A PlayStation Network(PSN), rede de jogos e compras do PS3, PS4 e PS Vita, costuma ficar do ar em diversos momentos, seja para manutenção programada ou por problemas internos da Sony. É possível verificar e confirmar se a PSN está realmente fora do ar ou se o impedimento pode ser em sua rede. Confira dicas e não fique perdido quando isso acontecer:

PlayStation Plus: saiba como funciona a assinatura paga da PSN

Verifique sua conexão

Pode acontecer, mas a conexão com o aparelho pode estar com problema. As possibilidades são muitas já que o equipamento de internet de cada usuário varia bastante. Mas as possíveis dicas para resolver são: reiniciar o modem ou roteador; checar se a rede está funcionando em outros aparelhos – notebook, tablet, smartphone; ou tentar desligar e ligar o videogame.

Se a PSN estiver offline, verifique primeiro sua conexão (Foto: Divulgação/Sony)

O erro na rede particular pode fazer com que a PSN pareça estar fora do ar, mas nem sempre é o caso. Antes de verificar os métodos oficiais da Sony, veja se o problema não é da empresa.

Twitter e redes oficiais da Sony

As redes sociais oficiais da Sony e do PS4 costumam disponibilizar informações sobre quando a PSN está fora do ar. Porém, a mais indicada é o Twitter, onde, com mensagens rápidas, a empresa sempre informa as últimas novidades da rede. Geralmente as mensagens são acompanhadas de horários, de quando até quando a rede ficará indisponível, e quais serviços não funcionarão.

Perfis oficiais da Sony no Twitter avisam quando a PSN está fora do ar (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Os canais que devem ser seguidos são "@PlayStation", "@AskPlayStation" e "@playstation_br". Qualquer outra conta não é indicada para as redes americanas, incluindo a brasileira. Algumas das citadas escrevem apenas em inglês, mas a manutenção também vale para o Brasil. O Facebook não é tão indicado para isso, mas o canal oficial brasileiro é o "/PlayStationBR".

Site oficial

No site oficial do PlayStation, a Sony mantém uma tabela fixa com o status do serviço da PSN. O site “Estado dos serviços da rede” está disponível e oferece a informação oficial a todo o momento.

Site da Sony avisa quando a PSN está fora do ar (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Ao contrário do Twitter, o site não avisa quando a PSN vai ficar fora do ar, apenas quando já está. Ele monitora, ainda, a disponibilidade do

... gerenciamento de conta, jogos, redes sociais, PlayStation Video, PlayStation Store e PlayStation Music. Quando os sinais estão na cor verde, significa que tudo está funcionando. Quando algum serviço está offline, o sinal fica na cor vermelha.

Vale lembrar que a PSN offline não te impede de jogar a maioria dos games no PS4, PS3 ou PS Vita. Apenas os que funcionam totalmente online ficam indisponíveis, como Destiny ou The Division. Enquanto a PSN está fora do ar, vale aproveitar outros games que não dependem da rede.

Ainda vale a pena comprar um PS3 ou Xbox360? Opine no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.