Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu uma bateria que pode durar 400 vezes mais do que as atuais de lítio. A tecnologia permite a criação de componentes capazes de operar mesmo depois de 200 mil ciclos de recarga sem apresentar efeitos de desgaste. O curioso no resultado da descoberta é que, até o momento, os cientistas não sabem dizer exatamente o que explica a alta performance da bateria.

Descubra mitos e verdades sobre baterias e carregadores

A tecnologia criada aplica nanofios feitos de ouro como meio para armazenar energia. O uso dos fios, que não é novidade, vinha encontrando uma série de problemas causados por corrosão em diversas pesquisas e foi modificado para a experiência. 

Bateria com fios de ouro e gel permite sobrevida bastante superior (Foto: Divulgação/UC Irvine)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A bateria criada na Universidade da Califórnia usa gel ao invés de um líquido como o lítio. A presença da pasta e o uso de um material protetor, que reveste os fios de ouro, evita a corrosão e garante uma sobrevida maior ao componente.

Do ponto de vista prático, a opção pelo gel pode eliminar a dependência do lítio, material relativamente escasso. No caso das baterias, o componente é propenso a causar incêndios e explosões, além de ser altamente tóxico.

Na avaliação dos cientistas, a bateria com nanofios de ouro pode ter uma sobrevida 400 vezes maior do que uma equivalente de lítio, como as que usamos hoj

... e. De acordo com os pesquisadores, os próximos passos da pesquisa envolvem compreender os processos que garantem a alta performance, além de estudar as possibilidades de outros materiais mais baratos que o ouro, como níquel e outros metais de propriedades semelhantes.

Via PopSci

A primeira carga da bateria do celular deve durar 24h? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.