Com o Windows 10, a Microsoft manteve o suporte para controles e joysticks USB. Porém, encontrar as opções de configurações e calibragem não é mais tão simples assim. Aprenda, neste tutorial, como configurar controles com fio do Xbox 360, PS3 e também joysticks genéricos no Windows 10.

PS3: saiba como configurar o DualShock 3 para jogar no PC com o controle 

Controle do Xbox 360

Passo 1. Acesse a página de download de dispositivos da Microsoft e baixe o drive do controle do Xbox 360 para Windows 7 (Xbox 360 Controller for Windows). Selecione a opção conforme a arquitetura do seu Windows 10, 32 bits ou 64 bits;

Selecione a opção conforme o a arquitetura do seu Windows 10 (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Selecione a opção conforme o a arquitetura do seu Windows 10 para configurar controles USB para jogos (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Passo 2. Clique com o botão direto no arquivo que foi baixado e selecione a opção prioridades;

Passo 3. Na aba Compatibilidades, mude a compatibilidade para Windows 7 e clique em OK;

Ao alterar a compatibilidade, aplicativo instala os drives do controle do Xbox 360 sem problemas (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Ao alterar a compatibilidade, aplicativo instala os drives do controle do Xbox 360 sem problemas para configurar controles USB para jogos (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Passo 4. Execute o instalador e siga as instruções para concluir a instalação. Será necessário reiniciar o computador.

Modo de compatibilidade permite o uso de drivers e apps do Windows 7 no Windows 10 (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Modo de compatibilidade permite o uso de drivers e apps do Windows 7 no Windows 10 para configurar controles USB para jogos (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Passo 5. Conecte o controle USB do Xbox 360 e aguarde que o computador o reconheça. Evite usar hubs USB.

Para verificar se controle está a funcionar normalmente, acesse o painel de configurações para controladores de jogos do Windows 10. Essa opção fica um pouco oculta, mas é possível acessá-la facilmente ao digitar “joy.cpl” no Menu Iniciar.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Controle do PlayStation 3 e joysticks genéricos

O Windows 10 tem drivers padrões para a instalação do controle do Playstation 3 e joysticks USB genéricos. Basta conectar o controle na porta USB e ele será reconhecido pelo Windows. Porém, há um problema – nenhuma nova informação é repassada ao usuário pelo Windows 10, que fica sem saber se o controle está funcionando.

Para testar o funcionamento do controle, use a mesma dica utilizada no controle do Xbox 360. Vá até o menu iniciar e digita “joy.cpl” para checar se o controle foi reconhecido perfeitamente.

... ="foto componente-conteudo"> Comando de calibragem de controles ficou oculto no Windows 10 (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Comando de calibragem ficou oculto no Windows 10 para configurar controles USB para jogos (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Um problema comum que pode acontecer com quem tenta plugar um controle do PS3 no PC é o jogo não reconhecer ele apropriadamente. A dica é seguir este tutorial do TechTudo para conseguir fazer com que o controle do PlayStation 3 assuma funções de outros controles e passe a funcionar em todos os games.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.