na imagem abaixo;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Seta indica direção para empurrar tampa lateral do gabinete (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Seta indica direção para empurrar tampa lateral do gabinete (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 5. Coloque as mãos em partes não pintadas da carcaça do gabinete e deixe por aproximadamente 30 segundos. Retire as mãos, deixe-as uns 5 segundos afastadas e depois coloque novamente, repetindo o procedimento três vezes. Isso irá tirar a eletricidade estática do seu corpo, evitando queimar os componentes do PC;

Eliminação da eletricidade estática do corpo (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Eliminação da eletricidade estática do corpo (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 6. Retire o fio de eletricidade que liga o cooler à placa mãe;

Retirada do fio de eletricidade do cooler da placa-mãe (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Retirada do fio de eletricidade do cooler da placa-mãe (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 7. O processador usado neste tutorial é da Intel, cuja maior parte dos modelos são retirados do mesmo jeito. Observe que o cooler possui quatro travas, indicadas por setas vermelhas na foto abaixo. Coloque a chave de fenda na ranhura e gire no sentido anti-horário, repetindo o procedimento nas quatro travas;

Indicações de travas de segurança do cooler de um processador Intel (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Indicações de travas de segurança do cooler de um processador Intel (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 8. Usando dois dedos, segure as travas por baixo e puxe-as para cima, o que irá soltar o cooler da placa-mãe. Agora basta puxar a peça cuidadosamente para retirá-la do PC;

Puxe as travas do cooler para cima com os dedos (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Puxe as travas do cooler para cima com os dedos (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 9. Umedeça um cotonete com álcool isopropílico e retire todo o vestígio da pasta antiga que estiver no dissipador de calor (a peça metálica acoplada ao cooler);

Retirada da pasta térmica antiga do dissipador de calor do cooler  (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Retirada da pasta térmica antiga do dissipador de calor do cooler (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 10. Umedeça outro cotonete limpo para retirar a pasta térmica antiga também do processador. Se houver muita poeira no local, aproveite para limpar o computador seguindo as dicas deste tutorial;

Retirada da pasta térmica antiga do die do processador (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Retirada da pasta térmica antiga do die do processador (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 11. Pegue uma pequena quantidade de pasta térmica, como indicado na imagem à esquerda, e aplique no centro da área circular do dissipador de calor, como mostrado na foto à direita;

Indicação da quantidade de pasta térmica a ser aplicada no dissipador de calor (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Indicação da quantidade de pasta térmica a ser aplicada no dissipador de calor (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 12. Com o auxílio da régua ou estilete, espalhe a pasta térmica por todo o centro do dissipador de calor. Deixe a camada fina, pois o excesso de pasta prejudica a transferência de calor. O resultado deve ficar como o da imagem à direita;

Como pasta térmica deve ser espalhada e ficar no dissipador de calor (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Como pasta térmica deve ser espalhada e ficar no dissipador de calor (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 13. Puxe as quatro travas do cooler para cima, até ouvir um estalo. Reposicione a peça no PC, alinhando as travas aos furos correspondentes na placa-mãe;

Indicação dos furos da placa-mãe onde são inseridas as travas (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Indicação dos furos da placa-mãe onde são inseridas as travas (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 14. Pressione as bordas do cooler sem mexer nas travas. Quando a peça já estiver encaixada no processador, empurre as travas para baixo e, com a chave de fenda, gire-as no sentido horário para travar a posição. Observe se está bem rente à placa-mãe, conforme indica a imagem abaixo;

Alinhamento do cooler à placa-mãe (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Alinhamento do cooler à placa-mãe (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 15. Reconecte o fio de eletricidade do cooler na placa-mãe e feche o gabinete. Pronto, agora sua pasta térmica já está trocada e você pode ligar o PC novamente.

Gabinete sendo fechado após troca da pasta térmica (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Gabinete sendo fechado após troca da pasta térmica (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

O que saber antes de comprar um notebook? Comente no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.