Os anos 80 foram marcados pelo lançamento de muitos jogos – hoje clássicos – nos fliperamas. O mundo deixaria de amar somente jogos como Space Invaders e Asteroids, e passaria a idolatrar títulos como Pac-Man, Galaga e Donkey Kong. O Techtudo reuniu uma lista com os 10 melhores jogos lançados entre 1980 e 1989, confira:

Relembre as máquinas de fliperamas mais incríveis dos anos 90

Pac-man

Criado em 1980 por Toru Iwatani, um designer da Namco, o jogo foi revolucionário na época, já que se diferenciava dos habituais shoot-em-up – jogos de tiro, geralmente com naves – existentes, como Space Invaders e Asteroids. Enquanto come pequenas bolinhas dispostas no cenário, o personagem precisa fugir de fantasmas que escaparam da prisão.

Pac-man: jogo foi lançado em 1980 (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

O personagem inicialmente era conhecido como Puck-man, mas o nome foi alterado para Pac-man quando chegou ao ocidente – “Puck” poder ser confundido com um palavrão em inglês.

Galaga

Galaga é a continuação do jogo Galaxian, lançado 1979. O jogador controla uma nave – que pode se mover da esquerda para a direita – enquanto atira em alienígenas invasores que voam pela tela.

Em Galaga, o jogador controla uma nave que deve derrotar tropas inimigas (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

O objetivo é alcançar o maior número de pontos possíveis. Ao encerrar a fase, uma nova tropa inimiga aparece, mais forte e rápida.

Donkey Kong

Donkey Kong foi criado pela Nintendo e produzido pelo designer Shigeru Miyamoto – mesmo criador de Mario, The Legend of Zelda, Star Fox e outros. O jogo coloca o grande macaco contra Jumpman, que logo depois receberia o nome Mario.

Donkey Kong: Mario tem sua primeira aparição nos games, mas, inicialmente, sob o nome de Jumpman (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

O jogador controla Jumpman, que deve salvar a namorada, Pauline, das mãos de Donkey Kong. O personagem salta sobre obstáculos, como barris, enquanto escala uma grande estrutura com vigas e escadas. Ao se aproximar de Donkey Kong, ele foge para o próximo cenário e leva Pauline consigo.

Tetris

Tetris foi criado por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov, todos membros do Centro de Computadores da Acadêmia Russa de Ciências. O jogo apresenta uma mecânica simples, mas viciante – peças aleatórias descem da tela e devem ser empilhadas de forma organizada. Assim que é feita uma linha de peças encaixadas, o jogador ganha pontos e a linha some.

... do na União Soviética e baseou-se em um quebra-cabeça grego (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)" height="497" src="//s2.glbimg.com/fB0JCL5VwqFRND_tQLof2mVIFyo=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/04/11/tetris-first-arcade-game-jogo-fliperama-melhore-jogos-anos-80-e1460389465535.jpg" width="695">Tetris: jogo foi lançado na União Soviética e baseou-se em um quebra-cabeça grego (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Fica mais difícil com o passar do tempo, já que a velocidade de queda das peças aumenta. Pajitnov teve a ideia de criar Tetris após conhecer o quebra-cabeças Pentaminó, um jogo de origem grega feito, geralmente, por peças de madeira que devem ser organizadas.

Vs. Super Mario Bros.

Mario Bros também teve sua passagem pelas máquina de fliperama. Lançado em 1986, era uma versão idêntica de Super Mario Bros., famoso jogo de NES, mas desta vez para a máquina de arcade da Nintendo: o Nintendo Vs.

Vs. Super Mario Bros.: jogo era muito semelhante ao título lançado para NES (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Por problemas de importação e montagem, o game foi lançado apenas no Japão, onde fez grande sucesso.

Double Dragon

Double Dragon é um jogo de luta desenvolvido pela Technos, lançado em 1987. Com o estilo Beat’em up, foi revolucionário na época – a mecânica cooperativa permitia que dois jogadores enfrentassem gangues em uma Nova York pós-apocalíptica. 

Double Dragon: jogo se passava em uma Nova York pós-apocalíptica (Foto: Reprodução/New Retro Wave)

Além dos inimigos e chefes difíceis, o título também tinha como característica a possibilidade de pegar e usar a arma que o adversário deixava cair durante os combates.

Bubble Bobble

O jogador, enquanto controla um ou dois dinossauros cooperativamente, deve derrotar todos os inimigos que surgem na tela. Cada fase tem um diferencial que a torna única, seja na disposição do cenário ou dos inimigos que surgem. Conforme avança, novos adversários aparecem e a dificuldade aumenta.

Bubble Bobble: game coloca o jogador para controlar dois simpáticos dinossauros (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

O game recebeu versões para consoles e aplicação em outros gêneros, como Puzzle Bubble, que traz os dinossaurinhos em um jogo de Puzzles. Recentemente, foi lançado para PSP um novo game da franquia – Bubble Bobble Evolution.

Contra

Contra é um jogo frenético de tiro diferente de tudo que já havia sido lançado, considerado por muitos um dos mais difíceis do mundo. Nele, o jogador controla os soldados Bill Rizer e Lance Bean em uma luta perigosa contra inimigos humanos, máquinas e alienígenas.

Contra: jogo foi marcado por sua dificuldade exagerada (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

O título também apresenta uma dificuldade exagerada e um número muito baixo de vidas, o que faz o jogador suar a camisa para passar pelas oito fases.

Arkanoid

Arkanoid é um jogo baseado no sucesso Breakout, lançado para Atari em 1976. O jogador toma o controle da nave Vaus, que fugiu da nave-mãe Arkanoid após ela ser destruída. No começo da partida, Vaus lança uma bola que bate em alguns retângulos coloridos. Após o impacto, a bola retorna para Vaus, que deve bater nela para que o processo reinicie, até que não tenha mais retângulos restantes.

Arkanoid foi lançado em 1976 (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Durante o gameplay, pequenas capsulas caem e, se forem coletadas, garantirão habilidades especiais para Vaus, como um comprimento maior, magnetismo e até permitir disparos duplos.

Street Fighter

A famosa franquia que perdura até hoje teve início em 1987, com jogabilidade diferente do padrão visto hoje em dia. Na época, o usuário podia controlar apenas Ryu ou Ken enquanto enfrentava nove inimigos ao redor do mundo e lutava contra Sagat no final do título.

Street Fighter: primeiro jogo trazia apenas Ryu e Ken como personagens jogáveis (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos)

Um fato curioso é que Ryu e Ken já usavam os poderes que marcaram a série, como Hadouken e Shoryuken, e Sagat ainda não tinha a cicatriz no peito.

Qual o melhor arcade de tiro? Comente no Fórum do Techtudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.