Câmera dupla: duas palavras que podem confundir quem ouviu falar em celulares com este recurso somente agora. Além da realidade virtual, dos processadores mais potentes e das telas com resolução maior, a dual camera é uma das tendências para os smartphones em 2016. O recurso marca presença no LG G5lançamento da sul-coreana na feira  MWC 2016,  e também no Huawei P9. Rumores também apontam que a Apple vai adotar a tecnologia no iPhone 7 Plus.

Veja as melhores câmeras de ação disponíveis no Brasil

Afinal, como funciona a câmera dupla? O que ela traz de novidade para o mundo dos celulares? Será que a tecnologia é capaz de dar um salto de qualidade nas imagens capturadas? Neste artigo, entenda como funciona o recurso utilizado nos smartphones atualmente e saiba porque cada vez mais ouviremos falar dele.

Durante o MWC, a LG apresentou o G5, celular com duas câmeras traseiras (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O uso de duas câmeras não chega a ser uma novidade no mundo dos smartphones. Tanto a fabricante sul-coreana quanto a chinesa já lançaram no passado modelos com dual camera na parte traseira: o Optimus 3D, da LG; e o Huawei Honor 6 são alguns exemplos.

No entanto, os lançamentos top de linha deste ano trazem propostas e tecnologias distintas.

Como funciona a câmera dupla do LG G5

O LG G5 possui uma câmera de 16 MP e outra imediatamente ao lado com 8 megapixels. A diferença entre uma e outra está no ângulo que cada uma pode capturar. Enquanto a primeira oferece ângulo comum, de 78 graus, a segunda faz imagens em 135 graus.

O resultado são fotos completamente diferentes. Enquanto as imagens feitas pela câmera de 16 megapixels possuem um enquadramento normal, a lente grande angular consegue capturar muito mais elementos na cena — uma vantagem para quem gosta de tirar fotos de paisagens ou de arquitetura, sem a necessidade de usar o recurso de foto panorâmica ou algum acessório externo.

Câmera dupla foi uma das grandes novidades do LG G5 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)
... >

As câmeras funcionam de forma independente. Dentro do aplicativo é possível escolher entre a câmera principal de 78 graus ou aquela com lente grande angular. O zoom pode ser utilizado sem problemas, sendo que na câmera com angulação normal, como era esperado, o campo de visão é muito mais próximo.

Como funciona a câmera dupla do Huawei P9

A fabricante chinesa surpreendeu ao lançar o P9. Primeiro, pelo trabalho em conjunto com a Leica, icônica empresa da indústria fotográfica e, segundo, pela proposta inovadora trazida na câmera dupla do aparelho.

P9 traz sensor exclusivo para captura de imagens monocromáticas (Foto: Divulgação/Huawei)

Ao contrário do LG G5, a ideia da câmera dual do Huawei P9 não é trabalhar de forma independente, trazendo fotos diferentes. No P9, as duas câmeras trabalham em conjunto para um melhor resultado.

As duas câmeras oferecem resolução de 12 megapixels, abertura f/2.2 e trazem lentes Leica Summarit H 1:2,2/27 ASPH. O diferencial está nos sensores: enquanto um captura imagens coloridas, o outro faz isso apenas em preto e branco.

Câmera dupla do Huawei P9 é confeccionada em parceria com a Leica (Foto: Divulgação/Huawei)

De acordo com a empresa, essa característica garante imagens com mais detalhes e com melhor contraste. Além disso, as fotos e os vídeos em preto e branco são mais realistas do que aqueles que são capturados em cores e depois convertidos para P&B.

O software da Huawei combina as duas imagens em uma só. Devido à dual cam do P9 e os diferentes modos do app da câmera, é possível ter um melhor ajuste da profundidade de campo e multifoco aprimorado, o que amplia ainda mais as possibilidades na hora da captura.

Qual é a diferença em relação a fotos 3D?

O 3D não vingou nos smartphones e ficou esquecido em aparelhos do passado, como o Optimus 3D, da LG. A tecnologia trazida nos aparelhos atuais não faz fotos e vídeos em três dimensões. As câmeras são utilizadas para ampliar os recursos e melhorar a qualidade da imagem capturada.

Qual é a diferença em relação ao Live Photos do iPhone?

O recurso inserido nos iPhones 6S e iPhone 6S Plus captura 1,5 segundo antes e depois do clique do usuário. O resultado é uma espécie de fotografia animada, que lembra aquelas dos filmes do Harry Potter.

As câmeras duplas do G5 e P9 não geram fotos animadas, o que faz com que elas sejam compatíveis e possam ser visualizadas em qualquer plataforma, como uma fotografia comum. As Live Photos podem ser vistas apenas em outros dispositivos Apple e no Facebook.

É possível filmar com um celular dual camera?

A câmera dupla não impede que o smartphone seja usado para filmar. Tanto o LG G5 quanto o Huawei P9 permitem gravar em resolução 4K.

Os recursos também são utilizados para a filmagem. No G5, há a opção para gravar com a câmera grande angular. No P9 é possível fazer filmagens em preto e branco de forma nativa.

Via The Verge, DIY Photography e Digital Trends

Qual a marca de smartphone com a melhor câmera? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.