Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Mario Kart, Need for Speed, Gran Turismo e Forza estão no pódio dos maiores jogos vendidos entre o gênero de corrida, um dos mais populares entre os videogames. Desde a época dos arcades, há uma grande base de fãs que se interessa em acelerar pelas pistas do mundo, em conhecer mais sobre carros e em competir com amigos e desconhecidos. Na lista do TechTudo, você vai conhecer os jogos de corrida mais vendidos de todos os tempos, saber o que cada um tinha de especial e para quais plataformas ele está disponível.

Mario Kart Wii (2008) – Nintendo Wii: 36 milhões de cópias

Colhendo os frutos do enorme sucesso de vendas do Nintendo Wii, a Nintendo emplacou uma série de grandes recordistas de vendas. Um desses casos é Mario Kart Wii, que é o game de corrida mais vendido da história (o terceiro jogo mais vendido entre todos os gêneros).

Mario Kart Wii é um dos jogos mais vendidos da história (Foto: Divulgação/Nintendo)Mario Kart Wii é um dos jogos mais vendidos da história (Foto: Divulgação/Nintendo)

Um dos elementos que ajudam a explicar o enorme sucesso do jogo é a Wii Wheel. O volante sem fio era vendido junto com o jogo e permitia que jogadores curtissem as corridas sem a necessidade do controle comum, ou do Wii Remote.

Mario Kart DS (2005) – Nintendo DS: 23 milhões

A versão para a primeira geração do portátil da Nintendo marcou época pelos gráficos, considerados de alta qualidade para um console de bolso na época, e pelo fato de ser o primeiro jogo a usar o recurso Wi-Fi Connection. A conexão via rede sem fio no game permitia que jogadores disputassem corridas em multiplayer local.

Mario Kart DS é um dos recordistas em vendas do Nintendo DS (Foto: Reprodução/YouTube)Mario Kart DS é um dos recordistas de vendas do Nintendo DS (Foto: Reprodução/YouTube)

Need For Speed: Most Wanted (2005) – PlayStation 2, Xbox, Xbox 360, GameCube, Windows, Game Boy Advance, Nintendo DS: 16 milhões

Mais vendido título entre os games Need For Speed, o primeiro Most Wanted (houve uma nova versão em 2012, com menor sucesso) foi um dos títulos de lançamento do Xbox 360, e que, depois, apareceu em outras plataformas, o que explica o sucesso em números.

Desenvolvido pela Electronic Arts, o título apresentava a mesma mecânica tradicional de corridas e fuga da polícia, marcante em Need for Speed. Na época, os gráficos foram bastante elogiados, principalmente em relação aos carros.

Need for Speed Most Wanted (2005) é o mais vendido da série NFS (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Need for Speed Most Wanted (2005) é o mais vendido da série NFS (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Need For Speed: Underground (2003) – PlayStation 2, Xbox, GameCube, Windows, Game Boy Advance: 15 milhões

Underground é outro capítulo de sucesso da série Need For Speed. O jogo marcou época pelo nível de customização dos carros, pelas corridas noturnas e pela jogabilidade.

O sucesso do jogo da EA foi tão grande que abriu as portas para um sucessor, Underground 2, também um sucesso de vendas.

Underground foi um dos games de corrida mais inovadores da história (Foto: Reprodução/YouTube)Need for Speed: Underground foi um dos games de corrida mais inovadores da história (Foto: Reprodução/YouTube)

Gran Turismo 3 (2001) – PlayStation 2: 14,8 milhõe

A tradicional série de jogos de corrida dos consoles da Sony, sempre desenvolvida pela Poliphony Digital, apresentou Gran Turismo 3 como um dos títulos de lançamento do PlayStation 2. O console, que acabaria se tornando o mais vendido da história, serviu de base para Gran Turismo 3 atingir números impressionantes.

Gran Turismo 3 foi muito elogiado pelos gráficos. Uma curiosidade é que ele é o único da série a ser lançado com uma quantidade de carros inferior ao lançamento anterior (179 contra 650 de GT2) – descontando as versões demo, como Prologue e Concept, além da única lançada para PSP.

Gran Turismo 3 é o mais vendido da série Gran Turismo (Foto: Divulgação/Sony)Gran Turismo 3 é o mais vendido da série Gran Turismo (Foto: Divulgação/Sony)

Gran Turismo 5 (2010) – PlayStation 3: 11,9 milhões

Em um empate técnico com GT4 (11,7 milhões), Gran Turismo 5 é o segundo game mais vendido da série. O jogo da Poliphony Digital foi muito aguardado pelos fãs, já que o PS3 acabou sendo lançado sem a companhia de um Gran Turismo.

Atrasos adiaram o lançamento de GT5 e construíram a expectativa pelo jogo que atravessou a barreira dos mil carros (embora a maioria deles, herdados do PS2, chegaram sem detalhes). GT5 chamou a atenção pelos gráficos em 1080p, taxa de quadros quase estável a 60 FPS e pelo suporte ao 3D.

GT5 foi ansiosamente aguardado pelos proprietários de PlayStation 3 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)GT5 foi ansiosamente aguardado pelos proprietários de PlayStation 3 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Need For Speed: Underground 2 (2004) – PlayStation 2, Xbox, GameCube, Game Boy Advance, Nintendo DS, PlayStation Portable, Windows, celulares: 11 milhões

Depois do enorme sucesso do primeiro Underground, a EA emplacou mais um grande recordista com Underground 2. Entre as novidades, o jogo expandiu as opções de customizações aplicáveis nos carros para ganhar as corridas e introduziu um modo que permitia ao jogador dirigir livremente.

Underground 2 foi tão bem sucedido que acabou garantindo presença nas listas dos mais vendidos de PlayStation 2 (coleção Greates Hits), Xbox (Platinum Hits) e GameCube (Player’s Choice).

Disponível em diversas plataformas, Underground 2 somou 11 milhões de vendas (Foto: Reprodução/YouTube)Disponível em diversas plataformas, Underground 2 somou 11 milhões de vendas (Foto: Reprodução/YouTube)

Gran Turismo (1997) – PlayStation: 10,8 milhões

O primeiro simulador de corridas para consoles surgiu pelas mãos da Poliphony Digital e destruiu a concorrência: era o primeiro jogo que permitia interação dos jogadores com carros reais, como os que apareciam nas ruas e nas corridas. As customizações que permitiam alterar a performance modificavam o comportamento do carro, apresentando aos jogadores a perspectiva de games de corrida com maior capacidade de simulação física.

Para a época, os gráficos eram bastante impressionantes. Quem viveu o período costuma lembrar do encantamento causado pelos reflexos de luz na pintura dos carros. Gran Turismo 2 (1999), também para o PSOne, vendeu 9,3 milhões de cópias pelo mundo.

Gran Turismo trouxe simulação e realismo para os consoles (Foto: Reprodução/GameZone)Gran Turismo trouxe simulação e realismo para os consoles (Foto: Reprodução/GameZone)

Mario Kart 64 (1996) – Nintendo 64: 9 milhões

O game de corrida do Mario ganhava a sua segunda versão no N64. Com o poderio do novo console, a Nintendo pôde criar um game com gráficos baseados em polígonos, permitindo imagens em 3D. A medida, que já havia dado muito certo em Super Mario 64, favoreceu o jogo de kart e lançou as bases para todos os jogos do gênero até hoje. Mario Kart Double Dash, para GameCube, atingiu 7 milhões de cópias, a partir de 2003.

Falando em Mario Kart, vale lembrar que o primeiro jogo dessa série, Super Mario Kart para Super Nintendo, lançado em 1992, também foi um grande sucesso de vendas: 8 milhões de cópias. A perspectiva inovadora de disputar corridas animadas com os personagens do universo Mario foi o estopim da criação de um novo subgênero entre games de corrida.

Mario Kart 64 foi o primeiro da série a apostar nos gráficos tridimensionais (Foto: Divulgação/Nintendo)Mario Kart 64 foi o primeiro da série a apostar nos gráficos tridimensionais (Foto: Divulgação/Nintendo)

Forza Motorsport 3 (2009) – Xbox 360: 4,9 milhões

O terceiro jogo da série de simulação para os consoles da Microsoft, desenvolvido pela Turn 10, foi o mais bem sucedido em vendas até aqui. Com 400 carros extremamente detalhados (500, na versão Ultimate), Forza 3 foi extremamente elogiado, tendo vencido uma série de prêmios e se colocado como um rival sério ao Gran Turismo da Sony.

Forza 3 chegou perto de 5 milhões de cópias no Xbox 360 (Foto: Divulgação/Turn10)Forza 3 chegou perto de 5 milhões de cópias no Xbox 360 (Foto: Divulgação/Turn10)

Quais são os melhores jogos de corrida? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo!

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.