A Amazon lançou no último dia 18 o Amazon Prime Video, streaming de filmes e séries online que compete diretamente com o Netflix. O serviço não é novo, pois já era disponível para usuários do Amazon Prime, assinatura completa da gigante do e-commerce que inclui até entrega rápida nos Estados Unidos. Mas, agora que é independente, acessível na web, Android e iPhone (iOS) com pagamento mensal, será que pode ser uma alternativa ao Netflix? Testamos.
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Confira as primeiras impressões sobre o Amazon Prime Video e veja um resumo com os pontos fortes e fracos em quesitos como acervo, preço e facilidade de uso da plataforma de streaming.
Catálogo atrativo, principalmente de TV
O Netflix não tem no acervo de filmes o seu forte, o que acaba deixando o Prime Video um pouco à frente. Entre os títulos disponíveis, há filmes relativamente recentes como as ficções científicas Ex Machina e Interestelar, além de Jogos Vorazes: A Esperança, Parte 1. Desses, só Jogos Vorazes está na biblioteca do Netflix, que tem um acervo mais robusto de séries de TV, por exemplo.
Mas, a vantagem principal está na oferta de séries. Há dois motivos principais: além da Amazon ter sua própria coleção de produções, como a premiada Transparent, traz vários programas exclusivos da HBO e outros canais como Newsroom, The Wire, Girls, Sopranos, Veep e True Blood. Há também temporadas mais recentes de Downton Abbey, Orphan Black e outras séries não atualizadas no rival.
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Não é tão fácil de usar
Um ponto do Prime Video que chama atenção é a quantidade de gêneros e categorias disponíveis para a busca de filmes e séries. Diferentemente do Netflix, que seleciona um conjunto de filtros dependendo do perfil do usuário, o concorrente da Amazon disponibiliza todos eles sempre à vista, no menu lateral – não é preciso, portanto, destravar gêneros de forma alternativa.
Porém, a usabilidade não chega a ser simples. Como a Amazon oferece muitos serviços além do streaming de vídeo, que vão das lojas de produtos físicos e livros digitais até o aluguel de filmes e programas de TV sob demanda – ou seja, com pagamento avulso não incluso no Prime Video – a interface acaba ficando desorganizada. No final, o usuário não tem tanta facilidade e praticidade quanto no Netflix.
Esse é um ponto fraco visto principalmente na busca geral, que não filtra resultados somente do Amazon Prime Video. Ao pesquisar por qualquer conteúdo, o assinante do serviço pode dar de cara com um título aparentemente disponível, só para descobrir, na hora de dar o play, que se trata de um conteúdo não incluído na assinatura. Embora não seja um defeito impossível de ser contornado – há selos “Included with Prime” espalhados pelo site – é um problema que pode causar frustração.
De resto, a plataforma traz alguns recursos esperados, como notas aos filmes e séries, e criação de listas de itens que você deseja assistir no futuro.
O design também não é dos melhores
Além de ser mais desorganizado que o rival, o Amazon Prime Video também é, certamente, menos atrativo visualmente. Se por um lado o do Netflix é cheio de imagens e animações interessantes que deixam a experiência no navegador e no celular estimulante, o novo serviço independente da Amazon traz a mesma aparência da loja virtual: com exceção da página inicial, tem textos demais e imagens de menos.
O mesmo se aplica ao app para Android e iOS: não oferecem transições bonitas e outros grandes atrativos no desenho, limitando-se na funcionalidade específica de reproduzir os vídeos disponíveis na sua assinatura Prime Video.
Vídeos offline, para assistir em qualquer lugar
O Amazon Prime Video tem apps disponíveis para muitas plataformas, que vão muito além dos programas para iPhone, iPad e Android. O serviço é compatível com Xbox 360 e One, PS3 e PS4 e outros consoles; Smart TVs de várias marcas, como Samsung, Sony e LG; e até com alguns modelos de reprodutores Blu-Ray. Fica atrás do Netflix somente na incompatibilidade com Apple TV.
Mas, é nos apps para Android e iOS que o Prime tem seu principal atrativo. Neles, o usuário pode selecionar filmes e séries do acervo online, baixar tudo na memória do aparelho e assistir offline. É uma vantagem muito grande para quem leva o tablete no avião ou simplesmente quer ter a comodidade de assistir algo no celular sem gastar 4G, já que é possível fazer o download no Wi-Fi de casa antes de sair.
O conteúdo baixado deve ser visto dentro de um prazo limitado, que varia conforme o título escolhido. Mas, o app se compromete a avisar o usuário sobre o fim do período de visualização antes que ele acabe, por meio de uma notificação no dispositivo móvel.
Limitado no Brasil – talvez para sempre
A opção de streaming de vídeos da Amazon tem um pacote interessante, que inclui séries famosas, filmes relativamente novos e até download de títulos offline, mas é muito limitado para brasileiros. O serviço não chegou oficialmente no país, e nem deve chegar tão cedo: segundo uma nota oficial, “a Amazon não especula planos futuros”.
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Isso significa que, se você quiser ter acesso ao acervo, terá que usar VPN no navegador, que causar lentidão se você não tiver um plano pago de rede virtual, e ainda ter que baixar o app para celular em lojas alternativas – a versão para Android nem está no Google Play. Além disso, terá que pagar com cartão de crédito internacional, com mensalidade sujeita a IOF e à variação do dólar.
O Amazon Prime vídeo custa US$ 8,99 (R$ 32) sem conteúdo em alta resolução ou US$ 9,99 (R$ 36) com vídeos em HD e, em alguns casos, também em 4K. É possível testar o serviço por um mês antes de assinar, desde que os dados do cartão sejam informados de antemão.
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